sábado, 8 de janeiro de 2022

Rondônia a todo vapor

Rondônia a todo vapor

 

Professor Nazareno*

 

O ano de 2022 mal começou e o progresso, a modernidade, o desenvolvimento e a bonança, não se sabe ainda o porquê, já deram as caras na “nova estrela no azul da União”. Apesar de estarmos em um ano de eleições, as notícias alvissareiras não param de encantar a todos neste “fim de mundo sem eira nem beira”. Com apenas meio por cento do PIB nacional e uma população minúscula de menos de um por cento do total de habitantes do Brasil, o jovem e promissor Estado de Rondônia, o novo eldorado para os idiotas, desponta nos cenários nacional e internacional como uma verdadeira terra de oportunidades, emprego, pujança, qualidade de vida, investimentos e riqueza. Empresas do mundo inteiro começam a se interessar pelo Estado e já avisaram às autoridades locais que montarão filiais e subsidiárias nas terras de Rondon em muito pouco tempo.

A Samsung, multinacional sul-coreana, já disse que construirá uma fábrica por aqui gerando milhares de empregos. No internacionalíssimo e aconchegante aeroporto coronel Jorge Teixeira vê-se todos os dias o burburinho de empresários do planeta inteiro chegando a Porto Velho. O mundo desenvolvido e civilizado quer investir em Rondônia. Acho que deve ser por causa da mão de obra muito qualificada que temos, da abundante matéria prima e da energia barata e em abundância existentes neste Estado. Ou talvez até pela proximidade com os grandes centros consumidores do Brasil e do mundo. Guayaramerín, Humaitá e Rio Branco no Acre estão bem ali, às nossas portas. Além da Samsung, provavelmente a Hyundai, a LG além de outras grandes corporações da Europa e dos Estados Unidos também vão querer se instalar por aqui. É o progresso.

Porto Velho terá linhas de metrô. A empresa Bombardier, a japonesa Hitachi e a chinesa BYD Company já anunciaram que poderão construir em breve linhas de metrô subterrâneo em Porto Velho, Ji- Paraná, Vilhena, Cacoal e até em Jaru. Os velhos ônibus do Hildon Chaves farão parte da História. “Trens modernos e limpos carregando a gente por baixo da terra, mano”! Do centro da capital rondoniense até a zona leste ou a zona sul em um pulo. Também na saúde há boas notícias: os hospitais Sírio-Libanês, Albert Einstein e a prestigiada rede de saúde Prevent Senior de São Paulo podem ter filiais nas principais cidades de Rondônia. O governador Marcos Rocha modernizou o Estado e plantou as bases para o desenvolvimento e o futuro. Quando vier nos visitar, o presidente Bolsonaro poderá comer sem medo até camarão. Só não poderá comer Lula.

Até mesmo as fedorentas, mal arrumadas, feias e grotescas madames da capital terão a partir de agora seus dias de tormento chegando ao fim. Yves Saint Laurent, Gucci e Zara já disseram que querem terrenos na Rua José Amador dos Reis e também na Avenida Jatuarana. Óbvio que a famosíssima Louis Vuitton não vai perder a oportunidade de embelezar as nossas assanhadas tribufus. Seria possível? “Oi, mana! Vamos fazer compras na zona leste, hoje”? Aqui, a Dolce & Gabbana, por exemplo, pode produzir perfumes de açaí e de cupuaçu. A sofisticada Galeries Lafayette de Paris pode querer abrir sucursais nos bairros Nacional, Planalto ou mesmo na Cidade do Lobo em Porto Velho. Dizem até que a Covid-19 nem existe mais por aqui. E tudo isso não se trata de fake news. São alguns “jornalistas” que divulgam mentiras. E os nossos “bons” políticos não economizam promessas em tempos de eleição. Venham todos a Rondônia!

 

 

 

*Foi Professor em Porto Velho.

Nenhum comentário: