quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

O que é DEMOCRACIA?


Venezuela: a democracia 'rabo-de-cabra'

*Professor Nazareno

A recente eleição em forma de referendo que aconteceu na Venezuela para confirmar a vontade do seu líder maior Hugo Chávez deu ao mundo a falsa impressão de que há, de fato, no nosso vizinho, um regime de plena democracia. Realmente, mais de 54 por cento dos eleitores venezuelanos decidiram nesta oportunidade por algumas mudanças na Constituição do país que garantem entre outras coisas a possibilidade de reeleição ilimitada a todos os ocupantes de cargos populares, da Presidência da República para baixo, abrindo caminho para uma terceira eleição consecutiva, um novo período de seis anos, do atual presidente que já avisou que será candidato em 2012.
Vivendo um anacronismo político remanescente da extinta Guerra Fria, a Venezuela de Chávez ganhou notoriedade nos cenários político e econômico do mundo globalizado devido às constantes altas nos preços do petróleo, produto que os venezuelanos têm com uma certa abundância na região do rio Orinoco e faz do país um dos grandes produtores mundiais colocando-os como participantes da OPEP, o poderoso cartel mundial do qual fazem parte países como Irã, Iraque, Arábia Saudita, etc. O estrelismo de Hugo Chávez também se deve, em parte, à briga de retóricas que travou com o impopular ex-Presidente George W. Bush dos Estados Unidos.
Segundo o dicionário Aurélio, Democracia é a doutrina ou regime político baseado nos princípios da soberania popular e da distribuição equitativa do poder, ou seja, regime de governo que se caracteriza, em essência, pela liberdade do ato eleitoral, pela divisão dos poderes e pelo controle da autoridade. Em resumo, democracia é também a rotatividade do poder, o alto grau de consciência do eleitorado, a independência entre os poderes constituídos e principalmente o fortalecimento das instituições democráticas de qualquer país e não apenas a pura e simples realização de eleições.
Se a Venezuela, ou qualquer outro país do mundo, possui todos estes ingredientes na sua sociedade e na sua maneira de fazer política, trata-se evidentemente de uma país democrático. Caso contrário, ainda tem muito o que aprender nesta área. Por isso, não se pode dizer que o Brasil, por exemplo, com a relutância de alguns maus políticos em insistir no terceiro mandato para o atual Presidente Lula, após promover mudanças constitucionais, também não possa cair na tentação de solapar e estuprar a nossa jovem democracia.
Por isso, democracia é um regime extremamente importante para qualquer sociedade ocidental. E deve ser exercida na sua plenitude para o bem-estar e o conforto de todos. Não existe democracia relativa, como queriam nossos militares durante a famigerada ditadura militar, nem meia democracia como quer Chávez e os seus asseclas. Assim como também não pode existir democracia plena com corrupção e compra de votos que têm sido exemplos mais do que corriqueiros nos meios políticos brasileiros.

*É professor em Porto Velho

2 comentários:

Valdemar Neto disse...

Agora a Venezuela está lascada. Se bem que com a saída de Bush e a entrada de Obama a realidade Venezuelana pode mudar em relação aos EUA. Pelo menos eu a espero. Caso contrário, teremos que ver Chávez solicitando a intervenção do Brasil pra resolver os problemas causados pelo governo venezuelano. Definitivamente odeio Chávez!!!!

Anônimo disse...

A democracia real ainda é um ideal não atingível, e, até então, não existe no mundo sistema algum que sirva de base, regra ou senso de comparação para avaliação plena de verdadeira democracia
Pois, os processos de democracia são diversificados, e refletem a vida política, social e cultural de cada nação. As democracias baseiam-se em princípios fundamentais e não em práticas uniformes, pois, não existe modelo autêntico, forma perfeita, plena ou exemplar de Democracia no mundo; e nem existe modelo único que sirva para todas as regiões e todos os países.
Não existe "democracia plena"; esse belo rótulo que alguns países se auto-qualificam ou que se auto-proclamam, de os campeões de “Democracia” . Os EUA, com sua ditadura de dois partidos análogos, os quais se alternan no poder sem mudar a essencia - se intitulam de “democraia plena”; mas os EUA, são uma ditadura da burguesia.