sábado, 16 de novembro de 2013

...E o PT dormiu com os porcos...



...E o PT dormiu com os porcos...


Professor Nazareno*

                 Como no romance “A Revolução dos Bichos” de George Orwell, que satiriza o sistema comunista da ex-URSS, o PT, Partido dos Trabalhadores, também caminha a passos largos para se tornar igual aos humanos. Na verdade, hoje as diferenças entre petistas e antagonistas do passado são muito tênues. No livro, os porcos lideram uma inusitada revolução contra a dominação dos homens, mas no final se aliam de forma vergonhosa aos seus antigos adversários. Nascido no ambiente sindical da rica região do ABC paulista no final da década de 1970, o PT encantou a todos, principalmente os jovens universitários, com suas ideologias que pregavam justiça social, fim da ditadura militar, respeito com a coisa pública e também a divisão igualitária das riquezas do país, na época, potência emergente. Tudo mentira. O PT era só mais um partido político.
            Admito que também entrei na conversa fiada dos petistas e cheguei a ser um dos simpatizantes do “partido dos companheiros”. Dentre as muitas coisas erradas que já fiz na vida, votei várias vezes nos candidatos petistas e ajudei a eleger o Lula Presidente da República. Mas a máscara do PT começou a ruir quando, derrotados três vezes consecutivas na campanha para a Presidência, os antigos sindicalistas resolveram mudar de tática e criaram o slogan “Lulinha paz e amor”. O objetivo era claro: deviam chegar ao poder a qualquer preço e por isso adotaram o pensamento de Maquiavel. O PT não tinha, e parece que nunca teve, um projeto de Governo, mas somente de poder. Por isso, a recente prisão dos mensaleiros e outrora chefes petistas como José Dirceu, Delúbio Soares e José Genoino, dentre outros, demonstra claramente esta maldita tese.
            Talvez em nome da governabilidade, o PT chafurdou na lama e se tornou igual aos outros partidos políticos que tanto combatia. Uma vez no poder, passou a fazer política da maneira mais tradicional e sórdida possível. Aliou-se a Maluf, governou e ainda governa com o fisiologismo ímpar do PMDB, bajulou a elite, defendeu a mordaça à imprensa, envolveu-se em intermináveis escândalos de corrupção, introduziu no anedotário político nacional o dinheiro na cueca, criou o Mensalão ao tentar comprar  votos para se perpetuar no poder, lambuzou-se, enfim, na lama que abominava. Em Santo André, São Paulo, mostrou a face mais obscura e desconhecida quando da morte do ex-prefeito Celso Daniel e em Porto Velho deixou às claras a sua incompetência em administrar a coisa pública com os escândalos de Roberto Sobrinho e sua trupe.
            Claro que o PT trouxe algumas pequenas mudanças para o Brasil nestes dez anos de poder. Há boas contribuições, sim, para o nosso desenvolvimento e por isso, a prisão dos petistas envolvidos no esquema do Mensalão é um fato para se lamentar na nossa suja política, mas precisamos moralizar a coisa pública. Em Rondônia, a Câmara de Vereadores de Porto Velho e também a Assembleia Legislativa do Estado precisam urgentemente da visita de um Joaquim Barbosa e do próprio STF para moralizar aqueles ambientes infectos, nojentos, podres e imundos. O PT está sendo desinfetado e todo o Brasil também precisa sê-lo. Mesmo difícil de encontrar, o país precisa urgentemente de um partido político melhor do que o PT, o PSOL, DEM, PSC, PMDB, PDT, PP, PV, PC do B, PR, PTB, PPS, PT do B, PSDB, etc. etc. Lamentavelmente, de punhos erguidos, os presos do Mensalão se arvoram de ser presos políticos. Já foram, hoje em plena democracia, eles são presos comuns. Ou seja, para o bem do Brasil e da democracia, são apenas políticos presos. E todos os que devem que sigam o mesmo caminho: a cadeia.



*É Professor em Porto Velho.

9 comentários:

Pedro Francisco disse...

Excelente texto. Muito lúdico.
Realmente a defenestração destes petistas do seio da sociedade sofrida e mal tratada pelos políticos necessitava ser realizada, muito embora com pesar, afinal, eles também são seres humanos. Não é com a desgraça do semelhante que iremos nos locupletar, neste caso, bem que o poderíamos.
O que realmente está faltando em nosso país, isto, de acordo com minha singela maneira de pensar é o comprometimento dos políticos para com a coisa pública. Precisamos urgentemente de uma reforma política partidária com a renovação de tudo, dos políticos, das siglas, dos programas e manifestos dos partidos, de uma legislação eleitoral única para todas as eleições, um código eleitoral atualizado, sem resoluções causuísticas e acima de tudo com a população eleitoral consciente de seu dever. O dever de não votar somente para sí,mas também votar pensando em seu semelhante e no futuro dos seus. Não se pode mais votar na forma do imediatismo, o imediatismo que dá às pessoas a prerrogativa de votar em detrimento das necessidades de uma nação trabalhadora, honrada e honesta e, que, acima de tudo tem a base de sustentabilidade do planeta, aqui em tudo, tudo mesmo nós somos auto suficientes, até mesmo na "malandragem".
pedroportovelho.com

Suamy Vivecananda Lacerda disse...

Amigo Nazareno, não fosse você ter enfiado o nome de "são Maquiavel" em seu artigo ele seria uma espécie de peça a ser guardada para a posteridade, contudo ao usar um nome santo nome em vão, você profanou o nome do pai da política moderna, colocando-o junto a essas aves de rapina que temos na nossa política atual. Para falar a verdade essa gente nem vai para canto nenhum, até porque nós brasileiros não queremos saber onde vão dormir esses ladrões do dinheiro público, o que queremos saber é aonde dorme o dinheiro que eles levaram. Esse sim resolveria grande parte de problemas educacionais, de saúde, segurança entre outros.

Geraldo Gonçalves disse...

Professor ,faço suas palavras e pensamento,meus,concordo,em numero,e grau e genero...

Luis Carlos Pereira disse...

Muito bom Profº Nazareno. Espero que agora aqueles que muito te critica, tenham coragem de elogiar pelo belo texto, pela coerência com que conduziste o tema. Mais uma vez, parabéns.

Osmar Donizzeti disse...

Mas foi ele que deu moral a este país, vcs comem e depois cuspi no resto...

Jorge Afonso disse...

então, com certeza os PORCOS estão todos contaminados e mais fedorentos....eles não mereciam ser tratados desta forma, se Eu fosse um porco desses, Ei ia querer virar uma LINGUIÇA paio e bem paiuda só para poder entra dentro do....ká deles...

Igor Trivério disse...

ótimo texto do prof. nazareno. Nunca teve projeto de governo e sim de poder. A base muita propaganda enganam os brasileiros.

Cris Ferreira disse...

O Brasil nunca mais vai ter um presidente como este..eu apoio o governo lula..

Wilson França disse...

kkkk...concordo com a Cris....nunca vai ter outro....com nove dedos...kkkk