quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Rondônia precisa ser rebatizada



Rondônia precisa ser rebatizada

Professor Nazareno*

Quase todos os brasileiros sabem que o nome do nosso Estado é Rondônia, embora muitos ainda o confundam com Roraima. Essa confusão se dá pelo desconhecimento da Geografia ou por causa da pouca ou nenhuma importância que temos a nível nacional. Claro que Rondônia é uma homenagem ao Marechal Cândido Rondon do Mato Grosso, que de início estranhamente não aceitou emprestar seu nome a este lugar. Mas poderia ser Roubônia por causa dos roubos contínuos e sistemáticos que se praticam contra o Erário desde muitos anos. Outro nome bem sugestivo poderia ser Banânia, já que a maioria dos habitantes daqui se deixa roubar sem dar um único pio. Já que em matéria de consciência política somos uns bananas mesmo, outros nomes seriam Beiradolândia ou Beiradópolis. Se fôssemos um país, seria República Beiradeira.
   Outro dia estava em São Paulo, onde os ataques ao Erário também são muito comuns, e o sujeito da portaria do hotel se benzeu ao ouvir falar o nome Rondônia. Poderia ter-lhe exigido respeito, mas quando me lembrei das inúmeras operações da Polícia Federal e do Ministério Público contra as autoridades daqui, resolvi engolir em seco aquela inconveniente verdade. Poderia ter-lhe dito uns impropérios, ter-lhe chamado para a porrada, mas o certo é que tenho vergonha de dizer que moro há quase quarenta anos no Estado onde os políticos mais roubam no país. Inutilmente procuro na mente se existe, dentre as 27 unidades da Federação, uma em que os ataques ao dinheiro público sejam tão constantes e frequentes quanto aqui. Por isso, entendi por que o nome Rondônia é hoje sinônimo de ladroagem. “Bebeu água do Madeira, vira corrupto”. 
Rondônia em termos políticos é um lugar amaldiçoado. Com uma área territorial semelhante a todo o Reino Unido e uma população minúscula de pouco menos de dois milhões de pessoas, situado entre dois biomas reconhecidos mundialmente, com farturas na agropecuária, recursos hídricos quase infinitos, rica fauna, flora exuberante e abundantes terras férteis, este lugar tem sido saqueado sem dó nem piedade por seus administradores. Isso aqui era para ser um paraíso na terra. Sua capital é uma cidade destroçada pior do que Hiroxima depois da bomba atômica. Nada aqui parece funcionar. A ponte não tem iluminação, o teatro não tem alvará, o trânsito é caótico, os hospitais públicos e até os particulares estão caindo aos pedaços, os viadutos jamais serão terminados, a lama, a poeira, a violência, a corrupção e a roubalheira já viraram rotina.
Se colocássemos outro nome neste Estado, talvez as coisas mudassem um pouco para melhor. Até o seu hino, Céus de Rondônia, é uma grande mentira. Não somos “sentinelas avançadas” muito menos “destemidos pioneiros”. Somos um bando de beiradeiros e matutos que acomodados e acovardados vemos, ano após ano, o dinheiro dos nossos impostos e toda a riqueza que produzimos serem roubados e saqueados por maus políticos e não esboçamos nenhuma reação. Ao contrário, sempre elegemos e aplaudimos essa gente que tanto denigre a imagem deste sofrido rincão. O único recanto de lazer de Porto Velho, o Espaço Alternativo, virou “beiju de caco” assim como outras obras. A cadela da corrupção está sempre no cio por aqui, terra de garimpo. Devíamos encomendar sal grosso para dar um banho no Estado inteiro e principalmente na capital, mas nem mar temos. O jeito é esperar pela chuva de bosta que qualquer dia cairá.




*É Professor em Porto Velho.

15 comentários:

Paulão da Silva disse...

NINGUÉM PEDIU PRA NINGUÉM VIR MORAR AQUI.....EM RONDÔNIA SÓ OS FORTES SOBREVIVEM....QUEM NÃO ESTIVER SATISFEITO PODE PEGAR A CACHORRINHA E VOLTAR PRO BURACO DE ONDE NUNCA DEVERIA TER SAÍDO....

Mineirinho, uai! disse...

11/12/2014 - porto velho/ro

Fessor, bênça. Sinto decepcioná-lo, mas gato não começa a latir se simplesmente o chamamos de cachorro. Então, o buraco é mais embaixo. Raul Seixas disse que a solução é alugar o Brasil. Prá quem? Se os escandinavos se interessassem, seria alguma esperança.Ou japoneses. Ou americanos e ingleses. Ou nossos hermanos argentinos... NNNÃÃÃOOOO !!!!!!

Ana Paula Rodrigues disse...

Não diria que a cidade de Rondônia é feia, pois existem alguns municipios mas belos que a capaital que atualmente está abandonada, na verdade nossos governantes atuais só querem é enche o bolso.

Moisés Cruz disse...

PARABÉNS!

João Vitor Silva disse...

BONS TEMPOS EM QUE OS GARIMPEIROS DE CASSITIRITA QUEIMAVAM DINHEIRO COM AS PROSTITUTAS...SO QUE NAO ERA DINHEIRO ROUBADO...HOJE SAO OS LADROES DO ESTADO QUE QUEIMAO O DINHEIRO ROUBADO...

Parente Souza disse...

Valter, não precisamos de intervenção,precisamos sim é de vergonha na cara e irmos para as ruas cobrar o que é de direito. Segundo a constituição os deputados são eleitos pelo o povo, povo esse que me incluo. Ja que o poder emana do povo, esse sim tem que fazer valer o seu direito, ir as ruas e destituir esses que confiamos nossos votos, a começar pelo Governador,chefe maior.

Brazilino Viana disse...

Caro Valter, ouso discordar da ideia de uma intervenção federal, justamente por que lá a coisa está pior do que aqui. Aqui como lá, o executivo nãoa tem oposição; aqui, se elegessemos um poste, no outro dia todos os deputados estariam na base do poste, digo, do governo.É incrível, mas no Brasil (e aqui ainda é Brasil), a oposição só aparece de 4 em 4 anos para apontar os desmandos da situação. Por que isso acontece? Isso acontece porque durante os 4 anos, os integrantes da dita "oposição" ficam mamando nas tetas do governo, quer seja estadual ou municipal.Veja-se por exemplo o que ocorreu com os dois candidatos que disputaram o 2º turno das eleições para governador.Afirmo sem medo de errar: os políticos de rondonia, sem exceção, envergonham o nosso estado.

Rubens disse...

Em verdade, sei que o professor Nazareno (grande e sábio catedrático em Gramática) gostaria de se expressar com outras palavras em relação à minha querida cidade - que ele adotou como sua -, mas, do jeito que ela vem sendo administrada há tempos, não tem como se dirigir a ela de outra maneira. Grande abraço, professor Nazareno.

Luiz Fredson França disse...

Nobre Prof. Nazareno, fui seu aluno e ainda um entusiasta dos seus textos, pois suas palavras costumam ser duras e certeiras. O que não posso concordar, como cidadão brasileiro e acima de tudo porto-velhense, é essa ideia de que a corrupção não é um problema sistêmico do Brasil, mas sim uma prerrogativa de Rondônia. O senhor como bom educador, deve sim ajudar a difundir o pensamento crítico entre seus alunos, visando criar uma consciência coletiva sobre juízos de valores sociais há tempos perdidos e que a escola ainda não conseguiu acompanhar para transformar. A instituição família e seus membros vem sofrendo ao longo desse período grandes mudanças que não são levadas em consideração. Os escolares desse país, ainda são formatados como seres atomizados, onde em vez de uma ação inventiva ainda lhes é ensinado a tarefa mecânica de copiar, escrever, etc., nada que lembre o processo de criatividade humana. Quem sabe quando a Educação for alçada como política de Estado, não precisemos mais modificar o nome deste pedaço da Amazônia, mas passar a ter orgulho deste espaço urbano em transformação.

Gilson Soares disse...

Prezado professor, aceito a sua opinião, porém discordo, o problema não é o estado (institucional) e sim os habitantes eleitores e políticos. Neste momento difícil que passamos, o que menos precisamos é de manifestações negativas e até perjorativas ao nosso querido estado Rondônia.

Marcos Santos disse...

não tenho sugestão para o nome do estado, porém, da capital me arrisco a indicar um, que certamente vai se identificar muito com ela, chama-se ¨porco velho¨

Valter disse...

precisamos mais do que nunca de uma intervenção federal em nosso estado, a corrupção é devassa

Wilson Miranda disse...

Certo dia chegando de madrugada ao aeroporto vindo de SP e o taxista não sabendo ser destas bandas me contava. Você está chegando ao único estado brasileiro que não há político corrupto. Indaguei-o como assim? Aqui só tem político ladrão. Corrupção é quando pedem uma comissão, aqui roubam tudo. Mesmo no adiantado da hora, percebi que sempre temos algo novo a aprender. Ao longo do tempo vai se confirmando a fala do taxista.

Marlon disse...

a função de Rondônia é essa mesmo, formar mamadores. "Os que estão satisfeito são os mesmo que mamam na cadela"

Maricéia Rodrigues de Paula disse...

Realmente só os fortes e ignorantes.