terça-feira, 17 de agosto de 2010

Você responderia a esta difícil questão?


Rondonha, Rondonia ou Rondônia?


Hidelbrando José de Oliveira*


A UNIR, Universidade Federal de Rondônia - Campus de Rolim de Moura - no interior do Estado, ao propor o tema para a redação para o Concurso Vestibular do meio do ano, curso de Medicina Veterinária, ASSASSINOU a Gramática Normativa da Língua Portuguesa ao escrever duas palavras na proposta de texto com erros gramaticais grosseiros. O tema "o desenvolvimento da amazonia e o avanço da pecuaria" traz as palavras Amazônia e pecuária grafadas nas provas de Redação dos alunos sem o acento circunflexo na primeira e o agudo na segunda. Um absurdo, pois ambas as palavras são paroxítonas terminadas em ditongo crescente, daí a obrigatoriedade do acento diacrítico nas duas. Além do mais, Amazônia é um substantivo próprio e deveria ter sido grafado com letra maiúscula. O artigo "O" de "o desenvolvimento" por ser início de frase deveria ter sido também grafado em maiúsculo. O referido tema apresenta um sentido dúbio, impreciso e com duplo sentido, uma vez que fala de pecuária sem remeter o termo à própria região amazônica. Poderia ter sido a pecuária de qualquer outra região do país ou do mundo. O mais correto seria: "O desenvolvimento da Amazônia e o avanço da pecuária na região". A palavra região acrescida ao tema evitaria qualquer confusão.

Diferentemente de outras provas de redação da UNIR ou mesmo de tantas questões discursivas, todas elaboradas ultimamente pela UFMT, Universidade Federal do Mato Grosso, esta prova nos faz refletir se realmente há nos quadros da UNIR profissionais com competência suficiente para elaborar um simples concurso vestibular. Quem por exemplo vai elaborar as questões para a Segunda Fase do vestibular deste ano desta Instituição de Ensino Superior? Outras reflexões: quem vai corrigir estas redações para o curso de Medicina Veterinária? Será que vão punir as redações dos alunos que não acentuarem as palavras paroxítonas terminadas em ditongo crescente? Com tantos "professores-doutores" nos quadros da UNIR, como pôde ter acontecido um erro primário deste num concurso vestibular? Por que será que esta prova de Redação não trouxe textos de apoio tão comuns em redações de outros vestibulares da instituição e também na redação do ENEM, por exemplo? Por tudo isto seria bom que a UNIR colocasse a seguinte questão de múltipla escolha nos seus próximos concursos vestibulares:


01 - Em sua opinião, a UNIR errou ou permitiu que se cometesse este erro primário na prova de Redação para o curso de Medicina Veterinária por que:

A. ( ) O sotaque na cidade de Rolim de Moura é assim mesmo;

B. ( ) Foi um ex-governador do Estado de Rondônia quem elaborou esta prova;

C. ( ) É incompetência mesmo de quem devia zelar pela melhoria da qualidade da educação pública em nosso Estado;

D. ( ) O programa WORD dos computadores da UNIR está com defeito ou estragou;

E. ( ) Foi a intensa fumaça que cobre o Estado de Rondônia e toda a região Norte do Brasil que impediu que se vissem os referidos acentos gráficos.


*O aluno Hidelbrando José de Oliveira concorre a uma vaga para o curso de Medicina Veterinária na UNIR, Campus de Rolim de Moura.


Um comentário:

Anônimo disse...

Foi um ex-governador que elaborou a prova. Qual deles? Teve tanto tosco governando Rondônia.