segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Nenhum ser humano é MACACO



Nenhum ser humano é MACACO

Professor Nazareno*

            Eu sempre gostei muito de animais. Tenho três lindos GATOS: na verdade, duas GATAS, a Alvinha e a Neguinha e um GATO, o Zé Negão. Tinha também vários CACHORROS. A Roliça, o Milu, o Totó dentre tantos outros. E fico muito indignado quando vejo pessoas maltratando bichos. E o que se observa hoje em dia na hipócrita sociedade dos homens é um abuso atrás do outro contra todo tipo de animais. Achando que os maus tratos e a agressão física eram pouca coisa, muita gente resolveu partir para a ignorância e a estupidez explícitas. Recentemente uma torcedora do Grêmio de Porto Alegre chamou publicamente o goleiro do Santos de MACACO. Um absurdo, uma ofensa aos MACACOS. Nenhum animal pode ser desrespeitado de forma tão gratuita. Talvez não haja nada pior para os animais do que serem comparados a seres humanos.
            Os animais irracionais são muito superiores aos humanos, pois nunca ouvi dizer que um deles tenha declarado guerra a outros de sua espécie. Desprovidos de inveja, ambição, ódio, dentre outros sentimentos humanos, os pobres animais também nunca apareceram em propaganda eleitoral gratuita do rádio e da TV. Um PORCO, por exemplo, é superior a qualquer homem, pois quando morre dá uma deliciosa bisteca. E o homem? Se não for enterrado logo, ninguém suportará a catinga. Os coitados também não colocam nomes de homens em seus filhos. Sabem o nome do goleiro do Santos? ARANHA. Ele ficou aborrecido quando foi chamado de MACACO, mas ARANHA é um bicho horroroso e de picada mortal. Chamar de MACACO é racismo, crime. VEADO é homofobia. E VACA, CACHORRO, RATO, GALINHA, CAVALO, pode?
            Não consigo entender alguns humanos. Por que um cidadão tem orgulho de ser chamado de ARANHA e procura a polícia quando é chamado de MACACO? Óbvio que tudo isto é um problema de contextualização dos nomes destes animais, mas dar importância a esta tola jovem é uma sandice sem tamanho. A sua punição não apagará a vergonha de mais de três séculos de escravidão em nosso país. O negro, de um modo geral, não deveria se ofender com estas tolices e nem tentar lembrar a ninguém que eles, os negros, foram os maiores responsáveis pela produção de riquezas em nosso passado colonial. O Brasil só é esta potência econômica por causa do negro. O branco, ou qualquer outro cidadão, que não entender isto em nossa História, deveria ser taxado de BURRO ou de ANTA, com todo o respeito, claro, a estes dois gloriosos animais.
            Óbvio que o racismo deveria ser banido da nossa história, mas é muito difícil, já que até mesmo o Governo Federal o incentiva com a criação de cotas nas universidades. Além do mais, essa prática geralmente parte de pessoas sem a menor leitura de mundo, no caso fanáticos torcedores de times de futebol. Tentar encontrar resquícios de inteligência nesse meio é uma das tarefas mais difíceis que há. E não adianta dizer que o mal deve ser cortado pela raiz por causa da Escravidão ou de outras monstruosidades praticadas contra os negros. A jovem gremista foi mal educada, mas não devia ter sido execrada publicamente como foi. Até porque havia outras pessoas com ela, algumas inclusive negras, xingando o ARANHA naquela ocasião. Por tudo isso, devíamos lançar uma “campanha em defesa dos animais: nunca chame um ser humano de MACACO”. Essa postura irresponsável e incoerente pode ser muito danosa para os “outros” bichos.



*É Professor em Porto Velho.

Nenhum comentário: