sábado, 18 de dezembro de 2010

Tio Suamy: fecha-se um ciclo, missão cumprida!


"Medalha Marechal Rondon coroa administração de sucesso no JBC"


A Medalha de Mérito Marechal Rondon para o Estado de Rondônia foi criada através de Projeto de Lei, de autoria do executivo estadual, e aprovada na Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia, para homenagear pessoas ou instituições nacionais e estrangeiras que tenham se destacado pela notoriedade do saber ou com relevantes serviços prestados ao Estado. Em 1982, foi instituída a Comenda que tem como seus ícones maiores a Cruz dos Templários, a Efígie de Rondon e o contorno estelar do Real Forte Príncipe da Beira. Essa tríade representa a fé, a coragem e a História, pilares sobre os quais se assentou o desenvolvimento e o progresso de Rondônia. Por quase três décadas, a Ordem do Mérito Marechal Rondon enalteceu com justiça todos os rondonienses que trabalharam com idoneidade, civismo, entusiasmo, otimismo e respeito ao próximo.

Neste ano, o Diretor da Escola Estadual Professor João Bento da Costa SUAMY VIVECANANDA LACERDA DE ABREU será um dos homenageados no próximo dia 22, sendo indicado por vários segmentos da sociedade que reconhecem o brilhante trabalho efetivado na área da Educação no Estado de Rondônia com a implantação do Projeto Terceirão na escola pública em sua administração fazendo a inclusão principalmente de alunos carentes da comunidade nas Universidades Federais do país e nas faculdades privadas através do PROUNI. "Um trabalho digno de respeito, por isso é justo receber a maior condecoração do Estado", avalia o diretor Suamy que já foi agraciado com diversos prêmios no decorrer de sua gestão naquela Instituição de Ensino. Ele afirmou ainda que espera que todo esse trabalho possa ter continuidade.

O professor Suamy V.L. de Abreu mostrou de forma surpreendente junto com sua equipe de professores e funcionários que a diferença pode acontecer no âmbito das Escolas Públicas, pois em 08 (oito) anos à frente da Direção daquele Estabelecimento de Ensino, juntamente com a professora Elba Cerquinha, encerram seus trabalhos em 2010 com uma média de 1.200 (um mil e duzentos) alunos aprovados para as Universidades Federais, principalmente a UNIR, Universidade Federal de Rondônia, e pelo PROUNI e também cerca de 1.500 estudantes contemplados com o FIES sem contar ainda "os feras" que serão aprovados neste ano, visto que os resultados do ENEM e do vestibular da Unir só sairão no final de janeiro/2011. "Esperamos para 2011 pelo menos 150 aprovações na Unir e uns 80 pelo PROUNI", sentenciou.

O professor Suamy ressaltou também que a Escola Professor João Bento da Costa se tornou referência em todo o Estado de Rondônia quando o assunto é aprovação dos alunos para a universidade pública. "Claro que não foi um trabalho isolado, o sucesso da 'melhor escola pública estadual do Brasil' é o resultado de um trabalho de equipe que vai desde os mais humildes funcionários até o corpo de professores da instituição", avaliou o diretor cujo desempenho gostaria de ver em outras escolas.

Suamy disse ainda que a educação pública precisa de incentivos para resgatar a auto-estima de professores e alunos. O trabalho desenvolvido na Escola João Bento da Costa nestes últimos anos demonstra que tudo é possível. "Nada está perdido; Com garra, vontade política, compromisso e determinação, a Educação, mesmo a pública, pode salvar Rondônia e o Brasil e foi isso que nós do Colégio JBC procuramos mostrar à sociedade", finalizou o diretor. Suamy se diz um vencedor e acredita que encerra sua administração com chave de ouro. "Não é frase feita", pois a missão foi cumprida.

Nenhum comentário: