terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Socorro, Dr. Mauro, salve Porto Velho!



Socorro, Dr. Mauro, salve Porto Velho!


Professor Nazareno*


Antes de tudo, Dr. Mauro Nazif, um feliz Ano Novo para o senhor e toda a sua família. A partir de agora e durante os próximos quatro anos o senhor vai administrar a cidade de Porto Velho. Para isso, recebeu nas últimas eleições 142.937 votos, ou seja, 63,03% dos votos válidos. Dentre estes, o meu e creio que os de meus familiares e de muitos amigos. Como o senhor, também não sou filho daqui, embora tenha residência fixa neste município já há 32 anos. Conheço de perto quase todos os problemas dessa cidade uma vez que os enfrento diariamente para dar provisão à minha família. Além de Porto Velho e de Rondônia, tive o privilégio de conhecer muitas outras cidades, Estados e até países e por isso sei que o senhor está diante de um grande desafio que é administrar uma das cidades mais sujas, imundas e problemáticas do Brasil. E agora, talvez a mais corrupta. Por isso, é preciso muito cuidado na condução do nosso destino, pois além da boa administração, o senhor precisa também limpar o nosso nome, que hoje está mais sujo do que “pau de galinheiro”. A lama por aqui, senhor prefeito, não é só nas ruas.
       Dr. Mauro Nazif e senhor Dalton di Franco, pelo amor de Deus, não roubem. NÃO ROUBEM E NEM DEIXEM NINGUÉM ROUBAR. Cada centavo que entrar nos cofres desta Prefeitura, os senhores devem fazer bom uso dele para o bem de todos os seus munícipes. E não me interpretem mal, já que tenho a absoluta certeza de que os senhores são pessoas de bem, honestas e trabalhadoras, portanto jamais fariam isso. É que já estamos cansados de tantas desgraças e roubos nesta cidade e neste Estado. E como “a ocasião faz o ladrão”... Além do mais, todos os prefeitos e autoridades, assim como quase todos os políticos brasileiros, demonstram honestidade de sobra antes de exercerem qualquer mandato. E mesmo sabendo de suas boas intenções para com Porto Velho e sua gente, se fosse eu, já teria mandado de livre e espontânea vontade, quebrar os meus sigilos telefônico, fiscal e bancário para que não pairassem quaisquer dúvidas. Pediria também uma auditoria completa na Prefeitura para averiguar todas as denúncias das recentes Operações Vórtice e Endemia. E quem roubou, tem que devolver tudo.
            Afinal de contas, Dr. Mauro, o ex-prefeito disse que deixou mais de 250 milhões de reais nos cofres do município. Será que deixou mesmo? E as obras inacabadas? Por que existem tantas? O que a nova administração fará com elas? O senhor já deve ter dado umas voltinhas pelos bairros para averiguar o óbvio: parece que sofremos um bombardeio aéreo. Não há infraestrutura, a sujeira campeia em todos os lugares, lixo e carniça parecem que já são parte da nossa triste rotina. Não temos água tratada, não temos saneamento básico, não temos nada. Há muito tempo, fomos abandonados pelo Poder Público. Entra ano e sai ano que é lama no inverno e poeira no verão. Eis o nosso triste cotidiano. Por tudo quanto é sagrado, Dr. Mauro Nazif, repito: mude a cara desta cidade. O senhor tem quatro anos para fazer isto. E já deu mostras que sabe como, pois é um político batalhador e competente. Trabalhe e seja sempre honesto, precisamos disto. O senhor conhece cidades bem menores, mais novas e mais pobres do que Porto Velho e que são bem mais limpas do que esta capital. Aqui, só falta boa administração.
       Governe com o seu Vice e exija da Câmara de Vereadores oposição coerente e fiscalização séria e responsável. Vereador deve ter função também, afinal foi eleito para quê? Incentive estas “misérias” a fazerem alguma coisa. Esse bando de “condenados” tem que trabalhar pela cidade inteira e não apenas por suas bases eleitorais. Nessa próxima administração ninguém deveria se envolver nestes escândalos que tanto nos envergonham. Cada vereador vai receber a partir da posse nada menos do que 12 mil reais por mês. O senhor, Dr. Mauro, terá um salário de 21 mil reais por mês e o seu Vice receberá 17 mil. Todos com salários excelentes. Logo, não há necessidade de meter a mão no dinheiro público. Viver com estes salários é o sonho de quase todos os brasileiros. Pense nisso. Tenha compaixão de nós, simples moradores que pagamos tantos impostos. Imploro em meu nome, já que a maioria dos moradores daqui está acostumada a nada exigir de suas autoridades. Muitos são acomodados e descompromissados com a política e parece que só estão preocupados é com carnaval, futilidades e festas.
Mas saiba que se não quiser me ouvir, e optar por trilhar o caminho da sacanagem, da roubalheira, da corrupção, nada grave vai acontecer com o senhor. No Brasil, os órgãos de combate à corrupção e à roubalheira só fazem alvoroço na hora de prender. É aquela “pirotecnia midiática” sem maiores consequências futuras. Um, dois meses depois, graças a nossa frágil legislação, estão todos soltos e livres desfrutando do roubo. E o pior: ninguém devolve um único centavo nem continua preso e o senhor sabe disto. Então, rogo: tenha pena de Porto Velho e de sua gente. Respeite o suado dinheiro dos impostos e trabalhe com garra. Eu confio no senhor, na sua honestidade e na sua capacidade de mudar esta realidade, mas estaremos de olho. Não loteie a administração municipal, governe Porto Velho com amor pela cidade e por sua gente e olhe para os pobres e abandonados moradores que vivem sem água tratada, sem esgotos, no meio da fedentina, da carniça, da sujeira e da imundície. Peçamos a Deus que lhe ilumine para que todos nós tenhamos dias melhores. Porto Velho parece uma cidade amaldiçoada com tantos administradores incompetentes. Quebre esta maldição. “A Hora é Agora”.




*É Professor em Porto Velho.

11 comentários:

Joeli Batista Teixeira disse...

meu caro professor nazareno, pra melhorar porto velho será necessário trocar boa parte do povo. temos um atraso social muito grande e mexer com isso demora um certo tempo. acredito que se investirmos nas crianças, dentro de uns vinte anos teremos uma sociedade melhor. fora disso é ficar mentindo dizendo que vai construir 40 quarenta creches em porto velho em quatro anos . ( uma por mes...vá enganar o diabo..)

Bruno Lima disse...

Faço dessas as minhas palavras..

Zekatraca disse...

É o artigo que todos gostaríamos de escrever. Parabéns professor Nazareno. Tomara que o Dr. Mauro leia tão bons conselhos de alerta!. FELIZ ANO NOVO!

Edilson Matias disse...

Parabéns prof. Nazareno, por suas palavras verdadeiras, sei que é um sonho de todos, que pode se tornar realidade, um Brasil , uma Rondônia e uma Porto Velho, sem corruptos, sem ladrões, sem canalhas e com mais justiça social, infelizmente a grande maioria da nossa população se ilude com as tais de bolsa isso, bolsa aquilo e se conformam com a vida que levam, poucas são as que se levantam contra esse sistema político falido e essas leis que só beneficiam esse pilantras, aliás que eles mesmos aprovam, posso até estar errado mais nunca vi nenhum desses canalhas, bandidos, sejam políticos, empresários, laranjas e outros devolverem algum centavo ou bens roubados de nosso povo, se alguém tiver notícia que algumas dessas figuras tiveram bens bloqueados e depois sequestrados, para ressacir o erário público, comuniquem a população, como o sr. falou prof. no início eles agem como santinhos, fala mansa, para ganhar os votos, mas depois se transformam em verdadeiros demônios, infelizmente para colocá-los no poder nos podemos, mas para tirá-los só eles tem esse poder porque eles se aliam e tem o rabo preso como o outro, e ninguém pune ninguém , o máximo que ele fazem e disso eles não tem vergonha na cara e afastar o corruptos por 30 dias e nada mais, mas graças a algumas entidades públicas podemos ver uma pequeniníssima luz no fim do túnel. Um abraço a todos e vamos a luta, unidos podemos fazer um futuro melhor p/ todos.l

Anônimo disse...

POIS É MEU AMIGO O COMENTÁRIO QUE LI SOBRE OS DESCASOS DA ADMINISTRAÇÃO PUBLICA NÃO É DE ACREDITAR MAS É A VERDADE; É TANTA CORRUPÇÃO NAS ADMINISTRAÇOES FEDERAIS, ESTADUAIS E MUNICIPAIS, RESUMINDO A POLICIA FEDERAL O MINISTERIO PÚBLICO LEVANTA E PROVAM INCLUSIVE COM PROVAS FILMADAS ETC. E A COISA NÃO VIRA EM NADA. R E S U M I N D O : NINGUEM VAI PRÁ CANA (CADEIA); COMO O LADRÃO DE GALINHAS; E PIOR AINDA NADA É DEVOLVIDO AOS COFRES PÚBLICOS. É DIFÍCIL DE ACREDITAR MAS É A VERDADE....

Tami disse...

Parabéns professor, vc soube expressar muito bem o que precisamos e o que deixamos de fazer, infelismente o povo de Porto Velho incorporou a sujeira e a fedentina no seu dia a dia e acha isto tudo normal, é uma vergonha nossa cidade que é uma capital, e a mais feia e fedida do país, desejo tb do fundo do coração que este novo prefeito leia sua coluna e sinta vontade de nos mostrar o quanto ele é diferente, embora já veja que ele não vai fazer a auditoria que tanto esperavamos, mas vamos ter esperança né, pois é a única coisa que nos resta...

Ananda disse...

Parabéns pelo texto Professor Nazareno, concordo com suas palavras, espero que 2013 seja um ano melhor para a nossa cidade!

Aristóteles disse...

nós precisamos cobrar antes de tudo um grande planejamento pois no nosso município tudo virou prioridade pra já ,mmas para mim deve ser encarado de frente todos os problemas relacionados com educação e saúde e ai teremos dado um primeiro passo.

Roberto do Lagoinha disse...

O q a população não quer e não merece, e daqui a 2, 3 ou 4 anos ver a mesma cena: homens de preto, computadores embaixo do braço, disse-me-disse,"não fui eu... fiz mas não tudo isto" e novamente vermos nossa cidade tomada pela água, mato, lixo,buraqueira e falta de vergonha.

João Roberto disse...

ESPERO SER O PREFEITO A SOLUÇAO P PORTO VELHO MAS SE NAO DER CERTO ELE DEVE IR A OURO PRETO E COPIAR DO SR TESTONI O MODELO E LIMPAR PORTO VELHO E AI TUDO VAI BEM.

Rodrigo disse...

É caro mestre, infelizmente não depende só dele. Na operação vórtice tem um diálogo interessente entre o Sec. de Obras e um político, este indaga aquele o que estaria fazendo com as máquinas "nesse c.... de mundo"? se referindo a um bairro da nossa Zona Leste que está minguando com ruas esburacadas, atoleiros em zona urbana, ruas sem calçadas, lama, lixo, cães perdidos na rua, cadê o controle de zoônose de porto Veho? Infelizmente, enquanto o povo não se reunir e for para a frente da prefeitura e da Câmara Municipal, dar sugestas nos parlamentares e no chefe municipal pouca coisa irá mudar.