quarta-feira, 22 de junho de 2016

Atocha no esgoto do Brasil



Atocha no esgoto do Brasil

Professor Nazareno*

             Porto Velho, a bisonha, suja e fedorenta capital de Roraima ganhou um daqueles dias, não se sabe ainda o porquê, chamado de inesquecível. Protegida pelo Satanás, seu padroeiro-mor, e candidata ao título de pior lugar do mundo para se viver, além de detentora do nada invejável título de “a mais suja, feia, podre e desarrumada capital do país”, sem nenhum IDH e com uma coleção infinita de problemas, eis que, de uma hora para outra a “capital das sentinelas avançadas” ganha seus poucos minutos de fama: é que chegou por aqui, vindo não se sabe bem de onde, um tosco “pedaço de pau” com um fogo em uma de suas extremidades, feio, ridículo e desajeitado que mais se parece com um “baseado eletrônico de maconha”. A “geringonça medonha” pôs-se a encantar beiradeiros e matutos numa proporção jamais vista por estas redondezas caboclas.
            Não tive coragem suficiente para ver aquele “inútil e demoníaco trambolho”. Fecharia os olhos diante da coisa. E se me fosse dada a desonra de carregá-la pelas ruas podres e sem esgoto, deixaria cair no chão sujo ou a rebolava no rio Madeira só para ver a mortandade de peixes. Mas a adoração estúpida que lhe fizeram dava claros sinais de que era a vinda do próprio Cristo que estava se consumando, e ainda por cima, nestas horrendas “paragens do poente”. Porém, os capiaus não se fizeram de rogados. E como castigo maior lhe impuseram sofrimento e horrores que ela jamais esquecerá: uma city tour pelo lodaçal, lixo e monturo. Viadutos inacabados, Espaço Alternativo, cemitério de locomotivas, ponte escura, pífia rede de esgotos, “açougue” João Paulo Segundo, banheiros da rodoviária, dentre outras “atrações turísticas” claro que lhe assustaram.
            Percebe-se que aquele “bicho feio e sinistro” chegou por aqui antes da decência e do desenvolvimento. Chegou também antes da consciência política para se votar e antes até da água tratada, do saneamento básico, da iluminação pública e da arborização. Encontrou um povo acomodado que tem medo do progresso e odeia ladrões, mas quase sempre só elege candidatos desonestos. Desonestos e muitas vezes incompetentes. Com tanta gente feia, mal vestida e desajeitada, a cidade mais importante dos roraimenses sucumbiu facilmente aos encantos da “marmota indesejável”. “O que diabos isso veio buscar aqui”? Devia ter sido a pergunta mais comum entre a alegre matutada. “Deve ter vindo trazer a fartura, a bonança, o alimento, o conformismo, a bem-aventurança, a bondade, o emprego, a educação e a saúde pública de qualidade”, acreditariam outros.
            Só se trouxe esses benefícios mesmo, pois medalhas olímpicas não combinam com um lugar onde atletas pedem esmolas nas esquinas para poder participar de competições nacionais. Pobreza, miséria, mentiras, fumaça, desemprego, corrupção, desvio de verbas, golpe parlamentar, zika, chikungunya, dengue, malária, morte de uma onça, além de muitas outras desgraças é o legado mais visível que este “venerado troço” deixou na região. A terra do fraco “Genus do tapetão” e da lendária “Arena Guaporé”, o Aluizão, nem devia ter sido visitada pelo pomposo “boi de ouro”. A imprensa marrom e reacionária transmitindo tudo ao vivo foi o máximo. O circo só não foi maior por que Boi e Carnaval não combinam com carniça, poeira, calor, lama e atraso. Os políticos, heróis dos eleitores locais, poderiam tê-la levado para o salão da Assembleia Legislativa ou o da Câmara de Vereadores. Ou ao “sem data” Flor do Maracujá. Haja festa na roça!


*É Professor em Porto Velho.

17 comentários:

Sávio Roberto disse...

Senhores Comentaristas, em primeiro lugar é claro que foi proposital "elevar" Porto Velho à capital de Roraima, com o objetivo de relembrar uma gafe cometida pela ex apresentadora global (que foi de garota de programa à rainha dos baixinhos), mostrando, além da falta de conhecimento geográfico daquela, também o descrédito e desapreço que parte do país nutre em relação a Porto Velho. Segundo, para um bom leitor é evidente que o Professor Articulista usa de ironia ácida, porém de uma sinceridade que nos faz pensar.Ora,a meu ver todos esses grandes eventos trazidos ao Brasil (copa do mundo, olimpíadas, para olimpíadas) traduzem o que a história chamou de pão e circo, onde num cenário grotesco se distraia o povo com "espetáculos" sem sentido para que a sociedade, principalmente a paúperrima classe trabalhadora e alienada, distraia-se dos problemas sociais, passando a achar que míseros segundos em frente de uma tocha é sinal de inclusão! Se dentre os problemas estruturais de Porto Velho que o articulista elencou, um deles, somente um não fosse verdade, certamente o desqualificaria- mas não há exagero! Infelizmente Porto Velho amada e querida é negligenciada a cada dia, desde pequenos problemas (rally urbano) até os grandes e famigerados "elefantes brancos". Infelizmente, se tivéssemos uma classe política corajosa, uma população voltada à sensação de pertencimento em relação ao estado e a capital (a tal da identidade regional) não daríamos nenhum holofote para as criticas do Professor.Mas para nosso horror moral a maioria das palavras dele tem fundamento e são reflexivamente verdadeiras. E a propósito a comparação feita sobre a tocha que alude um “pedaço de pau” com um fogo em uma de suas extremidades, feio, ridículo e desajeitado que mais se parece com um “baseado eletrônico de maconha” é fantástica!!! E ainda tem gente que se prostra diante do calor para admirar o tal "trambolho"...

Josimar de Figueiredo disse...

A CADA PESSOA QUE FAZ PARTE DA CHAMADA SOCIEDADE LIVRE, É DADO O NOBRE DEVER E O JUSTO DIREITO COSTITUCIONAL PARA EXPOR SUAS IDEIAS, SEUS PENSAMENTOS, SUAS CRÍTICAS QUER DE CUNHO ELOGIOSAS OU NÃO....À ISSO, CHAMAMOS DE DEMOCRACIA EXPRESSIVA E PARTICIPATIVA, PORÉM, A TAL LIBERDADE DE EXPRESSÃO É DELINEIADA DAQUILO QUE TODOS CONHECEMOS, OU DEVEMOS CONHECER, QUE É O PRINCÍPIO DA IGUALDADE..... ONDE TERMINA O SEU DIRETO COMEÇA O MEU E ETC...... E, NO MEU DIREITO CONSTITUCIONAL, DESCORDO VEEMENTEMENTE DO NOBRE, RESPEITADO E ADMIRÁVEL PROFESSOR NAZARENO, POR QUEM TENHO IMENSO RESPEITO.....SE NÃO ESTÁ FELIZ NA CIDADE QUE LHE ACOLHEU, MUDE DELA, MAS NÃO FALE MAL DELA.......FALANDO MAL DELA NOS OFENDE E MUITO, SABE PORQUÊ ? POR SERMOS FILHOS E FILHAS DAQUI, POR SERMOS DESTEMIDOS PIONEIROS QUE NESTAS PARAGENS DO POENTE NOS ORGULHAMOS DE SERMOS TODOS BRASILEIROS....A TOCHA OLÍMPICA VEIO NOS TRAZER UM BEM DANADO E NOS LEMBRAR À TODOS QUE COM TODAS AS DESGRAÇAS QUE VIVE O NOSSO PAÍS, NÃO FICAMOS NO COMPLETO ESQUECIMENTO E QUE NEM TUDO ESTÁ PERDIDO E QUE AINDA EXISTE ESPERANÇA PARA TODOS NÓS QUE MORAMOS NO NORTE, NO SUL, NO LESTE E NO OESTE......NOBRE PROFESSOR, REFLITA UM POUCO MAIS NO SEU PONTO DE VISTA E VERÁS QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE À LUTA...FUI!!

Mario Quevedo disse...

Parabéns pelo texto ótimo, permeado de finíssima ironia. Adorei. E, pelas críticas que lhe foram feitas entendo que o senhor acertou em cheio o alvo. A sacada de trocar Rondônia por Roraima de propósito foi sensacional, mesmo com os analfabetos funcionais não terem conseguido entender a chacota. Sensacional...

Anônimo disse...

Sou filho de nordestinos, meu pai chegou em 1945 na segunda leva de SOLDADOS DA BORRACHA e desbravou e deu sua contribuição para PORTO VELHO, sei que a cidade de Porto Velho esta feia, mais e´por falta de administrador de competencia, digamos assim um prefeito que ame PORTO VELHO e que não fique sentado dentro do gabinete que olhe para cima e para os lados ou melhor dizendo prefeito com visão; agora eu não concordo com que o moço escreve, se é tão ruim como ele ecreve como é que ele esta vivendo na cidade que ele tanto fala mau, se Porto Velho não é uma cidade boa e acolhedora é só ir para o Rio de janeiro, São Paulo ou que sabe Iraque, Siria, vai mora la. Eu tambem não concordo com o espetaculo que tão dando aqui no Brasil, mais nem por isso eu falaria da cidade que eu moro e que acolhe pessoas de todo planeta, nos não andamos de carros blidados, ainda paramos nos sinais sem sermos assaltados, andamos com relogio, com bolsa dentro do carro, não se ver ao vivo guerra no centro das cidade, não é verdade moço que escreve sem pessar; existe dois tipo de pessoa, a primeira tem visão de 180º graus a segunda tem aquilo que se coloca ao lado do olho do burro, veja em qual você se enquadra, você ofendeu os Rondonienses.

Delegado Figueiredo disse...

Até que enfim concordo em número, gênero e grau com o pensamento do prof. Nazareno. tratou-se de um espetáculo medíocre promovido pelo estado e alguns ufanistas idiotas, tão somente para fazer crer que tudo está bem no país, em particular em nosso Estado. Alguns parentes me mandaram um zap de Manaus perguntando se estava acompanhando o cigarro eletrônico, e respondi que sim, com um balde de água pronto para apagar aquela porcaria. Não custa perguntar: quanto se gastou e qual o legado do evento ?? lembram-se de Nero," dê vinho e circo ao povo" e tudo estará resolvido !

Carlson Lima disse...

Lê e interpretar essa crônica é importante para não se comentar besteiras em excesso. Logo, a príncipio fica explicito o ERRO PROPOSITAL do Professor quanto ao Estado "Roraima", para quem gosta de leitura as criticas descritas por ele ficou excelente. Parabéns Professor Nazareno!

Edilson disse...

Caro Professor, o "troço" como o senhor denominou por pouco não foi à Assembléia, à Câmara ou até mesmo no sarcófago do alcaide. Afinal, quantos candidatos a reeleição não dariam a vida por um momento ao lado daquilo, só para aparecer e dizer que são favoráveis ao esporte desde criancinhas??! Fico cá a imaginar o que a política não é capaz de fazer com aqueles pretensos candidatos que passaram a vida toda soterrados no chorume da arrogância e de uma hora para outra se transformam em seres cândidos capazes de rivalizar inclusive com os anjos. É o caso de um tal Pi(g)mentel, que em tempos só sabia rosnar e relinchar com seus subordinados; hoje, porém, sofrera uma transformação celestial que o tornou doce como o néctar que escorre do lírio das altas montanhas do himalaia, amável e sereno como Dalai lama, paciente como Gandhi.

Paulo Martes disse...

Realmente é lamentável Rondônia ter alem de suas mazelas, aturar um intelectualóide petista de quinta categoria, que não sabe sequer distinguir o estado que lhe da emprego, e pensa que esta em Roraima. Volte para o seu lugar para aprender geografia básica, professorzinho medíocre . Vá explicar porque seu PT saqueou e afundou de vez o Brasil tendo como ajudante seu prefeito que por 8 anos administrou a roubalheira e o desmando em nossa cidade com seu viadutos inacabados e sua roubalheira explicita. É realmente triste e revelador que um energúmeno destes seja “professor “ em Porto Velho.

André Fernandes disse...

Quem não conhece esse cidadão, o professor Nazareno, acha que ele realmente não é irônico e é apenas uma "peça" que falta na busca de melhores dias, e de uma melhor cidade... Entretanto o que ele sempre faz na verdade junto com textos ácidos e maquiavélicos é denegrir, ofender uma cidade e seus cidadãos com críticas nada construtivas. Sempre falo que a cidade não merece o povo que tem... Sim! Temos defeitos, e não são poucos e devemos mudar isso, votar certo e fiscalizar os políticos, se todos fizessem a sua parte, não sujando a cidade, respeitando o meio ambiente, zelando pelos locais de lazer, enfim... Deixaremos Porto Velho um pouco melhor, então "nobre professor" deixe de criticar, deixe de redigir ironias e seja mais prático, ajude a cidade a ser melhor!

Rivan Eguez disse...

Por livre e espontânea vontade DEIXEI DE LER os textos desse dito Professor. Rondônia proporciona todas as condições para quem deseja Prosperar com o suor do seu trabalho, em especial Porto Velho que acolhe cada cidadão como um coração de Mãe. Agora se esse dito Professor encontra espaço para ofender, constranger, humilhar uma terra que o acolheu, eu só lamento pelo meio de comunicação que cede esse espaço à ele. A melhor arma que temos é IGNORAR os textos e deixar de dar "audiência" ao dito cujo. "Força e Honra"

Rose Rodrigues disse...

Não acho q seja ironia, mas somente a vdd! Venho sempre pedindo para não reelegerem candidatos que não mostram bons projetos em 4 anos, q não reelegem Prefeito, mas infelizmente alguns ainda se corrompem e por tão pouco...depois só sabem reclamar! Falando de nossa capital, votei no Nazif por minha livre e espontânea vontade, mas não votarei novamente...ou seja temos o poder de elege-los ou não!!!!

Hugo Miranda disse...

Texto extraordinário! Pegou um pouco pesado com nossa cidade e gente, é bem verdade, mas o texto é fantástico!

Sales Melo disse...

ele faz uma ironia no texto. Poucas pessoas entendem o que ele escreve. Rondônia e Roraima são tão desconhecidas e desprezadas que tanto faz dizer um ou outro nome. Até verba pública a nível federal já foi para um estado sendo que era para outro. Entende?

Paulo Quintela disse...

Esse pedaço de pau, senhor prefessorzim Nazareno, não parece mais aos seus olhos com as Três Marias, como outrora as comparou a FALOS DE JUMENTOS? ...Esse professor cospe no prato que come...Imundo!Se usasse todos esses argumentos para enaltecer os bravos que aqui se mantém, cheios de esperanças, incluindo ele, seria um excelente texto...mas, só critica esbravejando e diminuído o lugar que o acolhe,...

Rivelino disse...

NÃO CULPE A CIDADE E NEM OS MATUTOS COMO DIZ CARO PROFESSOR...A CULPA DESSA CIDADE ESTÁ ABANDONADA É DE POLÍTICOS DESCOMPROMISSADOS COM O POVO, POIS RONDÔNIA É UM ESTADO RICO E ABENÇOADO POR DEUS...TEM POBREZA, MAS NÃO TEM MISÉRIA COMO A REGIÃO DO NORDESTE POR EXEMPLO. TEMOS UMA AGROPECUÁRIA FORTE, SOMOS RICOS EM FAUNA, FLORA E MINERAIS. O PROBLEMA É A CORRUPÇÃO QUE AQUI E EM TODO PAÍS IMPERA, O DESCOMPROMISSO, A INCOMPETÊNCIA E A FALTA DE CULTURA PRÓPRIA DA REGIÃO...NÃO É FALTA DE DINHEIRO E NEM DE DEUS...

José Armando Bueno disse...

"Encontrou um povo acomodado que tem medo do progresso e odeia ladrões, mas quase sempre só elege candidatos desonestos. Desonestos e muitas vezes incompetentes." Sim... a frase é absolutamente cirúrgica, pontualíssima... eita povinho do caralho....

Variavelmente disse...

Professor, achei o texto bem forçado, escancaradamente no intuito de provocar celeumas.. No mais, já são muitos anos falando mal de porto velho e do povo daqui, dava pra o Sr. ter ido embora já..
Desculpe, sou a favor de críticas, mas não das ofensas e deboches que recheiam seu texto.