quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

O pior Natal da minha vida



O pior Natal da minha vida

Professor Nazareno*

            Inesperadamente o ano de 2014 ainda reservava uma estupenda surpresa para mim. Liso, sem cartão de crédito e muito endividado não pude viajar, como faz a maioria dos portovelhenses ricos todos os anos, para passar os festejos natalinos fora da cidade e do Estado. Poderia ter escolhido uma belíssima praia no litoral do Nordeste, ir para o Réveillon de Copacabana ou da Avenida Paulista, ter viajado à paradisíaca Serra Gaúcha ou, como sonhar ainda não é proibido, ter ido com toda a minha família para a Europa ou os Estados Unidos a fim de ver neve, civilização, limpeza, pessoas educadas e elegantes, organização, frio aconchegante e um verdadeiro Natal com direito a comer pratos raros e beber vinhos deliciosos. Mas como não trabalho na Petrobras, o jeito foi encarar mesmo as horrorosas e toscas festas natalinas deste triste fim do mundo. 
            Se neste ano eu tivesse caído em uma das inúmeras operações da Polícia Federal e do Ministério Público, até que poderia ver neve ou degustar finas iguarias no Natal. Com o dinheiro minguado e com pouquíssimas opções de lazer, minha esposa já foi me advertindo que eu não poderia beber muito nesta noite, pois no trabalho ainda teria que participar de um enfadonho Conselho de Classe. “-Vê se não gasta o dinheiro do IPTU e dos outros impostos que sempre pagamos no início do ano”, fui advertido pela fiscal que casou comigo. Sem dinheiro e sem perspectivas, não aceitei a rotina de ir à casa de parentes para participar de uma ridícula brincadeira de amigo oculto, beber cerveja ruim, ou então comer aquela gororoba horrível. Em Rondônia é tanta comida de baixa qualidade que procurei evitar uma indigestão ou uma bruta diarreia nos dias seguintes.
            Como fui obrigado a passar o Natal em Porto Velho, não perdi tempo. Para ficar igual a muitos habitantes locais, bebi cachaça barata como se estivesse com o maior desgosto do mundo. Vesti uma roupa molambenta e a pé saí de casa reclamando e fui para o centro da cidade. Na Avenida Jorge Teixeira, próximo à rodoviária, caí no chão depois de escorregar numa poça de água suja. Bem perto dali, num boteco repleto de pessoas fedorentas e bêbadas ouvia-se repetidas vezes a música “Porque homem não chora”. Encostado numa “ruma” de pneus velhos enfeitados com detalhes natalinos, todo ensopado e tentando me livrar do calor e da chuva que caía, me senti no inferno. A cidade estava escura como sempre e em vez de neve, havia muita lama. Queria ouvir Beethoven, Vivaldi, Bach, mas só tinha o tal de Pablo. Que “sofrência”, meu Deus! 
            Chupando uma cabeça de mandi frito, fedendo a álcool, sujo e todo se cuspindo, um sujeito se aproxima de mim e puxa conversa. “-Nasci aqui mesmo e nunca passei um Natal tão bom quanto este em toda a minha vida”, disse querendo me impressionar. Elogiou umas dez vezes a decoração natalina da cidade, falou bem das autoridades locais e não escondia sua satisfação por todos os envolvidos nas operações policias já estarem soltos e passando o Natal “Deus sabe onde” com seus familiares. O miserável com bafo de onça ainda me provocou: “-Sabe, mano! Nas últimas eleições, ganhei todos os meus votos. Por isso estou aqui feliz e comemorando”. Cansado de matar carapanãs, molhado, decidi voltar para casa antes que uma “cadela no cio” começasse a me lamber. Quase fui assaltado no caminho. Em casa estava faltando água, não tinha energia nem internet. Pior: não vi Papai Noel nas ruas como haviam me falado. Feliz Natal uma ova!




É Professor em Porto Velho.

27 comentários:

Sílvio Mellon disse...

Porto Velho pode se apresentar suja, maltratada, desprezada pelos forasteiros que aqui aparecem para ocupar o poder e tudo mais. Entretanto, os porto-velhenses a adoram, a amam e por ela são capazes de tudo! Não custa nada lembrar aquele velho adágio popular: quem ama o feio bonito lhe parece! Em tempo: eu adoro Porto Velho e seu povo!

Wanderley Biserra de Lima disse...

É PROFESSOR TEM LÁ SUAS RAZÕES - A PÁTRIA ESTÁ ULTRAJADA, NÃO SEI SE AINDA TERÁ JEITO. A ESPERANÇA É CADA VEZ MAIS DISTANTE...

O FUNK DA CORRUPÇÃO – PARE 2 “A PÁTRIA SUBTRAÍDA”, COM PETROBRÁS E CIA...

E os combatentes de plantão, tomaram Doril? Alguém dormiu, sumiu, sucumbiu, ninguém nada viu…
E a histórica UNE? Deixa que tudo fique impune? Não dá mais bronca? Virou chapa branca? É…Lutou pelo petróleo é nosso, agora está no ócio…
E os sindicalistas, combatentes de outrora pelo jeito tudo ignora, não são mais causas da hora?
E os ativistas, socilaistas, comunistas “esquerdistas” - marxistas, stalinistas, leninista, castristas, chavistas, correístas e moralistas baixaram a crista? Ou viraram “neo liberalistas”, ambientalistas? (melhor que fosse).

A corrupção não é ideológica, e não tem lógica…É fisiológica, mercadológica, traumatológica, oftalmológica (para quem não quer enxergar) criminológica e outras lógicas…
Assim disse - MARTIN LUTHER KING: “ O que me preocupa não é o grito dos corruptos, dos desonestos e dos violentos…o que me preocupa é o silêncio dos bons”!
“Que nunca percamos a nossa capacidade de indignação com a corrupção”!

Marcelo Duarte disse...

Prezado professor. Admiro suas palavras condizentes com a realidade desta capital maior horrenda desta nação. Sem espírito natalíno. Tudo aqui em Porto Velho carece de zelo. A as ruas sujas imundas a falta de educação da população. Bem dizem que os políticos ora existentes e o reflexo da sociedade que os elegeu. Quem diria pois ao lado desta capi te al com aspecto parisiense. Uma obra de bilhoes e o poder publico nefast o nao conseguiu concluir um simples vi aduto.Pois bem estamos em caos sem limites nem proporções. Só nos resta saber o dr a deus para abençoar esse povo tão sofrido e que venha um ano novo. ..kkkkk

Mariana disse...

Prof. Nazareno, faltou no seu tour natalino a ida ao trevo do Roque, visitar as belíssimas instalações da EFMM e finalizar com um passeio pelas lindas ruas e avenidas da nossa Zona Leste! Afinal o prefeito disse na TV que Porto Velho, hoje é referência para todo Brasil!

Mineirinho, uai! disse...

Fessor, hoje o senhor merece um ´Deusbençoi´ ! Espero que o Paulão não leia esse artigo, pois , aí sim, ele vai se achar fortão. A gente que aprendeu a sobreviver de um trabalho honesto, a não pisar nos outros para galgar posições, a respeitar a coisa alheia, é isso aí mesmo, contar moedas. E sábios somos enquanto ouvimos nossas fiscais em casa. Pelo menos, feliz descanso nesses dias de folga. Vamos pescar ( pesca esportiva pode )?

Camila disse...

Nossa, esse homem consegue ser abominável! Sem mais.

Douglas disse...

boa descrição! parabens

Pedro Paulo Mota disse...

Natal Inenarrável !!!!!!!!! Porto Velho Está esquecida! não parece um Capital!

Edson Lino disse...

Mauro vc e uma desgraça pra maioria dos portovelhence.....

Saimon Rio disse...

Devo concordar com esse excêntrico professor.

Anésia Holanda disse...

Ainda bem que ontem no jornal nacional tava mostrando natal nas cidades do Brasil a nossa mostrou Ariquemes kkkkkk pq será kkkk

Samia Camurça disse...

O Natal mais seboso do Brasil foi a imagem de Porto velho, a cara do seboso nazif

Eliana Cazttro disse...

Acredito que se o prefeito estivesse de fato cuidando da cidade, para o qual foi eleito (não por mim), a decoração de Natal seria só um complemento...ele foi eleito pela maioria da população de PVH, Reclamar agora por que??? Cada um tem o que merece!!! Triste também por tabela...PQP...Haja!!!

Evandro Bento disse...

As vezes a impressão que da é que o Mauro, não sei por opinião religiosa dele oupor simplesmente desprezo pela data tenta acabar com o natal, ja são dois anos assim vamos ver os próximos anos

Santiago Pereira disse...

Vou dizer minhas méras e sinceras opiniões sobre esse então senhor nazareno:
O então professor nazareno, pra min não passa de um idiota, louco, fala muita abobrinha, coisa com coisa. "QUEM NÃO SE LEMBRA DO TAL TSUNAME QUE ELE AMAÇOU, DIZENDO QUE IRIA INUNDAR A CIDADE TODA, E BLÁ BLÁ´" Aconselho vc professor, para que procure um bom psicólogo ou se interne logo em um clinica psiquiátrica. Porque eu não aguento mais ler tanta besteira que a vossa pessoa púbica em jornais, que pra min são ridículo. ou se mate logo de uma vez ou vá embora desta cidade, na qual a vossa pessoa tanto reclama e não faz nada em prol de melhoria. E se porventura não gostou das minhas sinceras opnião, venha até minha casa bater de frente comigo no cara-cara, verbo com verbo, olho no olho....pra min ver se vc é o doidão mesmo...

André Cerqueira disse...

ESSE MÊS DE DEZEMBRO, foi um mês com bastante apresentação nos teatros, eu gostei apesar dos enfeites feios de natal na jorge teixeira.

Grace Suber disse...

Esse tal "professor N" é um babaca xenofóbico e narcisista Santiago Pereira! Li os textos só para ter certeza do que estou falando. O tal "humor" é de uma pobreza deprimente e ele só quer se autopromover.

José Alberto disse...

E apesar de toda a feiura dessa cidade, essa administração será reeleita. Isto por que a população perdeu o senso do que é uma cidade linda e limpa. Basta contratar um "BÃO" marqueteiro e tudo se consegue. O Mário é que estava certo. Parece mesmo uma favela e dançou por isso. Vamos ter que aguentar mais 6 anos de bá bá bá.

Mário Sérgio disse...

Cara vai pro inferno você e um infeliz ainda tem gente que gosta das baboseiras desse babaca.

Antonio disse...

MEU CARO PROFESSOR, SE AQUI, AS COMIDAS TÍPICA SÃO RUIM, A CERVEJA É PÉSSIMA, COM GENTE SEM CIVILIZAÇÃO, COM FESTAS NATALINAS PÉSSIMAS, ENTÃO OQUE VC AINDA ESTÁ FAZENDO NESSE LUGAR SEU INBECIL, VÁ PRA EUROPA, PRA CIVILIZAÇÃO.
ODEIO ESSE TIPO DE PENSAMENTO, DOS QUE AQUI ESÃO MATANDO SUA FOME LITERALMENTE, E SUSPINDO ONDE COMEM.
FAÇA-NOS UM FAVOR, SUMA DAQUI SEU BABACA !!!

Antonio disse...

SEI QUE AS ARVORES DE PNEU SÃO FEIAS, MAS SE ELAES TIVESSES EM UMA PRAÇA NA EUROPA OU NOS EUA, TODOS AQUI DIZIAS: NOSSA COMO ESSE POVO SÃO ECOLÓGICAMENTE CORRETOS. SEUS BABA OVO, IBECIS DE PLANTÃO !!!

Wesley Nascimento disse...

Passou o natal na fomosa "PORCO VELHO", hein Sofressor? Pelo menos vc recebeu 1/3 de férias. E o Confúcio e sua gangue não estão nem aí! Mas a cidade está no feofó do saci... kkkkkkkkkkkkkkkkk

Lourival Ramos disse...

primeiro vc nao viajou porque e um liso que deve ter vindo de alguma outra cidade matar sua miseravél fome!e muito engraçado como o professorzinho tem capacidade de criticar a cidade que o acolhe.pesso encarecidamente que se o senhor nao estiver satisfeito com sua profissão e com a cidade que te acolhe Some vai pro buraco de onde você saiu quer neve muda pra europa vaza seu babaca vai cantar em outra freguesia...Vou dizer uma coisa sou portovelhense nasci e me criei nessa cidade e não admito um merda desse vir falar mau da minha cidade..somos uma capital com problemas como qualquer outra mas amamos essa cidade e não admitimos que qualquer fale mau dessa cidade da nossa porto velho ...se toca... BABACA!

Willian Souza disse...

Morri de rir aqui. Descreveu perfeitamente o que eu também senti nesse Natal! Pior! Pelo menos o senhor teve a companhia da sua família e a minha viajou pra passar as festas de fim de ano em outro estado e eu fui escolhido pra tomar conta da casa, porque senão a gente não encontra nem o terreno quando voltar. Porto Velho é isso aí. Que sofrência, professor!

Sílvio Ferreira disse...

Nossa cidade poderia ser um lugar bem melhor de se viver, se não fosse pela incompetência dos políticos desse estado, cambada de corruptos. E o que parece ser pior ainda que isso, é o povo que em anos de eleições torna a votar nas mesmas figurinhas repetidas.

Ingrid Isabel disse...

Não tem como não rir, a realidade retratada com tamanha perfeição e riqueza de detalhes,me custa acreditar tem gente que ainda defende o tamanho descaso dos nossos governantes. Cansada de saber que o que falta não é dinheiro,o que falta mesmo é voz, de um povo que infelizmente só sabe calar.

Vanda disse...

Sei que dificilmente este comentário será publicado;mas para quem não sabe o ilustre professor é rico,é federal,mora muito bem,é irônico e ingrato com a cidade de porto velho... Honestamente professor...