segunda-feira, 21 de março de 2011

A revolta nas usinas por Júlio Nascimento


A revolta das usinas em Porto Velho


Essa revolta de todos desses operários que trabalham nas construções de ambas as usinas já era esperada desde o momento que foi falado que elas iriam ser construídas, porém a população tanto de Porto Velho quanto de Jaci - Paraná não esperava que isso acontecesse tão cedo assim. Mais a pergunta que a população de ambas as cidades não conseguem uma resposta concerta, é o porquê dessa revolta toda da parte dos operários da usina de Jaci - Paraná? Será que é por motivos salariais ou será apenas uma boba briga entre um motorista e um operário?

Não vou mentir quando digo que sempre fui contra a construção dessas usinas no Estado, porém o que eu sou perante várias pessoas que se dizem importantes perante POLITICA SUJA que ronda o país. Todos temos ciência que tais construções vão trazer certos benefícios para a cidade, porém onde estão as provas de que tais benefícios serão revertidos para o Estado? Creio que quando tal assunto é tocado todos se calam por não possuir uma resposta certa. Tanto a Cachoeira de Santo Antônio quanto a Cachoeira de Teotônio eram pontos turísticos para a nossa cidade e até mesmo para o nosso Estado, porém agora quando você vai atrás dessas belezas no lugar você encontra apenas maquinários, nem ao menos se consegue ouvir aquele barulho de correnteza.

E daí que essas usinas vão trazer benefício para a cidade? Na verdade não podemos dizer que é benefício, pois se pararmos para analisar bem a situação e formos falar de uma forma percentual estaremos utilizando apenas de 3% a 7% da energia gerada tanto na usina de Jirau quando na usina de Santo Antônio. Quanto aos outros 97% a 93% vão ser distribuído para um país que nem ao menos sabe que a região Norte também faz parte do país, um país que abre a boca pra falar da região Norte de uma forma que parece que não possui uma população civilizada. Enquanto eles podem dizer de boca cheia que são da região Sul, Sudeste, Centro Oeste e Nordeste e quando chega nessa região Norte falam de uma forma que parecem que não sabem que existem outros estados a não ser o deles, nós podemos dizer de boca cheia que daqui a alguns anos ou até mesmo meses parte da energia que eles usufruem vem da nossa região.

Então quero dizer para as pessoas dessa cidade, vamos parar de pensar um pouco nos benefícios que algo pode trazer para nossa cidade ou até mesmo para o estado e vamos começar a ser um pouquinho mais egoístas e pensarmos em nós mesmos. Pois é por causa disso que hoje estamos passando por esse momento onde não podemos colocar nossas caras para fora de nossas casas sem ter medo de ser assaltado por alguém que diz que veio à cidade em busca de trabalho nas usinas, e o que é pior é que nem ao menos possuímos a certeza de não iremos passar novamente por isso futuramente quando as usinas terminarem de ser construídas.



Júlio Nascimento - Acadêmico do curso de Direito (Uniron)

3 comentários:

Graziele disse...

Concordo e apoio! Muito o bom o texto, parabéns! É certo que as usinas irá nos trazer benefícios, apesar de ser pouco comparando às demais regiões do país... o que junto trás inúmeros melefícios, principalmente na questão de segurança, como ocorre agora.

Anônimo disse...

Achei bom, sobre tudo quando li o nome do autor, pois a cada linha lida percebi um traço ingênuo, primário de quem aparenta não ter como hábito a escrita. Nada contra o rapaz que o produziu ou mesmo ao texto em si, porém quando acesso o blog do velho professor Nazareno espero algo mais, a mais, enfim, bem crítico e politizado, sem medo de esculachar quem e o que de direito.
Contudo, continue acadêmico, e velho Naza não alcançou esse primor de eloquência, que se assemelha aos grandes intelectuais e/ou loucos da história do dia pra noite.

Fladpsyko disse...

"Peão, imagem do cão", diz uma pérola filosófica da culta (?) sabedoria popular...