quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Revista Veja mente sobre Rondônia

Revista Veja mente sobre Rondônia

Professor Nazareno*

            Mais uma vez a imprensa sensacionalista do Sul do país aponta suas baterias contra o Estado de Rondônia. Não faz tanto tempo assim que a Revista Época, por meio da repórter Eliane Brum, desferiu uma chuva de inverdades sobre a cidade de Porto Velho afirmando que a nossa querida capital era um amontoado de lixo e imundícies e que apresentava características inabitáveis para os seus moradores. Fiquei possesso com a jornalista e com aquela reportagem. Ela disse, por exemplo, que Porto Velho era “uma cidade que não estava lá”, tinha poucas praças, o lixo campeava nas estreitas ruas e que a sujeira e a catinga eram normais entre nós. Essa senhora devia ter sido processada naquela ocasião e levada a um tribunal para provar as mentiras que publicou. Como pode alguém dizer que nossa cidade é uma “currutela suja” e não ser punido por isso?
            Se esta jornalista desinformada, ou qualquer outro correspondente, vier à capital das “sentinelas avançadas” notará a grande diferença entre as equivocadas observações daquele tempo e a realidade que atualmente nos cerca. O prefeito Mauro Nazif, ajudado pela atual gestão da Câmara de Vereadores, dando continuidade ao majestoso trabalho de Roberto Sobrinho e do PT, revolucionou as estruturas urbanas e colocou Porto Velho no rol de cidades com excelente qualidade de vida, não só no Brasil, mas no mundo inteiro. Com alagações zero, transporte de excelente nível e perfeita mobilidade urbana fazemos inveja a Vancouver no Canadá, Genebra ou mesmo Paris, a desorganizada capital da França. Ainda não entendi por que a Época ou mesmo a Veja não vêm aqui para fazer uma reportagem e mostrar ao mundo como é a nossa qualidade de vida.
            Nós, os “destemidos pioneiros”, devíamos dizer à Veja e a qualquer outro órgão da imprensa, que no Estado de Rondônia temos os melhores políticos em atividade e justamente por causa disto, desmentir uma reportagem totalmente equivocada sobre a nossa terra e as suas autoridades constituídas. Isto é um acinte, um desrespeito, uma má vontade para com todos os rondonienses. Nenhum dos nossos políticos em tempo algum jamais denegriu a imagem desta terra. A Veja, por exemplo, falou mal do governador Confúcio Moura e do seu concorrente nas últimas eleições, o ex-senador Expedito Junior. Acusou injustamente os dois de envolvimento em maracutaias e negócios mal feitos que teriam dado um prejuízo de 57 milhões de reais ao Erário. Claro que ninguém acreditou nestas tolices. Revista sensacionalista. “Rondoniense com orgulho, mano”.
            Confúcio Moura, o nosso “estimado líder”, jamais faria qualquer coisa ilícita em toda a sua vida. Ele é de longe o melhor governador que Rondônia já teve. Por isso, o bravo e cívico povo desta terra, sabendo de suas grandes qualidades, confiou-lhe mais quatro anos de mandato nas últimas eleições. Nada mais justo, pois nas mãos deste honrado médico tocantinense, este Estado despontou nos últimos anos como uma das grandes potências do Brasil. Paulistas, mineiros e cariocas morrem de inveja de nós ao saber do alto IDH e do nosso visível progresso. Por que a Veja não noticia nossas coisas boas? Por que essa imprensa não mostra o grandioso trabalho da Assembleia Legislativa daqui? Falar que há políticos desonestos e corruptos em Rondônia é uma grande injustiça além de ser uma mentira deslavada. Devíamos punir estas revistas insolentes: por que não as boicotamos deixando de comprá-las nas bancas? Elas iriam à falência.




*É Professor em Porto Velho.

33 comentários:

Greice Anne disse...

Seria mesmo uma injustiça falar que nossa capital é um amontoado de lixo nas estreitas ruas e que a sujeira e a catinga são normais entre nós.?

Os poucos destaques que temos na mídia nacional são sempre negativos, relacionados aos casos de violência, corrupção, desastres apenas noticias que afundam cada vez mais o nome do estado.

É incrível o posicionamento ferrenho dos defensores da boa imagem de porto velho. A cidade, capital do estado de Rondônia não tem infra estrutura, não tem saneamento básico, o centro da cidade é um amontoado de prédios em péssimas condições, nem os prédios públicos municipais e estaduais escapam da "feiura" são completamente abandonados, (delegacias, secretarias, postos, escolas, etc) e por ai a fora.

Porto velho deveria sim ser bem cuidada, ter pelo menos um ar agradável pra se respirar em paz, mas nem isso. Não existe qualidade de vida na cidade, não há motivação ou interesse do prefeito ou do governador, e pelo que se vê a população não dá a minima em sequer cobrar a melhora do visual da cidade que é o mesmo desde os anos 60, as condições de vida, de limpeza, saneamento, são péssimas, mas já estamos acostumados com a fedentina, a lama, o lixo, inaceitável mesmo é falar mal daqui, Deus me livre.

Glênia Spinelli disse...

Desnecessária sua ironia para com o estado ao qual você reside. Tenha mais respeito! Não está satisfeito? Ponha-se daqui para fora.

Hella Dani disse...

Rondônia e o Brasil estão 'uma maravilha'!! Sem corrupção, sem pobreza... Padrão 1º Mundo!!

Ed Teixeira disse...

Professor Nazareno e seu deboche exagerado.... Ainda assim me obrigo a concordar com suas palavras.

Antônio de Souza Barbosa disse...

Deve ser um amarelinho do governador corrupto....

Fernando Neira disse...

É tão difícil assim entender uma ironia?

Elpídio disse...

Isso é sério? Essa revistas deve ser distribuída de graça para os eleitores desses políticos. FORA CORRUPTOS!!!

Juliana Banck disse...

Bom dia estimado professor, em partes a revista não mentiu, mas preciso saber se realmente o Sr. mora em Porto Velho e se mora deve voar de helicóptero, se quiser marcamos uma ida lá perto do shopping que mostro ao Sr. o quanto a nossa cidade é limpa e cuidada pelos nossos políticos gestores, só queria entender se é sarcasmo mesmo?

Bruno Alves disse...

"Com alagações zero, transporte de excelente nível e perfeita mobilidade urbana fazemos inveja a Vancouver no Canadá, Genebra ou mesmo Paris, a desorganizada capital da França."
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
IUhsiahishAISHaishiAHSIash
respira...
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Afonso disse...

Alguns dirão que o texto é sarcástico.
Sarcástico é viver na merda fingindo que está tudo bem e varrendo tudo pra baixo do tapete.

Cleide Lima disse...

É lamentável ver como nossa cidade esta um causo,uma cidade de ninguém se paramos para pensar na culpa, veremos que a culpa é nossa,pois o que fazemos para muda a realidade de nosso lugarzinho.A resposta é simples,nada.

Carlos Roberto disse...

Caro Professor, nesta manhã com sol quente mas, uma nuvem tenebrosa assombrou nosso Estado, e só sua mente aberta para o cotidiano urbano alegre e sem meias palavras para nos dar uma leitura agradavel, mesmo sendo tragico, continue escrevendo com autenticidade de bom argumento quanto a nossa politica e politicos, assunto não vai lhe faltar, o peru esta morrendo de vespera.

João Batista Pereira disse...

Você é doido ou tá variando

Raimundo Pereira Costa disse...

a bem da verdade porto velho por esta completando 100 anos de existencia..esta muito longe de ser uma capital..nos padroes de outros estados brasileiro...por falta de uma politica de infraestrutura que realmente serva de orgulho para os rondonienses...é uma cidade que fede....por causa das sujeiras nas vias publicas...transporte coletivo de pessíma qualidade...sinalizaçao de transito orrivel...

Carlos disse...

É Professor, ela aumentou um pouco mas que a Cidade está um LIXO está, esgoto a céu aberto, sem sinalização, ruas esburacadas, alguns parques e praças da cidade sujas e sem nenhum tipo de cuidado.
É Professor, os políticos, prefeito e outras tranqueiras nem aí para o POVO....
A enchente veio, foi e já está prestes a voltar novamente e ninguém fez nada pelo POVO sofrido desta capital que gastou seu FGTS para reconstruir o pouco que tinha.
É Professor, muita gente neste estado tem que criar pelo menos um pouco de vergonha na cara!!!!.

Mineirinho, uai! disse...

Fessor, bênça! Fessor, eu dou a cara da minha sogra à tapa se esses mandatários de plantão não forem caras de pau e hipócritas que são e usarem o que o senhor escreve, e parabéns por isso, como propaganda de si mesmos. Eles são bem capazes disso! E pena, pena mesmo, dos que leem e acham isso – e infelizmente haverá muitos, uma propaganda de Rondônia. Parabéns, professor.

Luiz disse...

INclusive desmascara um certo professor, não é mesmo?

Ricardo disse...

Lamentável um professor que não sabe aprender.....Continuidade dos trabalhos do "majestoso" Roberto Sobrinho ???? Que é isso ?! Sou morador de Porto Velho e acredito que este lugar ainda irá se parecer com uma Capital.......Olhem o Município de Ji- Paraná.....o que ocorre é o DESCASO e a IRRESPONSABILIDADE dos Gestores em Porto Velho....A verdade é dura e cruel, mas nossa cidade está uma imundície.....sem Drenagem.....sem Esgoto.....Buracos pelo asfalto.....calçadas estouradas....tudo isso no centro da capital Av. Calama/Av. Caula (nunca foi sequer sinalizada), Carlos Gomes, Brasília, Salgado Filho..... Professor Nazareno, com todo meu respeito....nesta o Sr. foi INFELIZ !!

Marcos Garcia Torres disse...

Caro professor concordo em tudo que o o senhor escreveu, mais faltou uma coisa, o senhor esqueceu de relatar em seu comentário sobre o grande suporte por parte de todos os poderes públicos dessa "linda" cidade aos atingidos pela enchent

Nelson Souza disse...

KKKKKKKKKK AAAÍÍI MEEENNNTEE MININO !!! KKKKKK

Norberto Melo disse...

Olha, infelizmento tenho que discordar do nobre Profwssor Nazareno quanto a sua icolocação sobre ZERO DE ALAGAÇÃO e TRASNPORTE EXCELENTE e de POLÍTICOS HONESTOS. Infelizmente como qualquer Estado, temos nossos problemas, cidades esburacadas, inúmeros pontos de alagação. Temos sim políticos corruptos e uma infinidade de desviu de recursos públicos. Querer tapar o sol com uma peneira, venhamos e convenhamos, é um absurdo. De tantos buracos que tem nossa Capital, outro dia passei por um deles que tempos atrás era apenas um buraquinho, e como durnatre algum tempo deixei de pasar por al´pi e inflizmente nesse dia tinha chovido, ao passar pelo mesmo buraco que antes era bem pequenino, agora edstava gigante e como eu não sabia disse , tentei passar e o resultado foi um dano na carenagem de meu veículo cuja roda dianteira simplesmente quase desapare dentro do buraco. Portanto, não podemos negar que temos nossos problemas.

Paulão da Silva disse...

JÁ FALEI P VC PROF.....EM RONDÔNIA SÓ OS FORTES SOBREVIVEM....OS INCOMODADOS PODEM IR EMBORA...NUNCA FIZERAM FALTA...VOLTEM PRO BURACO DE ONDE SAÍRAM ...

Tiago Franzolin disse...

Não há como negar que a cidade é suja, mal planejada, com trânsito desorganizado e com serviços extremamente deficientes. E isso é culpa tanto do poder público quanto da população, que não cuidam e não valorizam o lugar em vivem. É uma pena saber que uma cidade com tanto potencial como Porto Velho está abandonada. Essa situação é muito triste.

Carlos Eduardo disse...

Tenho 34 anos e moro em Rondônia desde os 5 anos de idade, em Porto Velho desde os 13 anos. E concordo em dizer que PORTO VELHO FEDE MESMO. Não que a culpa seja das pessoas que neste estado residem, mas desses governantes de meia tigela que estão mais preocupados em subtrair o dinheiro da população do que gastar em benefício dela. O povo daqui tem mania de se doer quando ver alguém falando mau, quando na verdade, só se está falando a verdade. se a verdade dói, ai é outros quinhentos.

Passalon Francisco Alves disse...

Amo Porto Velho, mas, o que o nobre colega Nazareno bradou sobre a reportagem da revista veja - Ela não foi inverídica existem 80% de verdades. Entretanto a sociedade porto-velhense, precisa de ser melhor observadora e proativa com o que acontece na capital e exercer a cidadania - não defender políticos que estão na mídia como suspeito de gatuno.

Jair Pereira Cardoso disse...

Sei que a revista exagerou, mas acertou em muito seu comentário sobre a Capital. Sou morador antigo da Capital mas vejo, tudo ainda, mal feito, ruas com esgoto a ceu aberto no centro da cidade.

Régia Castro disse...

Ótimo texto professor, como sempre, pena que nem todos percebem quando o Sr. está sendo sarcástico.

Rita Muzika - Ariquemes disse...


Que materia mais nada a ver. Quem e esse puxa saco de político? Alagações zero? Transporte de Excelente nível? Onde esse cara vive? No mundo da lua? Nossa estou cada vez mais enojada desses políticos de Rondonia e de seus cupinchas!

Robson Alan Lemos disse...

eu acho q esse cara tava fumado qndo escreveu essa matéria. Sou rondoniense com muito orgulho tbm (Ariquemense) mas inverdade mesmo é oq ele disse a respeito de PVH. Morei a trabalho lá por quase 1 ano, PVH era e continua sendo uma capital fraca em termos de estrutura e desorganizada cm sempre. Ele deve sentir um amor platônico por PVH só pode pra falar tanta besteira. Rondônia e os portovelhenses merecem uma capital visivelmente mais organizada.

Anônimo disse...

Levantou a auto-estima dos rondonienses, muito justo, o povo não merece ser tratado como lixo e ser desqualificado por pessoas que nunca nem pisaram no estado ou vieram só de passagem; mas negar o que está acontecendo e proteger corruptos não é trabalho de professor que mereça uma gota do meu respeito. Tem horas que temos que encarar a realidade.

Alex Carvalho disse...

esse professor deve morar em outra porto velho, puxa saco acho que ta ganhando algum pra ta mentindo assim, e outra que lider é esse que não vê seus aliados desviarem mais de 50 milhões de seu governo, agora mais de 20 milhoes com o espaço alternativo de pvh, sai pra lá mentiroso deve tar contando isso para as crianças do jardim de infancia, pq pessoas que moram aqui que conhecem um pouquinho de um mentiroso sabe que nessa vc estrapolou, puxa....

Matilde Ianes disse...

será que esse professor sai nas ruas de Porto velho a pé acho que não se assim fizesse veria que a reportagem é veridica adoro Rondonia todas as cidades são desenvolvidas mas desorganizadas PVH agua escorrendo pelas ruas lixo realmente o povo não tem culpa e sim os politicos que so roubam e não trabalham nem aplicam o dinheiro onde é necessario, é muito triste mas essa é a verdade do nosso Estado

Sílvio Mellon disse...

Pelos comentários dá pra ver como falta às pessoas o poder de interpretação de texto. O Prof. Nazareno faz do seu artigo uma grande ironia, ao elogiar Porto Velho e os políticos daqui, o que na verdade é o inverso do que ele está escrevendo. É uma sátira recheada de ironias!