segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Renuncie, Dr. Mauro!



Renuncie, Dr. Mauro!

Professor Nazareno*

           Com pouco mais de 450 mil habitantes em sua área urbana e quase um século de existência, Porto Velho, capital de Rondônia, sempre foi uma das piores cidades do Brasil em termos de qualidade de vida. Suja, porca, imunda, cheia de lixo esparramado pelas ruas, com esgotos escorrendo a céu aberto, sem a menor infraestrutura urbana, com uma das menores taxas de IDH dentre as capitais brasileiras, sem arborização para compensar o infernal calor da região, com transporte coletivo extremamente deficitário, violenta, enlameada, pontilhada de favelas do centro à periferia, quase sem nenhum saneamento básico e pouquíssima oferta de água tratada aos seus moradores, mesmo estando em plena Amazônia, por incrível que pareça, este ridículo aglomerado urbano tem prefeito, vice-prefeito e até Câmara de Vereadores.
           À frente do Executivo municipal, quando foi eleito com exatos 142.937 votos, inclusive o meu, o médico do PSB, Mauro Nazif, de origem palestina e natural do interior do Estado do Rio de Janeiro, até agora, depois de mais de um ano, ainda não disse a que veio. É de longe a maior decepção política dos últimos tempos em Porto Velho e em Rondônia. E quem diz isso é o próprio eleitorado que votou nele. Pesquisas dizem ser o prefeito da capital o pior dentre os mandatários do Estado com pouco mais de 11 por cento de aprovação popular. Ou seja, quase 90 por cento dos porto-velhenses reprovam a sua desastrada administração. A rigor, passado todo esse tempo à frente da Prefeitura, o Dr. Mauro não fez absolutamente nada em termos de benfeitorias.
     O esperado “choque de gestão” prometido civicamente durante a campanha virou “choque digestão” e enganou a todos nós. Onde o gestor do PSB põe o dedo, é desastre na certa. Os viadutos sequer foram reiniciados, a Rua da Beira está sendo feita pelo Governo estadual, as alagações persistem e estão piores do que antes, o trânsito está mais infernal e desorganizado, o péssimo transporte coletivo continua o de sempre, o lixo e a podridão campeiam nas ruas e avenidas, a rodoviária continua suja e imunda, a “cidade das hidrelétricas” está ainda mais escura, enfim, o que já era ruim, com Nazif conseguiu piorar muito mais. Incrível, mas já há saudades da administração Roberto Sobrinho entre alguns munícipes. Não se sabe o porquê, mas o Dr. Mauro nem se  desculpa, nem mostra os motivos pelos quais não consegue administrar Porto Velho.
 No entanto, engana-se quem acha que o prefeito está parado: o IPTU teve um “pequeno reajuste” (o meu aumentou 315%) e já em 2014 pode voltar a malfadada e esquecida Zona Azul no centro da capital. E promessas para enganar trouxas não faltam. As alagações podem até ser combatidas, mas ao custo da erradicação definitiva de mais de 200 árvores. Piada infame em Porto Velho: o prefeito quer arborizar a cidade destruindo o já combalido meio ambiente. Por tudo isso, Dr. Mauro, renuncie. Vaze da área. Se automedique com ‘simancol’. Saia e leve junto o seu vice e toda a Câmara de Vereadores para que novas eleições sejam convocadas. Convença-os a renunciar com o senhor. Entre para a História, faça esse gesto, beneficie esta sofrida e abandonada cidade. Presenteie o nosso sofrido povo devolvendo-lhe a esperança já perdida.
 Volte a ser o bom médico que o senhor sempre foi. Vá cuidar da saúde de seus pacientes. Dedique-se ainda mais a sua linda família. Porto Velho ganhará muito mais com este seu gesto patriótico. Seja o Dr. Mauro das campanhas e se o seu salário mensal for de 21 mil reais, o oitavo maior dentre os prefeitos de capitais, honre os quase 300 mil que recebeu somente neste tempo de “administração”. “Sei que a sua posição não é invejável, mas foi o Senhor que escolheu estar nela. Escolheu e foi escolhido. O senhor encarna a esperança de milhares de porto-velhenses. Não permita que o anseio de tantos degenere para frustração”, disse recentemente Reginaldo Trindade, procurador da República. Seria demais entender que hoje grande parte da população desta cidade faz coro com ele? Evite a nossa angústia por mais três anos. Tenha dó de nós. Renuncie!


*É Professor em Porto Velho.

42 comentários:

ALPETA disse...

O DR. MAURO,POR TER SIDO CONIVENTE COM AS FALCATRUAS DO PT, NÃO AS DENUNCIANDO, E SIM ABAFANDO, ESCONDENDO DA POPULAÇÃO A REAL SITUAÇÃO EM QUE ENCONTROU A PREFEITURA, PODERÁ PAGAR UM PREÇO MUITO CARO, POR TAL COMPLACÊNCIA: A PERDA DE SEU MALFADADO MANDATO.

LIS disse...

Porto Velho tem o Prefeito que merece! o povo não sabe votar, e tem que aguentar ainda três anos, porque não tem jeito ninguém faz nada, político é tudo igual só mudam de endereço, fico muito triste com a situação de Porto Velho, cheia de buraco, lama, ruas sem asfalto, falta planejamento e tudo mais, em época de eleição fazem mil promessas, e não cumprem nada, só tratam dos interesses particulares deles! são todos uns imundos.

Mário Sérgio disse...

Seria bom se o tal prefeito, não vai pedir o seu afastamento ele e seu vice, vai ficar ate o fim do mandato os vereadores são mais sujo que pau de galinheiro não tem moral pra afasta-lo ate lá a cidade vai ficar abandonada.

Paulo Oliveira disse...

É muito facil neste momento criticar a administração do Mauro Nazif, por que acordaram agora? no tempo do Roberto Sobrinho era bem diferente? respota é nao, entao caro escritor tinha que ter observado antes mais bem antes, até por que como diz a materia a cidade ja era assim e nem por isso pediram para que os outros governantes se renunciassem. esse ano é de mudança agora que homem vai trabalhar, nao podia por causa da adm passada, MP embargando tudo o que ele queria fazer por causa de investigações relacionada a admistração passada.

Paulo Moraes disse...

professor nazareno.o senhor falor tudo que esse prefeito tenha de ouvir só que ele estar em cima da caniça.e urubù só larga a carniça depois que acaba.já tá tudo mundo na lama e na e na poeira vamos deixar ele encher o bucho.

Marco Antonio disse...

Belissimas colocacões do professor Nazareno.
Continue assim professor, pode fazer a crítica que quiser de Porto Velho pois isso aqui tá um verdadeiro lixo!
Sou filho dessa terra e concordo plenamente com o senhor!
FORA NAZIF!!!

Ferdinando Machado disse...

O articulista Nazareno, assim como a maioria dos críticos de Nazif, terão uma bela surpresa no ano corrente. Creio que PVH será bem cuidada em 2014, e que o resultado do planejamento e das economias feitas no ano passado, redundem em mais obras e melhorias substanciais ao povo da Capital.
Quanto a pedir que Nazif renuncie, é uma questão muito infantil. Todos aqueles que votaram em Mauro (aí incluído o fanfarrão Nazareno), o fizeram outorgando um mandato de 4 anos ao alcaide. Querer que ele abandone o barco agora, é um atentado à democracia e um chute nos "culhones" do bom-senso...

Carlos Esteves disse...

Sr. Josimar Antonio. Gostaria que o senhor explicasse melhor essa questãode "ficar rico nas costas dos outros"...
Só se for nas suas costas, pois nas minhas, nem prefeito, nem ninguém, sobe...

Otávio Luiz disse...

Professor Nazareno,
o senhor está virando um verdadeiro falastrão sem conteúdo.
Já não bastasse seu infeliz texto sobre o povo porto-velhense, povo que o senhor faz parte e que lhe ajudou a ser alguem na vida, vem o senhor agora falar que esse é a maior decepção de Rondonia? O Roberto Sobrinho era o o prefeito bom pro senhor não é?
Não sou tão apegado a política, entretanto, sei que esta sendo arrancada a planta figous, que sua raiz quebra toda tubulação. Ora bolas, uma hora reclama de alagação, outra reclama que esta tirando a arvore que quebra a tubulação...

King Kardec disse...

otima resenha; demostrando o tanto decepção está sendo essa adm desse prefeito; muito bem declarado Nazareno! gesto frouxo e sem liderança ; pede para sai 01 só falta o tapa na cara; mas isso recebem todos os dia!

Limeira disse...

Professor, minha revolta é igual a sua ! e nem mesmo o fato de não ter votado no atual prefeito,me conforta. Porto Velho está um caus, e nunca foi uma coisa equilibrada. o combate as alagações foi compromisso de campanha. Dr Mauro, por favor renuncie!

Luiz Albuquerque disse...

"Professor": O Senhor não sabe escrever nada sem que enxovalhe nossa cidade? Que não goste do prefeito, tudo bem! Diga que com ele piorou, que a cidade está esburacada, que isso e que aquilo. Mas dizer - segundo suas palavras no texto acima - que "Porto Velho, capital de Rondônia, sempre foi uma das piores cidades do Brasil em termos de qualidade de vida. Suja, porca, imunda, cheia de lixo esparramado pelas ruas, com esgotos escorrendo a céu aberto, sem a menor infraestrutura urbana" é fazer o que qualquer estudo cientifico condena: Generalizar. E, com seu texto - principalmente quando usa o termo "sempre", o senhor generaliza todos os prefeitos e toda população em todas as épocas da existência de Porto Velho. Eu já lhe questionei - e volto a fazê-lo: Por que o senhor não vai morar em alguma maravilha de cidade que diz existir? Vá! Ou reflita que, ao ofender esta cidade, o senhor, diretamente, ofende aqueles que a amam, independente da incapacidade administrativa deste atual prefeito ou do que o antecedeu que deixou como herança quase todos os problemas que temos até hoje e de quem o senhor diz ter saudades. Vá com Deus... e seja feliz!

Ana Paula Rodrigues disse...

Concordo. Dr. Mauro renuncie vai ser bem melhor, saia agr n podemos espera o seu mandato acabar, Porto Velho já esta ruim se vc for cumprir o restante do mandato como ficará.

Roxane Duarte disse...

È infelizmente, tenho que concordar, achei que poderia ver algo novo acontecer, mas com o passar de um ano, minha esperança virou desilusão

Ted J disse...

É verdade isso tudo. Na prefeitura o que tem de ASPONE vou te contar, tem até debil mental que ganha mais de 4 mil reais pra limpar as fezes do Nazif. Se esse prefeito não limpa nem a frente do seu consultório, você acha que ele vai arrumar a cidade? Esquecemos, vai ser mais 4 anos de retrocesso.

Marcelo Farias disse...

Agora estamos tdos de acordo com esse texto do professor Nazareno que em outras oportunidades deixou claro a sua insatisfação com essa e outras administração da nossa prefeitura...concordo e sempre concordei com vossos comentarios que alem de objetivo sao muito pertinenete, Porto Velho ta abandonado, sem rumo ,sem norte e sem nenhum tipo de comando e não é de agora...já faz muito tempo e o nosso povo continua omisso ao que se passa em nosso redor, chegamos a ser conivente...outro dia tava vindo ali na Pau Ferro bairro sentido BR, uma rua principal tda suja mal sinalizada e muita mais muita esburacada. Tava eu olhando p o lado triste por ver um matagal enorme praticamente no meio da rua qd o sinal fechou e a minha frente um gol vermelho aguardando o verde do sinal para seguir em frente qd derrepente o moço do carro Gol jogou um saco de comida vazio no meio da rua, achei aquilo um absurdo, abri a porta do meu carro e peguei o saco vazio do meio da rua olhei para o senhor que jogou o saco na rua e os filhos deles tdos olhando pra mim com um ar de desprezo tipo esse senhor é um catador de lixo será?...segui em frente coloquei o saco dentro do meu carro e qd vi um cesto de lixo joguei aquilo fora...sendo assim, venho dizer que não é só esse prefeito de merda que não ta nem ai pra cidade...mas a grande maioria de nóis, que culturalmente nos acustumamos com tda essa imundice...tanto é verdade que qd vem alguem de fora e reclama de nossa cidade e da um paracer negativo da cidade, isso aqui vira um pandemonio!!! pq ninguem tem o direito de reclamar de nossa cidade...vamus tdos deixar de ser hipocritas e trabalhar em prol da cidade, primeiro concordo qd o Professor Nazareno pede p que o Prefeito renuncie, segundo fazer novas eleições com pessoa que tem formação de administrador pq medicos já vimos que não vai prá frente... a prova disso é esse prefeito e esse governador!!! e por ultimo vamus nois mesmo comecar a zelar e preservar a nossa cidade.

Wilson Miranda disse...

è verdade Dr. Mauro deveria renunciar. Mas antes disso deveria ter uma campanha Nazareno para prender o responsavel por quem feza merda de Porto Velho. Foram 7, anos 11 meses que o sobrinho só ficou cagando na cabeça de todos nós e ninguem fez nada. Nao foram 8 anops porque 1 mes passou preso. Nao vi campanha da imprensa tentando tirar aquele chefe de quadrilha da Prefeitura, que os jornais acusavam menos que o adormecido MP agora o faz. Porque será?

Lívia disse...

Símbolo da inércia e da incompetência. Mas vcs não sabem? a culpa é dos maquinários que ainda ñ chegaram.

Luiz Gonzaga Sena disse...

Como dizia meu Pai, basta olhar para a cara do individuo. Mas é só continuar votando ( ou trocando votos|)

Salvador Junior disse...

Ô Nazareno, com tudo isso e você escolheu Porto Velho pra morar? Já pensou se o Mauro Nazif aceita seu conselho e te leva junto?

Jean Carlo disse...

Valeu professor por ter essa iniciativa, pois todos nós sabemos que a atuação do Prefeito não esta sendo uma das melhores, e nem mais ou menos esta precária, É uma vergonha ver uma capital como essa com um investimento tão grande jogada a mercê...

Fernando Tupan disse...

Parabéns professor Nazareno, tenho certeza que foi o desabafo que todos nós Porto-Velhenses gostaríamos de fazer, haja vista, a situação que temos enfrentado, antes fosse o Roberto Sobrinho "pelo menos tinha lábia" fazia alguma coisa... Porto Velho pede socorro.

Rosivaldo Soares disse...

Concordo com a renúncia, mais os covardes não assume o seu fracasso, o professor menciona que temos prefeitura e câmara de vereadores, temos também Ministério Público e outros órgãos fiscalizadores o que estão fazendo, será que estão seguindo o exemplo do prefeito Mauro Nazif. Estou indignado!!!!!!.

Ricardo disse...

Estou plenamente de acordo, nunca achei que Porto Velho poderia ficar pior do que já era, mas como dizem, nada é tão ruim que não possa piorar.
CAMPANHA "RENUNCIE DR. MAURO". Existe a possibilidade de fazermos um abaixo assinado?

João Oliveira Costa disse...

O problema não é a renúcia, o maior problema é o vice assumir, vai ficar pior o que já não presta.

Vera Soares disse...

Concordo plenamente,mas temos que partir para ação, chega de inércia. Quem dá o poder tira do poder, hora de acordar e esse desabafo, com certeza, representa o desabafo de toda a população. Porto Velho pede socorro, já é hora de todos os políticos entenderem que são meros administradores dos bens públicos, sendo incopetentes devem "passar o bastão". FORA NAZIF!!!!!

Thiago Carrino disse...

Tentou tentou e o povo deu a chance de fazer com pvh o que ninguém fez! Agora nem pra presidente de bairro tem mais moral! Lamentável a situação da Capital

Steffano Rodrigues disse...

Que isso mais de 65% da população foi unânime na eleição para por no poder agora PACIÊNCIA! Ou querem Dalton de Franco ou Presidente da Câmara como prefeito!

Rodrigues dos Santos disse...

O MP tem que caçar o mandato desse sanguessuga do dinheiro público por improbabilidade administrativa ... a nossa cidade está sendo administrada por um morto que não faz nada .. se adianta da o vaza Mauro narsirzista ..

Wellington Marchi disse...

a minha vontade era de dar uma surra nesse prefeito quebrar ele na porrada ate ele virar gente!! um ano pagando dividas de campanha e porto velho se lascando , tem que levar muita porrada um Fdp desse!!!

João Bosco Barboza disse...

A força somos nós...
Nós temos o poder de colocar e tirar quem quisermos. Um cara desse administra nem a casa dele quanto mais nossa cidade, ainda mais no estado em que a mesma se encortra!!!
Vamos tirar esse inultil do poder!!!

Fernando Rolim disse...

Pvh esta entrando em parafuso a caminho do chão com esses atuais governantes, tanto no âmbito municipal quanto no estadual é uma lastima e pior que não tem um que se diga "esse será a solução e fará a diferença"...lamentável

Mauro Cesar disse...

O povo precisa aprender votar, pra isso precisa de cultura.... E aí cadê ,é onde eles não ivestem quanto mais o povo for sem estudo ...melhor pra eles!!!!!

Helena Souza disse...

tá só inventando moda, tanto que fazer na cidade ,tá abandona,ele como não está vendo isso ,vai mudar as ruas pinheiro machado,D.pedro ,e7 de setembro...de mão, agora vai ser sentido contrário! tanto gasto e tanto pra fazer!

Bruna Freitas disse...

Não se pode esperar muito de quem demora até pra falar... Pesei q não poderia ser q Roberto Sobrinho! Parabéns Dr. Mauro, vc está conseguindo ser pior, e eu pensando aqui q isso nem era possível...

Suammy Vivecananda Lacerda disse...

Esse é o Naza que conheco, agora falando a verdade, sem parodiar nem fazer ironias. Só que nada disso vale nada, pois o poder encanta e essas figuras sabem que não acontecerá absolutamente nada com eles, até porque no final de tudo vai se mudar lá para Copacabana, sabe que vai sair ileso do processo, tem certeza da impunidade e, caso algo aconteça, já se sabe que no Brasil, não existe cultura da justiça ir às últimas consequências tomando tudo de parentes, agregados e laranjas, afim de que a devolução do dinheiro aos cofres públicos ocorra. O cara paga uma multinha à justiça entrega uma parte dos bens e fica com a maior parte do que foi desviado e os otários que somos nós pagaremos a conta em suaves prestações cobradas através de novos impostos que eles cobram e fica por isso mesmo. Contudo não deixa de ser um desabafo de quem votou nesse Paladino da Moralidade que passou 16 anos prometendo que ia fazer chover no deserto. Fazer o que? É tal de Estado democrático de direito.

Rafael disse...

Respondendo a pergunta do Ricardo se um abaixo assinado tiraria o prefeito deveria que tirar sim. Mas só existe um jeito de tirar o prefeito do poder a mesma coisa que fizeram com o Januário Amaral invadirem a prefeitura e só sair de lá de dentro quando ele renunciasse.

Humberto Silveira disse...

Muito bem colocado professor, a unica coisa que sinto é que gosto de PVH, mas sinceramente só em pensar o tempo que levará para que esse lugar tomar rumo, fico desanimado, e penso sinceramente em levar minha empresa para outro lugar, pois tempo é algo muito precioso pra se perder assim, esperando por algo que não virá tão cedo.

Roberto Souza disse...

Um dos maiores problemas que a cidade enfrenta é a hipocrisia. Parece que querem esconder debaixo do tapete a sujeira que está a cidade como um todo. Preferem uma visão fora da realidade, de uma cidade que não existe, bela, linda, maravilhosa, a fazerem uma crítica séria da situação real. Primeira coisa a ser feita é a população cair na real e aprender a votar não em políticos "bonzinhos", mas naquele verdadeiramente comprometidos com o bem do povo. Mas é algo difícil a votação, tanto que o próprio Prof. Nazareno admite que errou ao votar no atual prefeito. O Sr politizado errou, imagine a maior parte da população.

Almir dos Santos disse...

eu, sinceramente, estou com raiva de ter votado nesse (PREFEITO) Q DE PREFEITO NAO TEM NADA. eu ja tinha deixado de votar nele, uma vez, quando ele falava em campanha. q iria fazer uma creche em cada bairro. isso nunca faria, nem ele , e nem ninguem. ja se passaram mais de um ano q diz q tomou posse, q eu tenho minhas dúvida q ele tenha tomado posse........pq naoda foi feito, e con certesa jamais ele vai fazer... talvez fassa alguma coisa, pq o Ministerio Público, e o Judiciário ta botando pra frente. sinceramente, noi meu ver tem mais é q cassaresse (PREFEITO)........ INTENDERAM, ENTRE ASPAS.

André Santos disse...

Que idiota ainda baba ovo desse Nazareno? Esse cara só fala asneiras..é um falastrão de primeira, eu acompanho em outtros sites e blogs criticas de outros colunistas sobre Porto Velho é todas tem o meu apoio pois sao criticas 100% verdadeiras e formais..ja essa coisa ai que esse professorzinho escreveu tem algumas verdades claro mas também tem muitas mentiras, pelo visto é o senhor seu Nazareno que quer enganar o povo fazendo eles lerem coisas que nem.são verdades, procure mentir menos e procure escrever de uma forma mais formal seus textos, pois acho que você nao sabe a diferença de criticar e ofender..o senhor ofende a cidade...criticar seria o senhor falar a.situaçao da cidade mas sem ofenfela com tais adjetivos, nenhum colunista escreve tanto beateira como o senhor...vá procurar um quintal abandonado pra capinar...
Responder · Curtir · Seguir publicação · há 4 horas

Andre Santos · Quem mais comentou · Trabalha na empresa Tumblr
Os seus textos são todos iguais..xingando a.cidade é o prefeito..seus textos são tão repetidos quanto as novelas mexicanas do SBT...nem sei por que ainda leio isso..só perca de tempp..seus textos nao tem nenhum valor..nao aplicam nenhum conhecimento em quem ler..tudo a mesma coisa..os mesmo xingamentos..a mesma ladainha...é caso alguem queira falar mau dos meu erros de português saibam que já é tarde da noite, estou com sono é escrevendo de forma rápida no teclado do meu celular..sem ai menos olhar os erros que estão ficando...

Maria Helena disse...

Engraçado ver esse povo comentando sobre abaixo-assinado.Onde eles se encontravam na hora que Carlos Caldeira divulgou,buscou nos bairros assinaturas? Onde eles estavam quando foi convocado o movimento para exigir do prefeito trabalho?Infelizmente a população dessa cidade só reclama,mas atitude que é bom,absolutamente NADA.Pela primeira vez não tão criticando o prof.Nazareno,pois esse é outro que sofre por falar a verdade na cara dessa população alienada que nada faz.