sábado, 2 de outubro de 2010

Quase um século e tudo funciona por aqui...


Porto Velho 96 anos: Feliz Desaniversário!


Professor Nazareno*


O jornalista norte-americano H.L.Mencken afirmava que quando se ouve um homem falar de seu amor por seu país, podem saber que ele espera ser pago por isto. O mesmo acontece quando se refere a uma cidade. Ainda que aqui não houvesse coisas para os habitantes poderem se orgulhar, falar bem de Porto Velho seria uma saudável e corriqueira mania. A cidade foi emancipada em 1914, e qualquer pessoa daqui sabe a origem do nome. Uns dizem que foi em homenagem a um ancião chamado Pimentel daí o porto do velho Pimentel. Romantismo puro. Outros acham que é por causa das imundices que havia no porto da cidade: era um porto velho mesmo, ou seja, um barranco sujo, fedorento, cheio de lixo, esgoto a céu aberto e ratazanas e que atualmente os políticos conseguiram organizar. Hoje, a cidade caminha rumo a um futuro certo. Porto Velho é um canteiro de obras. Nenhuma inacabada. Maringá no Paraná com 57 anos, Londrina com 81 e Brasília com 50 ainda aprenderão muito conosco em matéria de limpeza.

A estrutura desta capital é linda e aconchegante, a cidade se parece com um jardim florido se vista do alto. Com um bom planejamento urbano, a nossa capital não lembra uma currutela. Parece uma cidade da Serra Gaúcha ou dos Alpes suíços. As ruas têm retorno e como é uma cidade rica, é naturalmente horizontal. Edifícios altos quase não há por aqui. Apenas 03 podem ser vistos no skyline: um é torto e está condenado, o outro, próximo à Rua Jorge Teixeira, tinha estrutura para dez andares e só foram erguidos seis, portanto é baixo demais e o terceiro, na Rua Lauro Sodré, tinha estrutura e licença para 11 andares, mas foi construído com 12, diminuindo assim a altura dos apartamentos. O lugar tem um único hospital de pronto-socorro, o João Paulo Segundo, que é referência nacional em tratamento de qualquer patologia. Funcionários atenciosos, médicos competentes e com doutorado e estrutura de fazer inveja. Sair vivo de lá é algo banal. Os pacientes ficam com saudades e pedem até para adiar suas internações. Isto é uma proeza que nenhum cristão consegue ainda explicar. A Suíça só pode ser aqui mesmo.

A capital de Rondônia pode não ser uma zona, mas está dividida em várias: a Zona Sul, por exemplo, que tem na Rua Jatuarana o seu principal centro de comércio, só tem uma entrada e uma saída e por isso tem um trânsito excelente. Já a Zona Leste é considerada a mais romântica da capital. Há algo moderno na cidade que é o serviço de mototáxi. Não se sabe por que, mas os habitantes locais adoram andar neste tipo de transporte. Seria a possibilidade de pegar piolhos? Alugar uma casa ou apartamento por aqui é a coisa mais fácil do mundo. As ofertas são muitas e tudo a preço de banana. O luxo das residências para locação é de espantar. Coisa de Primeiro Mundo mesmo. Com qualquer duzentos ou trezentos reais se mora num duplex com vista para o rio ou para a floresta, o nosso Central Park tupiniquim. A fumaça das queimadas é um espetáculo à parte. Todos os anos, durante uns dois meses, aqui se respira um ar que tem cor: cinza-chumbo. E muitos adoram isto: "podemos ser comparados a São Paulo", afirmam. Quase ninguém reclama. Os órgãos públicos nem tentam, já que todos acreditam vencer o caos.

A Fundação Getúlio Vargas divulgou um relatório há pouco mais de três anos informando que dentre as capitais brasileiras, Porto Velho ostenta o penúltimo lugar em IDH ficando à frente apenas de Belém, a linda e arborizada capital paraense. Talvez esta informação esteja equivocada, já que localizada em plena Amazônia, a capital de Rondônia é uma das cidades mais arborizadas do país sendo por isso uma das campeãs em área verde. Igual a Belém com suas frondosas e lindas mangueiras. Água tratada e esgotos são habituais por aqui. O calor é idílico talvez por ser esta uma povoação beiradeira. O trânsito é organizado e todos cooperam. Os motoristas são super educados. A cidade, mesmo sendo de médio porte, não tem violência nenhuma. Em nossas invasões (favelas) basicamente só produzimos coisas boas. Enfim, é uma cidade que tem símbolo apropriado e muito bonito e que é adorado pelos habitantes mais velhos. Como Parintins, tem cultura definida. Aliás, neste item, aqui nada se copia. Tudo é originalíssimo.

Porém uma coisa bizarra de Porto Velho são os seus habitantes. Aqui, quando um monumento natural está na iminência de desaparecer sob o impacto de uma mega-construção para beneficiar outros estados, o povo faz festa de despedida em vez de protestar. Bordéis existem e ficam ao ar livre mesmo. São vários. E não falta público. A cidade tem até uma tal de “calçada da fama”. Os porto-velhenses insistem em construir viadutos e passarelas para resolver o problema do trânsito. Ninguém jamais resolveu. Contudo, fala-se sobre a possível construção de uma ponte sobre o Madeira ligando a cidade à progressista e urbanizada margem esquerda do rio. De universidades estaduais, escolas públicas de qualidade e centros de pesquisa todo mundo fala. É uma febre municipal. Ninguém daqui é trouxa e por isso todos crêem que ponte é progresso, é futuro: "Fazer viadutos, passarelas e produzir energia para os outros nos dará riqueza". O povo de Porto Velho gosta tanto da cidade que só elege políticos que nasceram aqui para administrar este município progressista. Algo incrível jamais visto em lugar algum.

Quando a Revista Época esteve aqui e disse que Porto Velho é um “buraco quente” e não uma cidade organizada, os muitos que acreditam amar esta cidade, com razão, esbravejaram. O lugar continua com muitas praças, cheio de espaços públicos, com árvores e com as ruas sem poeira ou lama e sem lixo esparramado pelo chão. Toda semana o site rondoniaovivo publica lindos "cartões postais" da cidade e que encantam a todos os turistas e visitantes. Uma verdadeira aula de civilidade para quem se orgulha de ser uma capital. Deve ser por esse motivo que nunca mandaram um militar de alta patente para nos administrar. Seria um desperdício de pessoal. O primeiro prefeito foi um Major, vindo do Amazonas, depois mandaram uma penca de coronéis do centro-sul do país para governar o resto do território que mais tarde viraria estado. Nunca um general apitou nada por estas bandas. Há algo para não se comemorar? Feliz ou infeliz aniversário?



*É professor em Porto Velho.

21 comentários:

Anônimo disse...

Incrível como você adora Porto Velho, mas a ironia é que você vive nesta cidade e tira seu sustento dela, não é mesmo?!? E o que dizer de sua cidade, lá do nordeste de onde você saiu! Lembrete: estado com "e", para mudanças de estado físico, Estado com "E" para um "conjunto de instituições".

Anônimo disse...

Gostei do novo estilo professor, não menos crítico, porém menos agressivo e mais irônico que o habitual. Talvez assim, com um ultraje um pouco mais refinado e inteligente os amantes de Porto Velho não se sintam tão atingidos por seus textos e passem fazer menos "elogios" ao Sr.
A Ironia é uma benção, por permitir aos que pensam enxergar o que realmente se quer dizer por mais que se afirme o contrário, dá rizada na cara ignorancia e ainda aplaude com uma sonara reprovação.

Sara Lima disse...

#

Sara Lima - 02/10/2010

Oh Professor, desculpa, acho que você não é da terra, por isso adora fazer comentários e artigos ridículos sempre criticando tudo daqui. Por que não vai morar em outro estado? tem emprego para voce lá?
Comentário retirado do site
www.rondoniaovivo.com.br

Josemar Freire Botelho disse...

#

Josemar Freire Botelho - 02/10/2010

Não há neste texto do professor Nazareno uma única palavra, vírgula ou expressão que não seja ironia, deboche e escárnio. É infelizmente um texto inteligente que ataca de forma acintosa todos os aspectos de Porto Velho e de Rondônia. Antes de fazer qualquer tipo de análise, é importante fazer uma reflexão sobre o que se é dito e colocado no texto. Há verdades? Há mentiras apenas? Discurso vazio? Aos 96 anos devemos ter esta compreensão. como filho desta terra, proponho a todos os leitores esta reflexão que o professor joga para nós. Verdades? Mentiras? Sou morador do Nova Porto Velho, filho de Porto Velho e de Rondônia e amo esta terra. Me sinto no direito de protestar e de fazer esta reflexão.

Comentário retirado do site www.rondoniaovivo.com.br

José Carlos disse...

#

José Carlos - 02/10/2010

Desculpa professor, mas poucos compreenderão a sua ironia. Em uma cidade que a cegueira "patri(di)ota" reina, falar algo desse nível é caçar briga com os sete ventos. Infelizmente, para alguns, só os que nasceram por aqui é que podem criticar, e, isto se torna um leve e calculado engano. Sabemos dos interesses ocultos nessas defesas, correto?

Comentário retirado do site www.rondoniaovivo.com.br

Bruna Carvalho disse...

Brunna Carvalho - 02/10/2010

1º PARAGRAFO, 7ª LINHA: "PORTO VELHO É UMA CIDADE DE OBRAS. NENHUMA INACABADA." COMO ASSIM???? SE NEHUMA OBRA É "INACABADA" SINAL QUE FOI CONCLUIDA!!!!PTZ, NESSA O SR. COMETEU UM ERRO TERRIVEL EIM PROFESSOR. TUDO BEM ENTENDEMOS O QUE O SR. QUIS DIZER,MAS SE EU REVISO MEUS POSTS, NAO CUSTA NADA UMA REVISADA NO TEXTO PRA NAO COMETER ESSAS CONTRADIÇÕES OK?

Comentário retirado do site www.rondoniaovivo.com.br

Marco disse...

Marco - 02/10/2010

Vc vai arranjar emprego em outro canto??? nossa só isso que o rondoniense tem? só são estes os argumentos? que coisa mais chula!!! Sou da terra mesmo e confesso que não existe povo mais mal educado do que o porto-velhense em tudo quanto é canto vc é mal tratado, vem artista e fora e chamam de viado ou de puta... POVO MAL EDUCADO SIM!!!! você vai no interior ou em outro estado o pessoal te recepciona muito bem. Está na hora de pararmos com esta cultura de nos fazermos de coitadinhos, que somos discriminados e agirmos para mostrar ao resto do país que somos importantes. Assim como o Paraná fez na década de 70/80 antes disso o Paraná era motivo de chacota por parte de paulistas, cariocas, mineiros, capixabas e gaúchos... CHEGA DE NOS FAZERMOS DE COITADOS, VAMOS AGIR, VAMOS REFLETIR, OLHAR PARA O NOSSO PRÓPRIO UMBIGO E VER ONDE ESTAMOS ERRADOS!

Comentário retirado do site www.rondoniaovivo.com.br

Hemerson Cipriano disse...

Hermerson Cipriano - 02/10/2010

Professor, eu moro em São Paulo, mas sou de Rolim de Moura/RO e morei em Porto Velho durante 5 anos, Manaus durante 1 anos e moro aqui desde janeiro do ano passado. Problemas estão por todas as partes. Más, infelizmente temos pouco bons politicos. Vejo que vossa senhoria é bem instruída em conhecimentos políticos, pergunto: Por que o senhor não se candidatou pelo menos pra deputado estadual para poder ajudar o povo de Rondônia? Tendo em vista que o senhor é cidadão daí e ganha sua vida aí também, então seria justo arrumar a própria casa, não seria?

Comentário retirado do site www.rondoniaovivo.com.br

Antônio de Souza Alencar disse...

#

Antônio de Souza Alencar - 02/10/2010

Não entendi nada do que o senhor escreveu professor. sempre gostei de le os seus texto e este está puxando o saco de PORCO VELHO dizendo que é uma cidade das melhor que tem no Brasil. Se for assim acho que o senhor não tem razão. Morei ai e vi tudo do contrario do que o senhor diz neste texto e nesta materia. Dizer que as cidade do parana são piores do que PORCO VELHO é uma mentira ou o senhor tá ficando sem visão. PORCO VELHO não é uma cidade e o senhor sabe disso por que mora ai. Gosto dos seus texto e não fique inventando nada que ninguém vai acreditar. o senhor é melhor escrevendo as verdades que todo mundo sabe que existe. OBRIGADO

Comentário retirado do site www.rondoniaovivo.com.br

Jéssica Ocampo disse...

Jessica Ocampo - 02/10/2010

Desculpa, tem certeza q vc é educador? Vei morar em São Paulo ou no Rio de Janeiro para o senhor vê como é. Porto Velho é uma cidade maravilhosa.

Comentário retirado do site www.rondoniaovivo.com.br

Sônia Santos disse...

sonia santos - 02/10/2010

Sr. Antonio acho que o senhor não entendeu a ironia do prof Nazareno,ele NÃO está falando bem de Porto Velho.Como sempre ele a critica,mas é uma verdade...

Comentário retirado do site www.rondoniaovivo.com.br

José Carlos disse...

José Carlos - 02/10/2010

Está vendo aí? O Antonio interpretou tudo corretamente! kkkkk

Comentário retirado do site www.rondoniaovivo.com.br

Adrian Silva disse...

Adrian Silvan - 02/10/2010

Parabéns pelo texto......

Comentário retirado do site www.rondoniaovivo.com.br

Vitor Melgar disse...

Vitor Melgar - 02/10/2010

Não falou nenhuma mentira. Sou filho de Rondônia, vejo que a transformação socioeconômica que o estado precisa deve começar pelo povo e não pelos políticos, afinal, os políticos fazem parte do povo e não vêm de nenhuma outra galáxia.Temos que parar com "clubismo" e olharmos para os reais defeitos existentes em nossa capital.

Comentário retirado do site www.rondoniaovivo.com.br

Marcelo disse...

Marcelo - 02/10/2010

Não é a toa que o professor nazareno chacotea o povo de porto velho, tem gente que nem entende a intenção do texto que ele escreve.

Comentário retirado do site www.rondoniaovivo.com.br

Gonçalo Mendes disse...

gonçalomendes - 02/10/2010

muito bem!!!

Comentário retirado do site www.rondoniaovivo.com.br

Andrade disse...

Andrade - 03/10/2010

Que cara idiota... vai procurar o que fazer... um professorzinho que passava fome no nordeste e agora conseguiu ganhar um pouco mais e ta se achando... ja viajei pra quase todos os lugares do Brasil, e pra alguns do Exterior, mas só me sinto em casa quando estou em Porto Velho, aqui é o melhor lugar pra se morar pode ter certeza, não troco minha cidade por lugar nenhum desse mundo... Você critica tanto aqui, então vai embora, tenho certeza que ninguem vai sentir sua falta... e se for por falta de tchau... tchau... vazaaaaaaaaa carniça

Comentário retirado do site www.rondoniaovivo.com.br

Sandra Moreira Borges disse...

Sandra Moreira Borges - 03/10/2010

Meu Deus, como tem gente tola que não entende os "RECADOS DADOS"... Meus parabens Professor Nazareno. É com estas "CRITICAS CONSTRUTIVAS" que vamos nos moldando para melhor. Mais aqui quem não gostou desta materia devem fazem parte dos desmazelos aqui existente, são os que "jogam" lixo pela janelas dos carros, são os "jogam" restos de um "lanchinho" na calçadas de suas prórias "casas" ou são corruPTos que "ganham" com obras do faz de conta com obras fajutas para "ganhar" mais ainda em seus "lucros" $$$$$$$$$$$$ sem "QUALIDADE ALGUMA". Tomem vergonha na cara, vamos "lutar" pelo bem da população ( coletividade ), não pelo próprio "bolso"... Vamos sim exigir melhoria na nossa Cidade!!! Seria muito termos mais "PROFESSORES NAZARENO"...

Comentário retirado do site www.rondoniaovivo.com.br

Sílvio Santos disse...

Silvio Santos - 03/10/2010

Muito bom seu artigo sobre a Porto Velho de 96 anos. Até que enfim!

Comentário retirado do site www.rondoniaovivo.com.br

Paulo Araújo da Silva disse...

paulo araujo da silva - 04/10/2010

Excelente texto professor, sou filho desta terra e concordo plenamente com o conteúdo do seu texto, infelizmente pelo teor dos comentário a gente percebe como é o nível da nossa população, dai a justificativa de termos uma cidade tão mal estruturada e políticos mal preparados. Parabéns!!!!

Comentário retirado do site www.rondoniaovivo.com.br

Isac Souza Pinheiro disse...

Isac Souza Pinheiro - 05/10/2010

Esse é um texto típico feito para pessoas inteligentes... Quem não entende geralmente é corrupto ou faz parte de corjas políticas como o PT. Há 3 anos atrás quando anunciou a construção das Usinas do Madeira fiquei imaginando o progresso... o que temos até agora são muitas obras inacabadas, um caos no transito, na saúde... etc... Vamos ver onde essa história vai acabar... Pelo andar da lesma... vai sobrar aqui, daqui alguns dois ou três anos... as mesmas coisas que temos hoje e a energia vai... para progredir outros estados.

Comentário retirado do site
www.rondoniaovivo.com.br