quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Política deveria ser coisa séria!


Planalto não "se aperreia" com Rondônia


Professor Nazareno*


Com um eleitorado pouco maior do que meio por cento do nacional, uma população inferior a um por cento da brasileira e um PIB com números também inexpressivos e quase nulos se comparados à realidade do país, o Estado de Rondônia, por causa do resultado das últimas eleições, bem que poderia ter deflagrado uma reunião nas bases petistas em Brasília. Com investimentos do PAC superiores a um bilhão e trezentos milhões de reais, construção das duas hidrelétricas, várias pontes, viadutos e obras de infra-estrutura na capital e algumas cidades do interior do Estado, o PT e sua candidata Dilma são surrados de forma avassaladora nas terras de Rondon.

Dono de um desempenho pífio nas urnas, o Partido dos Trabalhadores local tem muito pouco a oferecer às hostes nacionais. E pior é que a maioria dos eleitores rondonienses está "se achando" diante desta situação política ainda indefinida. "Não se pode xingar a mãe do crocodilo antes de atravessar o rio", ensina um velho provérbio africano. E é exatamente isto que muitos incautos daqui estão fazendo. Já há indícios de que uma das pontes sobre o Madeira já teve a sua construção devidamente cancelada. Os viadutos estão sendo construídos "a passos de tartaruga" e já correram boatos de que teriam servido de jazigo para o PT rondoniense. Cadê os 100 por cento de saneamento?

Um estalar de dedos das autoridades palacianas em Brasília e a transposição dos servidores públicos do Estado vai para o espaço. Neste momento delicado com indefinição política a nível nacional é preciso agir com muita cautela para não "dar com os burros n'água". Rondônia é um Estado pobre que ainda depende de muitas decisões tomadas no Distrito Federal. Dos 35 homens públicos daqui que ajudaremos a eleger nestas eleições poucos são filhos desta terra. Teriam interesse em realmente trabalhar pelo bem dos que aqui nasceram e dos que aqui pagam seus impostos? Não somos o Acre de Marina Silva. Nosso cacife ainda está na bizarrice e nos maus exemplos.

O interesse do Brasil pelo Estado de Rondônia é pouco ou nenhum. Apenas a energia que produziremos aqui com o desgaste do nosso meio ambiente é o que de fato está interessando para o restante do país. Fora isso, somos apenas uma gota de água no oceano nacional. De repente, alguma autoridade em Brasília pode questionar o porquê de tanto investimento num Estado que não deu qualquer retorno eleitoral. Ganhe Dilma ou Serra, o paranaense João Cahulla ou o tocantinense Confúcio Moura, Rondônia precisa resolver seus muitos e quase insolúveis problemas. O desafio é grande, todos sabemos disto. Não é hora, portanto, para disputas estéreis que apenas satisfazem egos.

Muitos setores da sociedade já tomaram partido. Muitos eleitores já decidiram quem apoiar e por isso, brasileiramente, todos apostam suas escassas fichas como se tudo fosse apenas um jogo onde há um ganhador e um perdedor. Governador e Presidente comandarão os nossos destinos pelos próximos quatro anos, é fato. Por isso precisamos cobrar deles as melhores propostas e não se vê até agora nada que possa mudar a cruel realidade em que vivemos. Nenhum dos candidatos disse como mudaria a sociedade investindo em educação pública de qualidade, por exemplo. O futuro governador deste Estado não sabe nem diz o que fazer para tornar Rondônia um nome importante para o Brasil. O futuro presidente do Brasil não sabe ou não quer dizer o que fazer para dar a Rondônia o destaque que ela merece. Estamos numa encruzilhada?



*Leciona em Porto Velho.

3 comentários:

Anônimo disse...

Nazareno

Estou sentindo falta de um texto seu sobre os dois presidenciáveis: Dilma x Serra, o que o sr. acha dos candidatos? na sua opinião, qual dos dois será melhor para o Brasil? ou, se preferir, qual será o menos pior?

Anônimo disse...

#

vania - 07/10/2010

vi ha pouco o deputado reeleito moreira mendes na camara falando para dezenas de cadeiras vazias agradecendo os votos lamentavelmente recebidos é defendendo a reileição do cahulla é que, ele e o se eleito governador cahulla vão faser muito pelo agricultor, claro que é merecido ssim! mais um governo não pode olhar apenas para um direção e a violencia , e a saude um caos a educação, outro caos estamos literalmente numa enrascada é agora....? cahulla ou confucio? se correr o bicho pega se ficar o bicho come!!!!!!!!!
#

Julio Cesar - 07/10/2010

Muito bom o artigo, parabéns ao Professor. Comungo da opinião.
#

paulo sabino - 07/10/2010

Infelizmente senhores, o professor Nazareno, deve ter realizado este artigo, sem observar o que o "GOVERNO" LULA-LA, já fez. Esta semana foi publicado no diário oficial da união o cancelamento da ponte de Abunã e a suspensão das boras da BR 364, está é a maneira que o Governo do PT gosta de trabalhar. Não se espantem que a transposição dos servidores der errado, pois a máscara do PT está caindo. Mas vai ver que é um faz de conta os problemas da CASA CIVIL, ops!, duas vezes, que faz de conta repetido é este. O problema de nosso país não esta na falta de dinheiro para a saúde, educação, segurança e infraestrutura; está na fiscalização e na falta de um código penal mais coerente com o país. Sabe o que acho engraçado, é que ninguém apoia a queda da imunidade parlamentar, ninguém apoia penas mais altas com referência a desvio de dinheiro público e uso indevido do cargo público, pois quando um "POLÍTICO" desvia dinheiro, ele esta "MATANDO" algumas dezenas ou centenas de pessoas que estão nas filas das unidades de saúde deste pais. Não estou defendendo o PSDB ou outro partido qualquer, apenas temos que abrir os olhos para um governo que alimenta a miséria, dando ESMOLAS AO POVO BRASILEIRO, o que o governo Lula mudou em relação ao que Fernando Henrique fez? NADA. Deu continuidade a TODOS os projetos do governo FHC, melhorando e alguns casos mantendo. É muito fácil colher, depois que alguém plantou!. Abram os olhos para este Pseudo Governo!
#

Josemar Freire Botelho - 07/10/2010

Infelizmente meu caro professor, as coisas na política sempre funcionam assim mesmo. É o toma lá dá cá. Vejo que sua opinião está certa em relação ao nosso pobre e sofrido Estado de Rondônia. Não temos bons políticos por aqui, nunca tivemos e nem pessoas que nos representem bem. Por isso sempre elegemos pessoas de fora e ficamos torcendo para que dê certo. No âmbito estadual estamos como o senhor diz, numa encruzilhada. Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. Quem será melhor para o nosso Estado? Serra ou Dilma? Confúcio ou Cahulla? Como saber se todos se dizem preocupados conosco e depois nada fazem? O certo é que o Brasil usa e abusa do nosso Estado, dos nossos recursos e nada nos dá em troca. Somos acomodados até na política. O Brasil sempre nos explorou e nos trata como se fôssemos a sua periferia descartável. Confesso que às vezes penso da mesma maneira que o senhor que nem filho daqui é. Porém acho que seus artigos servem para nos abrir a mente e nos proporcionam uma oportunidade de fazer uma profunda reflexão do que somos e do que queremos. Como matuto e beiradeiro, nas suas palavras, vejo que dificilmente vamos progredir se não nos sujeitarmos ao jogo sujo ditado por Brasília e pelos que detêm o poder. Aqui e lá.

Comentários retirados dosite www.rondoniaovivo.com.br

Anônimo disse...

#

Marcos Hassan - 07/10/2010

Eu votarei na Dilma, mesmo não precisando dessa ponte e nem sendo noderstino (o qual tenho admiração pela garra e participação histórica efetiva) ... Rondônia é relegada ao esquecimento pelos próprios locais (vindo de outros estados é claro).
#

Alessandra - 07/10/2010

Quem tem que votar na Dilma é mesmo o povo do nordeste que precisar do bolsa esmola para sobreviver e pelo o que o professor comentou do misero PIB do estado de Rondõnia, deve ser muito inferior aos do estado do nordeste. E quanto a ponte não precisamos dessa ponte para sobreviver. É como o Tiririca, mesmo falou: " Pior do que esta não fica".
#

Antônio de Souza Alencar - 07/10/2010

ninguém se preocupa com este lugar aí professor.Ninguem quer saber de rondonia ou de Roraima. o Brasil é outra coisas e como o senhor mesmo diz; não tem votos para atrair ninguém. não entendi o senhor estar gostando de rondonia ou está mudando de opnião?
#

Dr. Marcelino M. Rego - 07/10/2010

O PT, tem interesse de investir no estado, não só por causa da energia gerada aqui. Mas também pelo futuro escoamento pelo pacifico. Ninguém tem que ficar fazendo vassalagem para Dilma ou Lulla. Quem tem que se preocupar com isso é o senador Raupp, que é amigão dos dois! Agora eleger Dilma com medo do agora bolsa verba é uma vergonha! Isso pode até colar com assistencialismo de cabresto! Mas bolsa verba? Só rindo!! A Dilma e o Lulla que recicle seus representantes locais e traga para as suas hostes, gente com maior competencia e representatividade. O cancelamento da ponte do madeira, segue mais uma jogada politica! Afinal não ligaria a nada, sendo que a trasamazonica é intransitável. Além do forte loby,de quem detem todas as concessões de balsa no Brasil! Por sinal alto negocio!

Comentários retirados do site www.rondoniaovivo.com.br