sexta-feira, 30 de julho de 2010

Porto Velho é assim mesmo...?


AS SETE PRAGAS DE PORTO VELHO


undefined
undefined


Assim como no antigo Egito, Porto Velho também sofre com a maldição das 7 pragas. Lá, Faraó encontrou a solução para acabar com esse mal. Negociou o problema com Moisés e liberou a saída do "povo de Deus" a caminho da "terra prometida."

Aqui em Porto Velho, as malditas pragas continuam infernando a vida dos cidadãos 24 horas por dia. Mas o "faraó" daqui assiste tudo passivamente sem nenhuma reação no sentido de salvar o também povo de Deus da capital de Rondônia. Ele não fala, não manifesta e nem negocia nada para acabar com o sofrimento da população. Comporta-se como um apicultor que se afasta da colméia com medo da picada das abelhas, mas que só quer saber de saborear o mel. O povo se quiser que si... Deixa pra lá.

A primeira praga é o trânsito da cidade. Não tem comparação. É a única capital brasileira que não tem guarda desta área nas ruas, para orientar e punir motoristas infratores.As leis de trânsito em Porto Velho existem, mas foram feitas para ninguém obedecer. Na cidade cada um faz sua própria lei, porque não tem policiamento. Cada um estaciona como quer e no lugar que quiser. A sinalização vertical há mais de 8 anos não existe. E o respeito a vida do pedestre é coisa do passado.

Segunda praga:O TRANSPORTE COLETIVO. Este é garantido, sem nenhum medo de errar, o mais comprometido que existe no mundo. Nem o da Índia, do Nepal ou do Cazaquistão é pior. É caso de Polícia e Ministério Público. É a tarifa mais alta do Brasil, e o passageiro ainda paga uma outra pela emoção e pelo humor de certos motorista e cobradores. Além do estado deplorável dos ônibus.

Terceira praga: A saúde. Esta é praga mesmo, nacional, em todo território brasileiro. Conseguir ser atendido com respeito humano numa unidade de saúde no Brasil é como ganhar um prêmio. Todos os dias a mídia nacional estampa essa calamidade que, por falta de atendimento humano, mata milhares de brasileiros todos os anos.

Quarta praga: O lixo. Este é mais uma vergonha em Porto Velho. Uma das piores. Há quase 10 anos no cargo, o secretário desta Pasta até hoje não aprendeu a trabalhar e nem respeitar as pessoas. Nem mudando o nome da secretaria melhorou o serviço de coleta de lixo e limpeza da cidade. Quem sabe, apenas uma sugestão, se desse um novo nome para "secretaria de gramas e canteiros de flores," a coisa poderia melhorar. Não custa tentar, né!

Quinta praga: A poeira da cidade misturada com farelo de bosta de cachorro. Não há pulmão e garganta de criança e de idoso que agüente esta praga. É só dar uma passadinha num posto de saúde do município, nesta época, e conferir quem está lá para ser atendido. É claro, Poeira existe em todo lugar, mas temperada com bosta de cão, só mesmo em Porto Velho.

Sexta praga: Os buracos. Um verdadeiro festival nas ruas de Porto Velho. É coisa de outro mundo, o da lua, por exemplo. O único lugar do planeta que tem mais buraco que a capital de Rondônia. Nem as ruas de Bagdá, há anos bombardeadas pela sanha assassina de Bush, estão mais esburacadas que aqui nestas terras do também bombardeado Rio Madeira.

A sétima praga são os "mirins" da Câmara Municipal de Porto Velho. Parece que eles já nasceram com 500 anos de idade política, principalmente os "mirins-mirins" eleitos em 2008.

Hoje assistimos que em quase todos os setores da sociedade existem renovações que fizeram muito bem ao país. É só atentar para os novos membros do Ministério público, dos juízes que ingressaram na magistratura, de delegados e agentes da Polícia Federal, eles realizam um trabalho que a grande maioria dos brasileiros sempre pediu: a moralização das instituições públicas, a prisão de ladrões, oportunistas e corruptos que confundem o público com o privado.

Na Câmara dos Vereadores de Porto Velho, apesar de alguns jovens, particularmente os eleitos no ano passado, nada mudou. Os "mirins" pensam e agem como os velhos e rançosos políticos e seus eternos vícios. São demasiadamente obedientes e sempre prontos para fazer o que faraó mandar. Enquanto isso, a população, a mais simples, a mais pobre, vai amargando as SETE PRAGAS que eles, os "mirins da renovação," ajudam na destruição da capital que um dia eles juraram defender.

(Ronaldo Rocha)

Texto retirado (sem autorização) do Blog VARIAVELMENTE no site:

http://www.alisibila.blogspot.com/


2 comentários:

Anônimo disse...

Huau Naza,vc parou de escrever mas encontrou uma pessoa com os pensamentos iguais aos seus.
Muito bom o texto!!
Aline JBC 2009

Anônimo disse...

Não seriam 10 pragas?