sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Administração diabólica



Administração diabólica


Professor Nazareno*


Estamos a pouquíssimos dias do começo da nova administração no Brasil e em Rondônia. Enquanto o “Mito” Jair Bolsonaro já anunciou sua equipe, em terras karipunas isso é ainda, por incrível que pareça, um exercício de pura futurologia. Não se sabe ainda o porquê de tanto segredo para se divulgar quem serão os próximos administradores de uma das piores e mais atrasadas “províncias” do país. A mídia especula, os jornalistas entram em polvorosa, os boatos aumentam, analistas políticos se estressam e todos não veem a hora de ver divulgados os nomes do novo “staff” rondoniano. E tomara que a montanha não tenha que parir um rato como é de costume nestes bisonhos casos. O coronel Marcos Rocha, no entanto, mantém a sete chaves o seu “segredinho de polichinelo” para desespero total dos especuladores e de alguns curiosos.
Só que sem querer, eu, o professor Nazareno, tive acesso à lista completa dos novos colaboradores do “sinistro coronel”. E fiquei deveras eufórico e satisfeito com os nomes que passarei a enumerá-los: O governador, claro, é o coronel Marcos Rocha e o vice-governador é um tal de Zé. Para a Casa Civil será nomeado o Satanás. Profundo conhecedor da realidade dos rondonienses, o Dr. Satanás inovará, com certeza. A Casa Militar será comandada a partir de agora pelo Major Cramunhão. Militar e estrategista de amplo conhecimento será um dos colaborados mais íntimos do governador. A Secretaria de Segurança ficará a cargo do senhor Anjo das Trevas. A bandidagem que tome cuidado a partir de agora. Esse “anjo” não dorme em serviço. É favorável à pena capital e repudia “os direitos humanos”. Com ele não haverá nada de indulto para presos.
A Secretaria de Educação de Rondônia será comandada pelo professor Pé Rachado. Educador de primeira grandeza, esse mestre lutará pela implantação da educação de tempo mínimo em todas as escolas desse Estado. Seus colaboradores diretos serão escolhidos a dedo. Fala-se que os professores Anjo Mau, Capeta, O Coisa Ruim, Tinhoso, Lúcifer, Príncipe das Trevas e Pai-do-Mal ficarão na SEDUC para ajudar na nova educação daqui. Até a professora Maria Pandilha pode ser aproveitada, quem sabe na CRE, a Coordenadoria Regional de Educação. Ou ela ou a Maria Mulambo, outra notável mestra e entendedora de educação. O Diabo ficará certamente com a chefia da EFMM, já que esta ferrovia é sua há muito tempo. Muito justo, então! O agrônomo Cão Coxo chefiará a Agricultura. Já o Dr. Besta Fera vai comandar a SEIJUS e os presídios.
A pasta do Planejamento, Orçamento e Gestão ficará com o economista Satã dos Infernos. Hábil conhecedor dos números, ele dará certamente um novo rumo a este Estado. O bacharel Chifrudo ficará com as relações institucionais do novo governo. Será a ponte entre a Assembleia Legislativa e o Poder Executivo do Estado.  Nesta árdua missão será auxiliado pelo Dr. Maligno e a sua turma da pesada, já que com o Poder Legislativo, todo cuidado é pouco. E não pensem que o Demônio não terá função no novo governo de Rondônia. Ele será uma espécie de conselheiro de todas as Igrejas sediadas no Estado e cuidará das almas, até das mais nobres. Ele, Belzebu e Profano, seus fiéis colaboradores, também cuidarão da nova “Secretaria das Obras Inacabadas”. A Saúde ficará a cargo do médico O Tentador. Fala-se que é por causa da tentação de se transformar certo “açougue” num hospital de verdade. Pense numa equipe dos infernos!




*É Professor em Porto Velho.

Nenhum comentário: