quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Escrevi por que não aguento mais tanta fumaça!



Rondônia e a Dialética das Queimadas


Professor Nazareno*


No início deste ano, quando eu ainda escrevia artigos periodicamente para a mídia, um jornal italiano publicou uma reportagem em que afirmava que o Estado de Rondônia, no noroeste do Brasil, era um lugar pouco recomendado para se visitar. As queimadas nas florestas locais tornavam este lugar "um verdadeiro inferno na terra". A publicação ainda informava que não era uma lista oficial, mas sim, uma lista de situações de emergência global e onde vivem populações em condições precárias e com baixíssima qualidade de vida. A chiadeira foi geral. Comentários preconceituosos e xenófobos inundaram os sites locais. Pessoas se dizendo filhos da terra, com arroubos cívicos, nacionalistas e patrióticos, puseram logo em xeque a veracidade da matéria. Infelizmente, se os italianos vierem agora a Porto Velho apenas constatarão o óbvio.

Porém não bastou muito tempo para que as previsões e denúncias contidas naquela matéria, verídicas ou não, fizessem parte da mais absoluta verdade. De nada adianta mandar os incomodados saírem deste Estado. De nada adiantará expulsar os que falam mal daqui. A realidade está aí para qualquer um ver. A fumaceira de dimensões apocalípticas pode inviabilizar o funcionamento deste Estado e de regiões vizinhas. O aeroporto local é fechado todo dia, as aulas estão sendo suspensas. Atividades rotineiras são adiadas. Pouco adianta também dizer que o problema não é apenas local. Dizer que o Primeiro Mundo devastou suas florestas em nada vai contribuir para amenizar o nosso problema, o nosso sofrimento. Então, por que só copiamos os maus exemplos deles? A delirante tese de internacionalização da Amazônia pode ganhar força diante disto.

"Quando nosso céu se faz moldura. Para engalanar a natureza. Azul, nosso céu é sempre azul. Que Deus o mantenha sem rival. Cristalino sempre puro. E o conserve sempre assim", diz mentirosamente o Hino Céus de Rondônia. Deus, não conserve este céu sempre assim, podemos não suportar por mais muito tempo. Ou então devemos trocar a letra deste hino para a versão que a Banda Odisséia propôs recentemente numa paródia: "Azul, poderia ser azul. Em vez, tudo cinza, tudo igual. Nosso rio só tem mercúrio. Amazônia é capim". Nossos rios, nossas matas, tudo em fim mesmo. Por isso, senhores autoridades responsáveis pelo meio ambiente, peçam demissão de seus cargos, pelo amor de Deus. Os senhores falharam, admitam. Caiam fora. Não há desculpas. Da Ministra do Meio Ambiente aos secretários municipais todos negligenciaram ou não foram competentes para prever o óbvio. Qualquer idiota sabia da existência da estiagem.

A baixa umidade relativa do ar nesta época, fato previsto todos os anos, associada à inoperância e à incompetência do Estado brasileiro que com seus órgãos de defesa da natureza pouco ou nada fazem, a não ser aumentar o empreguismo estatal, e contando com a irresponsabilidade dos grandes pecuaristas e pequenos incendiários urbanos, todos produzem a receita ideal para transformar esta região no verdadeiro inferno na terra. Senhores candidatos, parem de usar o programa eleitoral gratuito como coluna social. Precisamos de propostas concretas e mais sérias para enfrentar este problema que é de todos nós. Um povo que produz bois-bumbás, arraial Flor do Maracujá, carnaval fora de época, passeatas gays, pontes, hidrelétricas e viadutos precisa também se unir para melhorar a sua própria qualidade de vida. Cobremos então soluções de nossas autoridades. Será que perdemos a capacidade de nos indignar?

Nestas horas de agonia, fumaça, poeira e pouco ar puro para se respirar, a população que paga os altos impostos e está sofrendo as conseqüências de mais esta grande catástrofe ambiental na Amazônia devia se mobilizar e perguntar: cadê o Estado brasileiro? Qual o porquê de tanta ineficiência? Cadê a Justiça em suas várias instâncias? Onde estão as Forças Armadas? Por que o Ministério Público parece estar fazendo vistas grossas a toda esta calamidade? Os organismos de defesa do meio ambiente, onde estão? As prefeituras municipais, os governos estaduais, essas ONGS, que dizem tanto defender a natureza? A Polícia Federal estaria apenas preocupada com o roubo de diamantes na reserva Roosevelt e não pode interferir? Qual a função do Corpo de Bombeiros? Por que ninguém faz nada? Por que só parte da mídia e alguns incomodados como eu gritam? Por quê? Será que nos abandonaram?


* O professor Nazareno, com asma, sinusite e rinite alérgica, leciona na escola João Bento da Costa em Porto Velho. (profnazareno@hotmail.com)


25 comentários:

Anônimo disse...

Desse jeito que as coisas vão professor vc tem que escrever mesmo , ninguem aguenta mais poera e fumaça .

Graziele disse...

Essa cidade tá um caos total, e só tende a piorar infelizmente! Já vi muitas pessoas usando máscara, para se proteger de tanta fumaça misturada com poeira. Onde vamos parar com esse ar poluído desse jeito? E quem tem asma, bronquite, renite e outras doenças mais assim como o senhor, que não são poucas? Desse jeito vamos todos parar no João Paulo... não sei onde, que lá não há espaço nem para os que estão lá... pioramos mais a cada dia com essa fumaça toda.

Onofro Mariano disse...

Olá Professor Nazareno, uma boa noite.
li seu artigo com o titulo a dialética das queimadas, um ótimo artigo, no qual você fala o que nossos politicos deveriam ouvir, a verdade nua e crua.
Moro em Ouro Preto e aqui a situação não é diferente. Eu e toda minha familia estamos doentes com bronquites, e como forma de mostrar minha indignação estou produzindo videos de queimadas na cidade e postando no youtube, veja os vídeos, com o autor onofroms.
Um abraço e parabéns.
Onofro Mariano da Silva-Ambientalista e Policial civil aposentado.

Almir Ferreira de Souza disse...

professor acho muito interessante seu artigo, devo me portar a favor de seus comentarios, mais de que adianta ficar publicando artigos na internet, seu o caro professor tem dificuldades, faça alguma coisa, como professor crie um movimento, vamos para as ruas fazer manifestacao publica contra as queimadas, vamos pressionar o poder publico, afinal o senhor é um homem publico. Agora ficar gritando dentro de 4 paredes ninguem vai te escutar, se convocar os alunos e o publico para fazer uma manifestacao contra as queimadas, vai ter muita gente indo la falar tambem, eu mesmo iria, acredito nas suas plicacaoes, mais tem que ser mais energicos no ter e no ser.

Almir

Daniel Panobianco disse...

Prezado, Sr. Nazareno,

Li seu artigo na mídia rondoniense e tomei a liberdade em repercuti-lo em meu site. Se houver algum problema é só comunicar que eu retiro.
Já morei em Rondônia, em Vilhena e em Ji-Paraná e sei bem essa ladainha das autoridades no combate as queimadas.
Agora, diante de satélites, gráficos e dados asseguro que a fumaça só está começando em Rondônia. O fim de semana promete "céu negro', principalmente em Porto Velho.

Sdçs
Panobianco

Almério Câmara Gusmão disse...

Prezado,
As suas matérias são comoventes. Não estamos aguentando mesmo esta poluição. Ontem tentei entrar em contato com a força tarefa para comunica-los de um incendio criminoso, não fui atendito em nenhum orgão, nem corpo de bombeiro, nem secretaria municipal de meio ambiente, nem sedam, e nem Policia Militar. Estamos entregues a propria sorte neste inferno.

Parabéns pelas matérias e continui dando suas valiosas opiniões, com os seus textos e nosso apelo vamos tentar comover os responsáveis por tudo isto.

abraços,

Almério Câmara Gusmão
Cacoal/RO

Sâmia Maria Awada Elarrat disse...

Professor Nazareno, li sua reportagem “Rondônia e a dialética das queimadas” e assino em baixo.

Parabéns por escrever nossa indignação, tristeza e, por que não, nosso DESESPERO. Desespero por ver nossos olhos arderem diariamente, por observar nossos amigos e filhos incomodados, doentes, tristes ou revoltados com tanta fumaça e tanto descaso, por nos sentirmos o quintal do Brasil, o quase nada, o dispensável.

Deveríamos usar máscaras na rua, acompanhadas de uma tarja preta de LUTO amarrada no braço ou nos carros, luto pela morte da floresta e da nossa esperança nas instituições locais e nacionais.

Parabéns, novamente.

Samia M. Awada

Avelino Lino disse...

PARABÉNS PROF. NAZARENO!!!! PARABÉNS!!! ENFIM UMA PESSOA SENSATA!!! ESSA É A VERDADE, A PURA VERDADE!!!

Comentário retirado do site www.rondoniaovivo.com.br

Antônio de Souza Alencar disse...

Que bom professor nazareno que o senhor voltou a nos brindar com seus maravilhosos texto. Saia dai deste inferno chamado PORCO VELHO.Este lugar aí não para pessoas como o senhor nunca entendi por que ainda mora num lugar destes cheio de imundice e poeira e agora fumaça. Seu texto como sempre está muito bom. O senhor é dos meu e sabe como ninguém fazer bons textos mesmo. Esta fumaça que o senhor denuncia é coisa de gente subdesenvovlida mesmo. Os politicos de plantão não vão resolver este problema porque é ano de politica e ninguem quer se comprometer com os fazendeiros e latifundiários daí da região. Uma pena. as autoridades estão todas vendida ao poder do dinheiro e por isso ninguém quer sber de resolver o problema. Parbéns de novo pelo bom texto e não deixe de escrever. O senhor é uma das poucas coisas boa deste lugar terrivel em que as pessoas não sabem valorizar o que tem.nem o meio ambiente sabe respeitar.

Kleber Junior disse...

Desse texto, gostei. Nos brinda a uma reflexão, de quem somos, o q estamos fazendo e para onde vamos, que mundo iremos deixar as nossas crianças, adultos e representantes de amanhã, uma terra, sem condições de existir, sem recursos hidrícos com essa porcaria da usina, uma terra endêmica. Cadê as autoridades? MP, ONG, JUSTIÇA, IBAMA, SEMA, MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE, JÁ SEI, SUMIRAM EM MEIO A TANTA FUMAÇA!!! QUANDO ELA PASSAR E SE PASSAR ELES APARECERÃO, COMO OS HERÓIS, RESPONSÁVEIS POR TER COLOCADO FIM A ESSA ABERRAÇÃO DA HUMANIDADE (HOMEM TOCANDO FOGO EM CAPIM, ACREDITANDO Q VAI MELHORAR A QUALIDADE DA TERRA) MAL SABE ELE QUE ESTÁ IMPERMEABILIZANDO O SOLO E A DEIXANDO INFÉRTIL. MAS OS HERÓIS APARECERÃO, POIS PARA ELES O Q INTERESSA É MÍDIA, REMEDIAR (APARECER) E NÃO PREVENIR QUE É A SUA VERDADEIRA MISSÃO!! ATÉ MAIS SOCIEDADE DE FALSOS HERÓIS!!!

Comentário retirado o site www.rondoniaovivo.com.br

Forasteiro do Sul disse...

Bom texto, e realista!!!

Laércio Pinto da Silva disse...

Nazareno, liguei para o Distrito de calama, ao qual eu nasci..quis saber como estava o clima naquele lugar, e a resposta que obtive é que está igual a PORTO FOGO ops Porto velho então não sei o que fazer..cof..cof.. e colirio alem de antibiótico pra garganta...ainda bem que sou representante de medicamento senão tava fudi...e as nossas autoridades não tomam nenhuma decisão com esses efumadores...

Onofro Mariano disse...

Parabéns ao professor Nazareno pelo belíssimo artigo, que mostra a indignação dele e de todos os brsileiros, pela falta de ação de nossas autoridades, e principalmente ações visando a preservação ambiental, quando se fala em preservação do meio ambiente se fala em qualidade de vida, em saude e parece que os nossos governantes não querem que nosso povo tenha uma boa qualidade de vida.quando a chuva chegar a fumaça dispersará e as demais poluições vão para as águas e novas doenças virão.

Comentário retirado do site www.rondoniaovivo.com.br

Valney Passos disse...

Gostei da redação, porém tem um fundo preconceituoso ae!!!

Comentário retirado do site www.rondoniaovivo.com.br

Marcos disse...

Caro professor, o senhor tem completa razão. Estamos abandonados, rondônia se tornou terra de ninguém. Sou rondoniense, mas reconheço que estamos calados, tolhidos em nosso direito de expressão, não porque nos calam, mas porque nos acomodamos. Nossa imprensa escrita não é nossa, é de poucos, funciona apenas para denunciar os adversários. Nunca senti tanta vergonha de minha cidade e de meu Estado. Temos que nos organizar e lutar contra estes abusos, já que as nossas autoridades constituídas estão silentes, ao que parece preocupadas com seu próprio umbigo.

Comentário retirado do site www.tudorondonia.com.br

Tayrone Ribeiro disse...

Mais uma vez, nós contribuintes e moradores deste Estado (independente se nascidos aqui ou não), estamos sendo vitimados pela mistura de incompetência e bandalheira dos “gestores” da Administração Pública, quer seja ela direta ou indireta. A crítica aos setores e organismos relacionados no artigo do professor Nazareno é oportuna e traduz o sentimento daqueles que possuem o bom senso em entender que falar a verdade (doa a quem doer ) é diferente de falar mal, achincalhar ou avacalhar. Aos que sempre rebatem as críticas do referido autor, sob o pretexto de que Rondônia é melhor lugar do mundo, que nosso governador é o “cara” , que temos uma capital maravilhosa, administrada por um prefeito competentíssimo, que aqui é uma terra ainda em desenvolvimento, que somos um povo acolhedor e os que chegam são ingratos com nossa maravilhosa Rondônia, em fim, a estes rondonienses de meia-tigela, informo que nasci e me criei aqui, não sou apadrinhado de ninguém, nem tão pouco filho de nenhum político, apenas pago (em dia) meus impostos e em razão disso, posso falar a verdade independente se vão gostar ou não.

Comentário retirado do site www.tudorondonia.com.br

Câmara disse...

O seu clamor também é o nosso, gostaria muito de responder pelo uma das suas perguntas Professor Nazareno.

Comentário retirado do site www.tudorondonia.com.br

Sávio Maalta disse...

com sua perfeição de sempre o prof.nazareno mostra como e o descaso das autoridades perante este caos que e as queimadas.e mostra que todos tem o direito de se indignar diante dessa situação. parabens prof. nazareno pelas sabias palavras. internauta com asma,sinusite e renite,respirando dioxido de carbono e quase defumado.

Comentário retirado do site www.tudorondonia.com.br

Sávio Maalta disse...

com sua perfeição de sempre o prof.nazareno mostra como e o descaso das autoridades perante este caos que e as queimadas.e mostra que todos tem o direito de se indignar diante dessa situação. parabens prof. nazareno pelas sabias palavras. internauta com asma,sinusite e renite,respirando dioxido de carbono e quase defumado.

Comentário retirado do site www.tudorondonia.com.br

Francisca Medeiros disse...

Eu tenho uma filha de cinco anos. Já imaginou uma criança de cincos anos que vive em um Hospital?? O motivo?? É exatamente o assunto que o prof. Nazareno acabou de concluir. Ela também sobre de rinite alérgica, asma, bronquite devido o fumaceiro. Ela já sofria de rinite alérgica e piorou muito com este tempo. Eu não trabalho, eu sou deficiente auditiva, recebo apenas um beneficio do INSS por incapacidade, meu dinheiro vai todinho para compra de remedio para ela conseguir sobrevive, ela também tem intolerância a lactose, os alimentos dela e especial a base de soja. Vocês cidadãos, autoridades, imagina só o meu sacrifício!!?? Tem crianças na pior situação, tem crianças que não tem nem um benefícios. o povo, a política já não sabe o que fazer, imagina o que uma mãe?? Políticos precisam de voto para quêr???

Comentáruio retirado do site www.tudorondonia.com.br

Gisele Dias disse...

Parabéns, prof. Nazareno! Esse mal-estar físico e moral sentido por nós, todos os dias, com essa maldita fumaça, não pode ser absorvido, calado! É repugnante perceber um estado que poderia estar vivenciando um salto na economia, na saúde, na educação, na qualidade de vida de um modo geral, apresentar-se como está. O descomprometimento do Administração e seus gestores em diversos setores sempre foi óbvio, mas agora está, literalmente, visível.

Comentário retirado do site www.tudorondonia.com.br

Rogério disse...

Parabens pela materia professor Nazareno. A primeira vez que vejo um professor se manifestar com esta tragédia. Centenas de professores de biologia, agronomia, geografia e outros cursos afins; da UNIR e outras facudades se calam como tivessem em outro planeta. Uma vergonhas para estes cursos e instituições.

Comentário retirado do site www.tudorondonia.com.br

Fladpsykko disse...

Ótimo texto, professor!

Fladpsykko disse...

Com relação ao texto "Hecatombe Amazônica, a Hiroxima do Descaso" tomei a liberdade de divulgá-lo no twitter, para que mais internautas possam ler o que acontece no norte do nosso país... | Veja em: http://twitter.com/fladpsykko/status/22220737947

Eunice Bueno disse...

Carrissimo Professor Nazareno

Sua manifestação esta revelando o pensamento e a palavra do povo...contudo caro professor fiz neste mesmo tom pesquisas para repostas as minhas questões e ouvi que a SEDAN fiscaliza...O Ibama multa .Os orgãos forestais em geral alertam do perigo .e o corpo de Bombeiro é preprada para incendios domesticos...e salvamento de gente...logo meu caro professor nosso grito esta sem eco puseram fogo na base aerea e eles ~ainda não descobriram quem foi....

eunice bueno tambem professora
Texto recebido por e-mail