quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Os EUA deviam bombardear Rondônia



Os EUA deviam bombardear Rondônia


Professor Nazareno*

          Em discurso feito recentemente, Barack Obama admitiu que os Estados Unidos vão atacar a Síria em represália ao fato de o governo sírio, liderado por Bashar al-Assad, ter usado armas químicas contra a sua população na guerra civil que varre aquele país do Oriente Médio. Serviços de inteligência ocidentais afirmam que mais de 1420 pessoas morreram vítimas desses ataques. Cerca de 450 delas eram crianças. O Protocolo de Genebra de 1925, do qual os sírios são signatários, proíbe o uso deste tipo de armas em qualquer situação. Matar civis inocentes numa guerra ou mesmo em tempos de paz é uma atrocidade sem limites que deve ser punida sob todos os aspectos. Rondônia e o Brasil não estão em guerra, mas aqui já morreram e morrem todo dia muito mais crianças e civis inocentes do que em qualquer guerra conhecida. O mundo dito civilizado ficaria estarrecido se conhecesse a carnificina daqui: nossos hospitais são verdadeiros campos de extermínios.
        E a corrupção desenfreada e sem controle em nosso Estado e no país inteiro é a responsável por este genocídio. Sabe-se, por exemplo, quanto em dinheiro, alguns deputados da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, em pouco mais de trinta anos desta casa, já roubaram, já desviaram? E na Câmara de Vereadores de Porto Velho, tem-se notícia do quanto já foi surrupiado durante os quase cem anos de sua existência? Dinheiro público, sendo desviado para o bolso de ladrões, políticos desonestos que quase sempre ficam impunes. Quando se desvia verba pública, muitas pessoas, preferencialmente as que são pobres, morrem em filas de hospitais, sem médicos, sem atendimentos, sem remédios e sem esperanças. A corrupção daqui é muito pior do que as armas químicas usadas na Síria e mata muito mais pessoas só que de forma lenta, silenciosa e cruel. E o pior: com a total aceitação das próprias vítimas.
        São incontáveis, em Rondônia, as operações “caça corruptos” da Polícia Federal e que quase sempre dão em nada: Operação Dominó, Operação Termópilas, Operação Vórtice, Operação Endemia, Operação Apocalipse, Operação Hygeia dentre tantas outras. Quanto recurso foi desviado do Erário nestas operações que seria empregado em hospitais, escolas, segurança e infraestrutura? Quantas mortes a falta desse dinheiro causou? Quanto sofrimento foi imposto ao povo daqui? Por isso, os Estados Unidos deviam bombardear alguns alvos em Porto Velho e Rondônia para estancar esta sangria. Acabando a corrupção, diminuiria grande parte desse sofrimento. Mísseis Tomahawk deveriam ser lançados contra os infames prédios da Avenida Major Amarantes com Pinheiro Machado e Duque de Caxias bem no centro de Porto Velho e também na Avenida Calama com Rua Belém no Bairro da Embratel. O mundo deveria saber o que acontece em terras karipunas e tomar providências. Por que justiça só lá na Síria?
       Há inúmeros outros alvos em Porto Velho e também em Rondônia que deviam receber a visita dos Tomahawk americanos, só que, por enquanto, devem ser poupados: a incompetência de muitos administradores também tem matado muitos inocentes além de causar dor e sofrimento. Armas químicas, corrupção, desmandos e incompetência administrativa são pragas que deviam ser combatidas com a mesma tenacidade. E como os Estados Unidos se consideram “a palmatória do mundo”, poderiam começar a agir imediatamente. Se a Síria, que é acusada de matar numa guerra algumas centenas de inocentes, será punida, então devia ser iminente um ataque a Rondônia, cujas autoridades têm matado muito mais gente e de forma mais cruel e desumana. O problema é o preço destes mísseis: cerca de um milhão de dólares a unidade. Destruir estes malditos prédios gastando tanto dinheiro assim é desperdício. É acender vela para defunto ruim. Tinha que ser com paus e pedras mesmo. Mas cadê a coragem? Aceitamos tudo calados e nem sequer saímos às ruas. E nas próximas eleições, o povo daqui, que se orgulha de ter ancestralidade, reelegerá todos eles para nos administrar.



*É Professor em Porto Velho.

17 comentários:

Laércio Pinto da Silva disse...

Vejam bem, sempre leio os textos produzidos por vc Professor Nazareno e posso sem medo de falar ou escrever que sou fã de suas idéias imcopreendidas, mas em particular pela primeira vez vou fazer um comentário....
QUE TEXTO!!!!! vc se superou PARABENS!!!! Vc vai ver esles vão está de volta..Erminio e muitos do PT e outros...E sabe quem vota??

Luiz Carlos Pereira disse...

Pronto Profº Nazareno,de todos os artigos publicados de sua autoria, considero este o máximo. Será que ainda irão mandar você de volta ao seu torrão natal? Penso que não, continue assim com esta coerência.
Abç LuisCarlosPereira

Taís Ferreira disse...

Posso dizer que este texto está ótimo. Leio alguns, mas esse até agora foi o que mais me surpreendeu!

Lumara Soares disse...

Eu concordo em tira os políticos corruptos e da eles para EUA fazer o que quiser e eu concordo também com o paragrafo que diz que quanto dinheiro foi surupiado com todas essas operações com tanto dinheiro desviado dava para construir outros hospitais, nossa cidade era a mas linda em termos de saneamento, iluminação, etc, etc. #revolta com os políticos.

Cremildo disse...

Nunca vi tanta bobagem de uma só vez,nÃo sou a favor da corrupção. Neste pais, todos que critica é porque não tem oportunidade.É só ter uma oportunidade que faz o mesmo. Se vc um dia não foi trabalhar e assinou o ponto isto tambem é corrupção. Enfim a verdade é somos 200 milhões de corruptos no Brasil. Põe a mão na consciência e veja se não é verdade.

Celso Biafra disse...

Concordo plenamente com a matéria, porém, os alvos aqui teriam que ser precisamente, não as instalações militares, mas, sim, as cabeças dos políticos ladrões e safados que temos por aqui. Políticos esses que, infelizmente, a maioria ignorante de nós, coloca no poder a cada 4 anos.

Sandro Teixeira disse...

QUE TEXTO HEIMMMM...PROFESSOR NÃO MEXA COM O QUE ESTÁ QUIETO...POIS O ANGU ENTORNA!!!

Tiago Camilo disse...

"mas aqui já morreram e morrem todo dia muito mais crianças e civis inocentes do que em qualquer guerra conhecida.." Onde conseguiu esses dados? Resposta do Prof. Nazareno: eu os inventei.
Hipérbole e muito sensacionalismo. --'

Juliane Gois disse...

Eu só acho que o Professor Nazareno tem que "ganhar seu pão de cada dia" na cidade natal dele. Porto Velho/RO pode não estar no seu melhor momento. Mas então que venha com soluções e não com reclamações como se o dinheiro que o sustenta não fosse daqui. Por que ao invés de reclamar ele não vai ser líder de protestos já que tem um contexto todo formado a respeito da nossa terra?!

Iure Tiago disse...

Professor Nazareno obrigado por sua colaboração, mas ja que odeia tanto a cidade por que não diz adeus e vai embora? Isso pra mim e comodismo seu, não discordo de alguns pontos de vista colocados mas por favor né?

Wilson Lopes disse...

Parabens!! Professor Nazareno pelo seu comentário, tudo isso faz sentido, e é uma verdade verdadeira....

John Augusto disse...

Só quem tem mente pequena vai falar merda contra esse Professor. É lógico que o cara usou uma metáfora para ilustrar a realidade da saúde pública não só do nosso Estado como do nosso País que é saqueado diariamente por esses vermes chamamos políticos. Ele tem razão em afirmar: Onde morreu mais gente: Na guerra da Síria ou durante esses 500 anos de corrupção do nosso país? Vou ser um pouco mais leve. Aonde morreu mais gente: Na guerra da síria ou de 2010 até hoje nos corredores dos hospitais públicos do nosso país? A resposta está diante dos nossos olhos. No final da sua ideologia o professor até afirma que matar esses 'vermes ' com um míssil Tomahawk, que é em cerca de 1 milhão de dólares, seria um desperdício em tanto. " Tinha que ser com paus e pedras mesmo. Mas cadê a coragem? Aceitamos tudo calados e nem sequer saímos às ruas. E nas próximas eleições, o povo daqui, que se orgulha de ter ancestralidade, reelegerá todos eles para nos administrar. " Pro: Nazareno.

Luis Ikenohuchi disse...


O que leva o ser humano a querer "aparecer" a qualquer custo? fazendo isto estou dando créditos a quem não merece.

Flávia Brasil disse...

Me orgulho do professor Nazareno, que visão brilhante. Soube usar bem o assunto do momento, para acordar a sociedade que isso acontece todos os dias em formas distintas.

Fernando Sampaio disse...

O próprio Jornal tentou fuder o professor. ele não quis dizer bombardear os habitantes de Rondônia,a população etc... .... Pra quem não leu a matéria veja:[ Quanto recurso foi desviado do Erário nestas operações que seria empregado em hospitais, escolas, segurança e infraestrutura? Quantas mortes a falta desse dinheiro causou? Quanto sofrimento foi imposto ao povo daqui? ] não e você ae que tem preguiça de ler a matéria e sai comentando,o que não sabe que o professor quer que morra não! ele diz: [Por isso, os Estados Unidos deviam bombardear alguns alvos em Porto Velho e Rondônia para estancar esta sangria. Acabando a corrupção, diminuiria grande parte desse sofrimento] querendo ele em ato de Independência ou Morte que os safados dos deputados,senador,prefeito,vereadores e ate msm governado seja alvos de ate de explosão de bomba, teoria do cortando o mau pela raiz. Rondônia ao vivo quis ferra o professor, explica primeiro que o povo aqui de Rondonia não gosta de ler. Vlw

Luiz Albuquerque disse...

O Senhor ainda está por aqui? E, depois de tanta baboseira escrita contra Rondônia e, particularmente, Porto Velho, ao invés de se desculpar, publica texto defendendo a explosão de parte de nossa cidade? E ainda "esculhamba" o povo "daqui"? Por acaso o "professor", arauto das verdades inquestionáveis, não mora aqui? Então, se mora, também é um "daqui". Francamente, em termos de "caradurismo" o senhor bate qualquer político! Luiz

João Paulo de Brito disse...

Parabéns Profº Nazareno, pelo texto fantástico! Sabemos que essa praga chamada corrupção que assola o Brasil como um todo e principalmente o Estado de Rondônia esta longe de acabar, gostaria muito de ver todos esses bandidos atras das grades, mas os embargos infringentes e as pizzas como disse o Boris no Jornal da Band ontem não permitem que isso aconteça, mas o que nos enche de esperança são atitudes como essas suas de tornar a publico ideias e pensamentos relevantes que ainda nos enche de orgulho. Admiro muito o seu trabalho! João Paulo de Brito