sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

O Poder Legislativo no Brasil



“Corrupção: o desabafo de Chiquinha Santos”


Professor Nazareno*

         
        O ácido e polêmico discurso da Deputada Estadual Chiquinha Santos do PTBR na Tribuna da Assembléia Legislativa repercute até hoje na mídia. Foram mais de 20 acessos em uma semana e os comentários nas redes sociais viraram uma febre. Não se fala de outra coisa.Uma verdadeira lavagem de roupa suja”, é o que dizem muitos internautas e analistas políticos. A parlamentar não mediu palavras ao se referir aos seus pares acusando-os de ladrões, corruptos, vagabundos, canalhas, cínicos, debochados e acima de tudo insensíveis com o sofrimento do povo que eles dizem representar. “Senhor Presidente, esta Casa de Leis se transformou nos últimos anos na Casa da Mãe Joana, num verdadeiro cabaré sem a madame”, vociferou a combativa deputada. “Isto aqui nunca foi a Casa do Povo como todos insistem em dizer abertamente”, completou.
        Muito irada, a parlamentar afirmou que agindo assim a Assembléia Legislativa não serve para nada e não tem nenhuma função dentro do estado democrático de direito. “Se esta porcaria fosse extinta, não faria falta nenhuma ao povo e seria até uma bênção, pois economizaria dinheiro para ser empregado em benefício da população carente”, disse.  Ela foi mais além e referindo-se a muitos Deputados Estaduais afirmou que os “marmanjos, safados e cafajestes” que infestam a política local deviam tomar vergonha na cara. “Este Estado é conhecido no Brasil inteiro como um lugar onde a roubalheira é institucionalizada e ninguém faz nada para mudar esta triste realidade”. Ela também se referiu ao fato de que nos últimos seis anos foram escândalos e mais escândalos que ajudaram a jogar o nosso nome na lama. “Somos uma terra sem lei”.
        “Até antes do escândalo das fitas mostrando vários deputados pedindo propina ao Governador, que se rouba neste Estado. Depois foi a operação da Polícia Federal quando vários parlamentares foram presos e agora esse novo escândalo”. A deputada reclamou também que quase nenhum envolvido está preso e ninguém, absolutamente ninguém, devolveu um centavo sequer aos cofres públicos. “Nesta Casa de Leis, senhor Presidente, quanto mais ladrão, mais amado. Quanto mais rouba, mais simpático e mais votos recebe na eleição seguinte”. Ela afirmou que o problema da corrupção está no nosso DNA e que em quase todas as casas legislativas do país a situação infelizmente parece ser a mesma. “Até o partido que está no Governo e sempre pediu votos vendendo a moralidade, a honestidade e o zelo com a coisa pública também se corrompeu e viraram traidores da Pátria. Todos agora são corruptos”, sentenciou.
        Foi taxativa ao dizer que “os canalhas são presos numa operação, mas logo dão um jeito de continuar mamando na próxima legislatura. Quando não colocam a esposa, um filho, um parente, ou outro afilhado qualquer para lhe representar, colocam um laranja para se candidatar e recebem quase sempre muitos votos da outra canalhada burra e despolitizada e continuam se enriquecendo às custas do Erário”. E continuou: “Vejam o caso do nobre deputado Albeno Carneiro: vendeu a idéia de que era combativo, consciente e lutava contra os privilégios da Ditadura Militar  e hoje, depois que lhe arrumaram um emprego em Brasília, virou um reacionário de carteirinha. Reage a um simples texto e sem conhecer a realidade dos outros, se mete a dar opiniões contraditórias. Um verdadeiro imbecil”, disse. Chiquinha Santos falou da triste e até agora imutável realidade do “Campo de Extermínio de Pobres” e vaticinou que não entendia como se rouba sem nenhuma culpa o dinheiro que amenizaria o sofrimento daquela gente esparramada pelo chão. “Até agora nenhuma providência foi tomada”.
Falou que se não tomarmos cuidado, as verbas das compensações das usinas serão todas embolsadas pelos canalhas e ladrões e nada sobrará para investimentos. Disse que como sempre nós só ficaremos com o prejuízo ambiental e a ressaca social. “O progresso prometido virou corrupção e desmandos e agora já estão prometendo, de novo, resolver em apenas 90 dias os problemas da saúde que não resolveram em 20 ou 30 anos. Estão mentindo sem nenhum descaramento. Prometem sanear toda a capital e resolver a questão do lixo, da carniça e dos viadutos inacabados”. “Estamos cansados de promessas, senhores. Governem de fato, vossas excelências foram eleitos para isso. Tomem vergonha na cara e respeitem o nosso povo e a nossa gente. Queremos legisladores e governantes sérios, pois é para isso que trabalhamos honestamente e pagamos altos impostos”. “Como vamos brincar o próximo carnaval? Como sairemos na famosa banda?”, indagou de forma veemente. Em silêncio, todos os presentes àquela sessão ordinária se retiraram um a um. Ainda muito emocionada, a Deputada Chiquinha Santos agradeceu ao Presidente daquela Casa de Leis e também se retirou.






*É Professor em Porto Velho.

17 comentários:

Arthur Alves. disse...

Um sonho, um grande sonho. Todos somos Chiquinha Lopes.

FRANCISCO disse...

Parabéns pelo belo texto professor... acredito que hoje cada um de nós sonha com a existência de pelo menos uma "Chiquinha dos Santos". Como infelizmente isso é pouco provável, só nos resta apostar numa possível mudança de consciência social através da Educação e nas novas tecnologias de comunicação que permitem o acesso de uma quantidade cada maior da população às informações. Pois, como diz Jean Ziegler "...a conjuntura neoliberal sob a qual vivemos é inimiga jurada do Estado e da regra comum... ela difama a lei e glorifica a racionalidade mercantil sobre a livre determinação da vontade coletiva". No momento, parece que não temos alterantiva, apesar dos esforços de alguns agentes públicos nenhuma instituição pública se destaca na confiança da população, já que as boas ações praticadas por esses agentes púlicos, posteriormente são desqualificadas pelo conjunto da "obra" estatal.

Gabriel Milhomem disse...

kkkkkkkkkkkkkkkk o Vater Araujo falou pro fastástico que vai provar sua inocencia.
Povo de Ro vamo deixar de ser biurros e nas proximas eleições nao vamos votar em nenhum desses caras que estao envolvidos na operação termopilas.

Francisco Carlos disse...

Otimo texto, joga na cara dos politicos, aquilo que consideramos uma utopia e principalmente, torna publico e coloca em palavras, o sonho de milhoes de brasileiros, o dia em que um politico tera coragem de cortar a propria carne, assinar um mea culpa!!!!

Espero estar vivo, no dia em que algum jornalista de verdade, escreva um livro sobre os politicos rondonianos, nao sera nenhum desta turma de asseclas que vivem sob o soldo dos politicos e que tentam disvirtuar a mente do eleitor atraves de seus sites e jornaizinhos.

Jair Calixto disse...

Sou jornalista, e confesso que erros podem acontecer com qualquer um, mas não entendi a razão do Professor Nazareno ter cometido um erro tão básico. (CHIQUINHA CAMPOS, qdo o correto é CIDINHA CAMPOS), imaginei que fosse outra pessoa até, uma vez que esse acontecido já está fazendo quase dois anos. Desculpe aí a correção tá!!!!!

Francisco Carlos disse...

Nao ta vendo que ele usa o fato, para tracar um perfil e adequa-lo a realidade rondoniense, mesclando verbas de usinas, prisoes e liberdade de politicos locais. A Chiquinha do caso, 'e apenas um ser imaginario, creio eu rsrs

Adelto Rodrigues disse...

Esta é a terra-de-ninguém
Sei que devo resistir
Eu quero a espada em minhas mãos...
"LEGIÃO URBANA"

REVOLTADO COM TANTA CORRUPÇÃO disse...

Por muito que queira acreditar que essas palvaras sejam verdadeiramente sentidas, essetipo de reaçao ja foi visto anteriormente, sempre com aintenção de tirar proveitos próprios. Desejo muito sinceramente que essa senhora seja realmente diferente dos demais politicos que gravitam por este estado.

Sílvio de Jesus Gonçalves disse...

O Prof. Nazareno, como sempre, usa a sua verve sarcástica. O tal PTBR não existe, podem consultar na lista do TSE; também se pode dizer o mesmo da "Chiquinha Campos". Nem nos damos imediatamente conta dessa brincadeira, porque há muitas dezenas de partidos políticos: vinte e nove registrados, dois com registro nacional, cinco com registros apenas locais e trinta e dois em processo de registro (alguns com nomes exóticos, como o Partido do Esporte, da Mulher Brasileira, da Negação da Negação, do Terceiro Setor etc.) e, porque, infelizmente, quanto aos fatos descritos, acho que nos reconhecemos como suas vítimas e autores indiretos.

Raimundo Soares de Lima Neto disse...

O que mais me deixa indignado é saber que 90% da nossa população é conivente com esta situação, pois são incapazes de perceber que cabe a cada um do nós modificarmos a situção. É através do voto consciente que podemos eleger representantes dignos de um povo honesto, dessa maneira, cada povo tem seu representante que merece, uma vez que somos influencidos pela máquina administrativa, que usa do poder para proporcionar um cargo para o primo da visinha do meu cunhado, achamos que está fazendo um favor enorme e com isso é merecedor do nosso voto. Triste é essa sociedade! Pois alem de perfídia, é politicamente analfabeta. E não adianta dizer que nesta eleição não irá votar, pois mais uma vez mostraria a imbecilidade e a falta de compromisso com a sociedade, na verdade este problema só será resolvido com o voto, livre, consciente e compromissado com aqueles que realmente queiram mudar o Estado e não sendo influênciado pela politicalha que insiste em manipular as pessoas.

Vanessa Costa Silva disse...

QUANTA EMOÇAO! TÔ CANSADA DE PALAVRAS, DE VERBOS. VAMOS AGIR MAIS E FALAR MENOS SRS DEPUTADOS, VEREADORES, POLITICOS ETC ETC.

Dr. Marcelino M. Rego disse...

O dia que a população perder a cabeça e linchar um vagabundo desse no meio da rua. Ai sim vai acender uma luz vermelha no gabinete de varias autoridades. E com tanta denuncia e reportagens mostrando sempre apreensão de grandes somas de dinheiro em poder destes trates. Adivinha quem vai virar alvo da bandidagem? Além do mais esses nobres politicos, nem podem declarar o que foi roubado. Quem planta colhe, pode até demorar um pouco mais colhe.

Fala Sério disse...

Corrupção!!! aonde!!! Em PVH-RO, já mais! Aqui, nunca existiu e nem vai existir corrupção! Viva! peter pan!

Willian PBJ disse...

Onde posso ver esse vídeo?

Dr. Marcelino M. Rego disse...

Nobre prof. Nazareno, nada a acrescentar!

Nehizinho disse...

Estou ficando cada dia mais fascinado com esse Estado e com esse país, afinal de contas, esses mesmos canalhas que roubaram e foram acusados e que hoje já estão soltos(e que jamais devolveram um só centavo aos cofres públicos), nas próximas eleições estarão novamente com a cara lavada pedido e recebendo milhares de votos novamente. Parabéns povo de Roubânia!

Mário Quevedo disse...

Chiquinha Campos? Quem é essa, cara-pálida? Por acaso estaria se referindo à deputada federal pelo Rio de Janeiro CIDINHA CAMPOS? Outra, o senhor parece que está meio defasado hein? Essa história ae já rolow faz tempo...