sábado, 22 de janeiro de 2011

O João Bento da Costa é isso aí...

Aos mestres do Terceirão JBC

Autor: Maicon C.Roger

Passou-se um ano, que particularmente foi mais do que versátil, múltiplo, rico, para mim. Adquiri desde o conhecimento à sabedoria de vida. Com as prestigiosas aulas e bate-papos com os ilustres professores do terceirão, de 2010. Percebi o quanto o ser humano tem valor e potencial.
Foi nítida a sagacidade destes professores, foram notáveis em suas sabedorias e foi mais do óbvio o mérito deles serem merecedores do carinho de seus alunos. Sem exceção de nenhum deles, são dignos de ter todo afago de quem os conhecem. Primeiro que aprendi a aprender com eles, a frase marco deles foi “aqui é estudar ou estudar” daí já senti a pressão do sacrifício iminente, mas eles souberam com destreza a melhor forma de compartilhar e atenuar o fardo pesado de se preparar para o vestibular. Sinceros, verdadeiros, mais acima de tudo altruístas, se via que, com a paciência, o humor, as artimanhas pra não terem que ser grossos, eles se colocavam no lugar do aluno. Vou guardar muitas, mas muitas lembranças boas, principalmente conselhos, porém melhor do que conselho foram seus comportamentos.

Prof. Tadeu
com sua memória pródiga, me ensinou que, de fato, o conhecimento é poder, fazendo da história experiências e lições indiretas para qualquer explorador leitor, evidenciando a conseqüência dos fatos para a vida. Nunca vi tão hábil professor, fazia do conteúdo disciplinar grandes aventuras e lições. Foi uma verdadeira odsséia ouvi-lo!

Prof. Neyzinho
com seu jeito palhaço e maleável ao trabalhar com o aluno, me ensinou que é importante ter sempre bom humor e não ser besta ao mesmo tempo. Mostrando de forma cômica e séria que muitas vezes é mais fácil aprender matemática se divertindo. Piadas, as sem graças são as melhores.

Prof. Arimatéia
, com seu perene sorriso, me mostrou que sorrir para a vida é fundamental para que a vida sorria para nós. Seu dinamismo e alegria, e muita sabedoria, conquista qualquer aluno a não perder nenhuma aula! Ensinou geografia vislumbrando o cotidiano. Aguçou minha visão à natureza.

Prof. Nazareno
, me ensinou que a irreverência sem perspicácia é tolice. Com grande senso crítico impregnou em mim o gosto e a vontade de obter uma opinião própria e culta. Com seus papos eloqüente e causticante me abriu os olhos para esse mundo injusto e desumano. Mas deixou patente que a mudança começa por mim, sempre que aprimoro o meu português – leitura de mundo.

Mestre Moreira
, imprescindível professor, aquele fora de linha de medida, que me despertou a curiosidade, desde à mente humana à religião, me entusiasmou a ter opinião e personalidade própria. Fazendo da literatura “religião”, que em mim gerou imensa vontade de saber os preceitos e epifanias dos grandes escritores, conquistando-me a não perder nenhuma aula, mostrou que a literatura é mais do que genuína, é uma magia! Dileto prof. de uma vida.

Profª. Geane
, charmosa e austera ao mesmo tempo, com todo respeito ao prof. Tadeu, com muito carisma me mostrou importância em ser organizado. Solícita e carinhosa, em cada aula, fazia qualquer aluno se sentir a vontade desde que não a provoque. Lecionando biologia, com harmonia e seriedade demonstrou quão importante é ser informado a respeito da natureza, principalmente a humana.

Prof. Décio
, um pouco bruto mas deixando prevalecer a gentileza e a mansidão, o que dirá do exame final em, mas tudo bem. Mostrou-se um grande homem, deixou o autocontrole para mim, como lição. A física para mim, até então, era um mistério, contudo, consegui aprender o básico graças a sua simplicidade em ensinar. Também muito mérito ao prof. Laércio-Fininho, mostrando bela disposição em ajudar quem quer aprender.

Profª. Doralice
, excelente ser humana, com paciência “limitada” de Jó, soube trabalhar de forma nobre, direta e indiretamente transmitindo lições de moral, mostrando quão importante é trocar experiência, saber ouvir. Infelizmente sobre o inglês não progredi muito, mas quando ela começava suas retóricas sobre a vida eu aguçava meus ouvidos, atento.

Profa. Mônica
, sua fama não condizeu com sua personalidade. Excelente profissional, disposta a este projeto filantrópico, que é o terceirão, mostrando que tem um bom coração, me ensinou a ser prestativo com ações benevolentes. Méritos também ao prof. Diego, com seu jeito moleque mostrou ser um rapaz sério na área de trabalho.

Profª . Russimeire
, com sua aguçada observação e habilidade de trabalhar com o aluno, fazendo da biologia importância pro dia a dia. Me fez ser mais zeloso por mim e pela natureza. Também grande mérito ao prof. J. Cezar, jovem guerreiro, muito eficiente no seu ofício.

Profa. Francisca
, fazendo do esporte oportunidade de relações humanas, fazendo-me inferir que exercitar o corpo é uma das melhores maneira de espairecer.

E também a uma professora renomada que tive a honra de ser aluno no segundo ano (segunda série), meus ditos a profª. Soniamar, que com extrema inteligência fez da sala de aula que para mim era local de desilusão e de utopias medíocres, me acordando para a vida.

Enfim, este texto não é puxaquismo, mesmo porque não tenho motivos pra tal. É meu modo de agradecer ao sublime ano, no sentido intelectual e humano que passei muito graças a esse magnífico time de mestres – professores do terceirão de 2010. Agradeço também aos solidários professores extras que se disponibilizaram a ajudar no ensino.
Meu especial agradecimento ao diretor Suamy por me proporcionar, através de sua árdua e engenhosa gestão, o privilégio de cursar em prestigioso colégio onde estudei desde a quinta série, mas onde em sua gestão tranformou o que era impossível em escola pública algo possível quando se sabe trabalhar. Foi uma honra!
Que esse ano novo seja recheado de muito trabalho! Mais sucesso e consolidação de seus nobres objetivos. Muita saúde, muita paz e amor e perseverança... (desejo de coração).
Ah, eu era um modesto aluno da tarde. Discreto, nem devem lembrar de mim!..
Torço que continuem assim, desencadeando a imaginação e a vontade de aprender de seus privilegiados alunos, vendendo sonhos!!!!!!!!!


Abraços...fiquem com Deus!
“o trabalho dignifica o homem(mulher)”

Um comentário:

Maicon Roger disse...

puxa, agora que vim ver essa postagem dos meus agradecimentos aos mestres de 2010 e outros. Uma honra ter tido esse espaço no seu blog, professor!!!
Muitas saudades...abraço.