terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Cartinhas ao Velho Noel


Cartinhas ao Velho Noel

Professor Nazareno*

            Este ano de 2019 os rondonienses bateram todos os recordes de cartas enviadas ao Papai Noel. As coisas de novo não andam muito boas, talvez por isso os pedidos tenham aumentado tanto. Por aqui, os Correios quase não dão conta de tantas missivas endereçadas à praga do Noel. Um conhecido meu que faz parte da comissão criada para abrir essas correspondências me confidenciou algumas delas. O garotinho João Otário, de Porto Velho, pediu a ele um quilo de carne de primeira. “Não aguento mais comer tanto ovo na minha casa, Papai Noel”, escreveu o jovem. “Na nossa morada todos nós somos cristãos, direitistas, defensores da família e votamos no Bolsonaro e no Coronel Marcos Rocha”, continuou a infeliz criança porto-velhense. “Por isso não é justo que não tenha mais dinheiro para comprar algo a que todos já estávamos acostumados”.
            Outra cartinha chamou muito a atenção pela sinceridade da remetente. Priscila Babaca, de Ariquemes, pediu ao Santa Claus que levasse pelo menos uns dois “gatos” que eles têm em casa. “Por causa desses bichos, a Energisa cortou a luz daqui e nos multou”, reconheceu a pobre e triste garota. “Parece que depois que os políticos de Rondônia presentearam essa empresa, o sossego de muita gente acabou”. Já o Antônio Simplório Beiradeiro, também de Porto Velho, pediu ao Noel algo mais complexo. Ele diz que quer de presente um “novo açougue” para a cidade, pois o atual está muito obsoleto e os políticos e autoridades só vivem dizendo que vão construir outro, pois o dinheiro o TCE já disponibilizou, só que ainda não há local nem data definida. “Parece até que prometem isso só para poder licitar outros prédios suntuosos e desnecessários”.
            Marcos Demente, de Alvorada do Oeste, foi mais compreensivo com o “mau” velhinho: “Papai Noel, gostaria que o senhor e o seu marido não permitissem a construção da estrada BR-319, que liga Rondônia ao Amazonas, pois esta rodovia decretará o fim da nossa Amazônia para sempre”, pediu o esclarecido missivista. Outra criança que concordou com o Marcos foi o Joaquim Destrambelhado de Vilhena. Para ele “as queimadas aumentarão muito e os conflitos pela posse de terra trarão muitas brigas, confusões e assassinatos de pessoas do campo. Vai virar uma guerra aquilo ali”, acredita ele. Já a cartinha do Edmilson Aloprado, de Mirante da Serra, pede ao “pedófilo velhinho” que, se possível, interceda junto ao Governo Federal para que o atual presidente do país não fale tantas bobagens. “Ele devia usar somente a boca”, diz.
Vinícius Aluado escreveu uma cartinha que surpreendeu pelo tom político. Ele pede que o “Pai Natal” interceda junto ao atual prefeito de Porto Velho, Dr. Hildon Chaves, para que o mesmo não se candidate à reeleição no próximo ano. “Ele quer continuar nos administrando, mas não para de viajar ao estrangeiro”, disse o garoto. E continuou seu raciocínio: “ele não beijou, não acariciou e muito menos cuidou da cidade, que continua sendo uma currutela imunda, fedida, podre, fedorenta, cheia de carniça e nojenta”. Pior: “demonstrou que não sabe escolher direito o seu vice-prefeito”, concluiu. Em suas cartas, o Fernando Insano e o Thiago Desvairado, ambos de Nova Mutum, também concordaram com o Vinícius. Sérgio Leso e Marcos Lelé, de Jaru, também demonstraram conhecimentos políticos em suas cartas. Pedem ao “infame velhinho” que dê mais juízo e inteligência ao povo de Rondônia. Feliz Natal uma porra!




*É Professor em Porto Velho.

Nenhum comentário: