terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Deus não é brasileiro. Ou é?



Deus é mesmo brasileiro?


Professor Nazareno*


       Muitos afirmam que religião não se discute. Eu, como não tenho e nem sigo nenhuma crença, evito polemizar sobre o assunto. Porém fico imaginando quando alguns religiosos afirmam com absoluta certeza que o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus. Pode ser, não duvido de tal afirmação, embora não creia no fato. Porém acreditar que Deus fez muitos brasileiros à sua imagem e semelhança é no mínimo forçar a barra. Que Todo Poderoso é esse que pode ser comparado a um indivíduo que, na sua grande maioria, é ladrão, corrupto, preguiçoso, indolente, crápula, desonesto, ambicioso, violento e cheio de vícios e manhas? O conceito que tenho do Criador é bem diferente destas terríveis qualidades. Óbvio que Ele, na sua infinita bondade e misericórdia, deve ser um sujeito inteligente, justo, honesto, bondoso e que encarna o bem. Por isso, sempre achei que Deus fosse mulher. Somos uma criação divina? E ainda dizem que a melhor coisa que Ele fez foi o homem. Imagine-se a pior.
Dizer que o rondoniense, uma espécie de brasileiro menos afortunado e, portanto alguns deles com tendência a ter mais imperfeições, foi também criação divina é no mínimo não compreender nada de religião ou mesmo de antropologia já que ambos, rondonienses e brasileiros, com raras exceções, são quase tudo de ruim e imperfeito que existe na criação. Fala-se sem nenhuma culpa que muitos brasileiros são corruptos e ambiciosos, que adoram dinheiro, principalmente o público e que tudo fazem para “passar a perna” nos outros. Geralmente entram na política, fazem discursos otimistas e mentirosos, criam partidos políticos cujos slogans parecem ter sido retirados das Sagradas Escrituras só para enganar o seu semelhante ou para continuar roubando tudo e a todos. Até um tal PC do B, partido formado por comunistas visionários, adaptou-se bem rápido às regras vigentes. Aprendeu com o PT e ambos ensinarão ao PSOL. E todos quase sempre acabam roubando descaradamente o Erário. É a política do Brasil.
O ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, foi pela terceira vez consecutiva fraudado. Outra vez em menos de cinco anos, a Polícia Federal desbarata uma quadrilha que agia de dentro da Assembléia Legislativa de Rondônia. E o povo ficou feliz. Quase todos os estádios de futebol que estão sendo construídos ou reformados para a Copa do Mundo de 2014 apresentam sérios problemas de orçamento. Em Londres, por exemplo, todos os estádios e locais onde serão realizados os Jogos Olímpicos de 2012 já estão prontos e tudo dentro do orçamento previsto. Do ponto de vista do planejamento, da organização e da lisura, a Copa do Mundo de 2002 realizada na Coréia do Sul o no Japão foi um sucesso. A ponte Rio Negro em Manaus, a exemplo da que estão construindo sobre o rio Madeira em Porto Velho e que também liga o nada à coisa alguma, encantou e encheu de orgulho muitos amazonenses, foi superfaturada e custou bem mais do que fora previsto. E todo mundo vibrou de alegria na sua inauguração. E eu sempre achei que os únicos brasileiros honestos eram os políticos. Praticamente neste país nada se constrói que não tenha um percentual, um agrado, uma grana “por fora”.
Se não é brasileiro, rondoniense Deus também não pode ser. A construção das hidrelétricas, por exemplo, prometia fazer jorrar mel e leite das fedorentas ruas de Porto Velho e o que se vê hoje é abandono e um descaso maior ainda para com a cidade. É mais um dos intermináveis ciclos que vêm e vão embora sem deixar nada de positivo para o lugar. Além de uma penca de políticos mais ladrões ainda e com desmesurada ambição pelo dinheiro em jogo, o que ganhamos com estas construções? Trânsito caótico, violência, prostituição, roubalheira, inflação, drogas, sujeiras e todo tipo de descasos não podem ser criações divinas. Investimentos em saúde, segurança e educação públicas de qualidade ou outras áreas cruciais para o nosso desenvolvimento  ninguém ouve falar, só tapeação de autoridades picaretas.  Está na hora de se criarem mais carnavais fora de época ou campeonatos brasileiros de futebol por ano para alienar ainda mais o povão idiota. Deus nunca veio aqui. Só o diabo e para construir a ferrovia que dizem ser dele. Um país ou um Estado onde humoristas são levados a sério e os políticos na brincadeira, não pode ser a terra de Deus. É preciso reinventar o brasileiro e o rondoniense. Talvez em outras encarnações e com muitos esforços possam dar certo. Enquanto isso, Operação Termópilas, caçambas na Sete de Setembro, viadutos parados.





*É Professor em Porto Velho.

3 comentários:

Dr. Marcelino M. Rego disse...

Caro professor na realidade Deus ainda não processou essa cambada, por está estoria da imagem e semelhança, por um unico motivo. Ainda não entrou nenhum advogado no ceu. O mais legal que a turma até mata por um curintinha, mas não tem coragem de protestar contra a roubalheira generalizada. E querem que tudo se resolva num passe de magica. Até hoje não entenderam que a unica magica que a maioria dos politicos sabe fazer é sumir com o dinheiro.

Joeser Alvarez disse...

Óh Nazareno, onde estão os teus detratores nessa hora?
Que não defendem a corrutela ou o porto de outrora?
Onde está a voz indignada que não berra?
E não pede tua cabeça de profeta nessa terra?

Benito Bonfim disse...

Modesto professor, concordo em tese com seu texto.... mas não faça do povo dessa terra que te acolheu motivos de zombaria, pois para zombar de nós já tem muitas pessoas; humoristas; políticos; presidentes; e agora o senhor com piadinhas sem graça e de pouca inteligência, só para lembrar, o senhor é brasileiro e não menos Rondoniensse. Como já disse e vou falar novamente FAÇA ALGUMA COISA! como homem de influencia você tem muitos alunos comece trabalhando a mente destes; e faça de RONDÔNIA um lugar melhor e se desejar do BRASIL também. E deixo como reflexão se o diabo passou por aqui, deve ter vindo de lá de onde o senhor veio pois é por lá o caminho!!!!