sábado, 21 de agosto de 2010

E o caos continua no Estado de Rondônia...


"Hecatombe Amazônica, a Hiroxima do Descaso"


Professor Nazareno*


Ao contrário de uma forte explosão atômica quando a noite clareia de uma hora para outra, os dias em Rondônia têm-se transformado em noite. A densa nuvem de poeira e fumaça sobre o Estado escurece o forte sol amazônico dando-lhe uma estranha coloração avermelhada e superlotando o precário sistema de saúde de pacientes com intermináveis crises de asma, alergias, bronquites e muitas outras doenças associadas à poluição do ar. Velhos e crianças são os mais vulneráveis. Não fomos bombardeados com uma bomba nuclear nem fomos expostos a nenhum tipo de radiação, mas o nosso sofrimento devido às intermináveis queimadas na Amazônia dá a sensação de estar no inferno. É como se fumássemos diariamente uns trinta cigarros ou estivéssemos respirando com uma descarga de carro ligada à nossa boca. Tudo está cinzento aqui.

Arquejando com a boca seca, os olhos vermelhos e ardendo, a pele escamando e o gosto de fuligem na boca, muitos rondonienses se parecem com nordestinos em tempos de seca: imploram chuva a todo o momento na vã esperança de ver os dias de tormento e agonia se acabarem. A previsão do tempo indica para proximamente uma temperatura ambiente de pelo menos 45 graus Celsius, com uma sensação térmica bem superior e umidade relativa do ar de apenas 15 por cento. A baixa qualidade de vida dos porto-velhenses piora a cada dia que passa. Agosto de 2010 entrará para a história como o mês de um dos maiores desastres ambientais que já presenciamos por aqui. Clima pior do que alguns desertos. E o máximo que as autoridades locais fizeram foi decretar estado de emergência. Apenas isso e nenhuma providência concreta até o momento.

Rondônia tem um Governador, um Vice-Governador, três Senadores, oito Deputados Federais, 24 Deputados Estaduais, 52 Prefeitos, uma penca de Vereadores, além de vários tribunais, vários quartéis das Forças Armadas, polícias de todo tipo e jeito e mais outras tantas autoridades, uma sociedade civil que se diz organizada e inacreditavelmente ninguém fez ou propôs nada para enfrentar este problema. Infelizmente a maioria destes políticos e outros tantos estão agora à cata de votos para se reelegerem e certamente continuarem fazendo a mesma coisa de antes: nada. Não vi ninguém falar sobre a degradação do meio ambiente. Se há alguma proposta em algum partido sobre este assunto, não foi discutida até agora. Nem num tal de Partido Verde. Todos se fazem de cegos ou acreditam que isto é coisa apenas para ecologistas radicais.

O avanço das hidrelétricas e da pecuária na Amazônia tem transformado a nossa vida num calvário. A floresta diminui sob o fogo inclemente para dar lugar aos pastos enquanto os estrangeiros saboreiam a nossa deliciosa carne que é produzida à custa do nosso sofrimento. A União Européia, a Rússia, a China e tantos outros países ao comprarem o produto incentivam o fogo na Amazônia. Mas nós somos tão culpados quantos eles. Estamos acomodados. Não procuramos as embaixadas destes países para denunciar nossa tristeza e propor um boicote geral à carne dos Estados incendiários e aceitamos, como galinhas covardes, a insensatez e o pouco caso dos nossos maus políticos e autoridades em geral. Não nos mobilizamos nem procuramos soluções. Ficamos em paz com nossas consciências quando vemos as declarações de amor a este lugar. Estamos num estado de desastre ambiental não reconhecido pelas autoridades.

Senhor Governador Cahulla, demita o seu secretário de meio ambiente por justa causa. Senhor Prefeito de Porto Velho, faça o mesmo. Que ações eles propuseram para amenizar ou evitar o problema? Deixem um pouco a campanha eleitoral de lado e arregacem as mangas. Meio ambiente é vida. É a minha vida, a vida da minha família, a vida de todas as famílias deste Estado e a dos seus familiares também. Os senhores foram eleitos para trabalhar pelo bem-estar da população e não estão cumprindo com o prometido. Admitam seus fracassos. Ou então renunciem a seus mandatos. Senhores autoridades de Rondônia, envergonhem-se desta situação. Denunciem esta desgraça ao mundo. Vão à mídia. Mobilizem a sociedade. Façam alguma coisa. Não se coloquem contra a História. Muita gente implora ação dos senhores. Presidente Lula, candidata Dilma, candidato Serra, Marina Silva, ex-governador Ivo Cassol, Senadora Fátima Cleide, Eduardo Valverde, candidato Expedito Júnior, Senador Valdir Raupp, Senador Acir Gurgacz, senhores Deputados Federais e Estaduais mexam-se, mostrem serviço. Pelo menos prometam que vão acabar com o nosso sofrimento. Não esperem apenas por São Pedro, pois em meio ao caos ainda somos obrigados a votar nos senhores.


*O Professor Nazareno ainda com asma, rinite alérgica e sinusite leciona (às duras penas) na Escola João Bento da Costa em Porto Velho.


6 comentários:

Terezinha Sales disse...

Colega professor.

Bom dia!

Que a paz de Crito esteja com você e toda sua família.

Li seu artigo que meu filho que mora aí em Porto Velho mandou para mim, sobre a sua indgnação.

Concordo com você.



Visitei Porto Velho de 12 a 18 de agosto com minha família, recentemente. Fiquei assustada, em pânico de ver tanta fumaça, não só vi como comi bebi e respirei fumaça. Eu me perguntei:- Onde anda as políticas ambientais do Estado de Rondônia e dos Estados vizinhos? Quando se questiona, se fala em perservar o meio ambiente aparece cetenas de Ongs e outros mais, querendo passar a mão nas verbas, alegando que estão defendendo e mesmo são defensores do meio ambiente… Eles só aparecem para fazer reuniões mentirosas e passar a mão no dinheiro... Chegando a Porto Velho logo pensamos que estamos numa terra sem lei. Eles já conseguiram tirar o único bem da natureza que se tinha direito, o "AR PURO" o OXIGÊNIO DADO POR DEUS QUE AINDA NÃO CONSEGUIRAM COBRAR TAXA. Onde está essa preocupação? Acho que esse pessoal que recebem dinheiro e cargos para cuidar das questões ambientais estão dormindo ou já morreram entoxicados da fumaça e esqueceram de avisar que já morreram, porque poder público não existe. Cada dia que anoiteci e amanheci aí nesta cidade eu ficava dessesperada para voltar para meu querido nordeste de céu azul com núvens brancas, sol brilhante e muito vento, quanto a temperatura nós sabemos resolve, climatizando nossos ambientes de trabalho ou casas. Nós temos Oxigênio para encher nossos pulmões.

Estou em Teresina, agora mesmo estou escrevendo e vendo o sol brilhar, o céu azul e sentindo a brisa do mês de agosto que é um dos meses mais gostoso de se curtir aqui. Confesso colega, fiquei muito preocupada, porque parece que os criminosos do meio ambiente dessa região, querem obrigar aos moradores dessa região, a sentir que faz parte do dia a dia esse cenário!!! Todo o povo sofrendo e os demagogos fingindo que estão se reunindo para resolver. Saí daí quarta(18) e tinha acontecido uma reunião.Preocupada, todo dia vejo pela internet e converso com meu filho que mora aí e para nossa tristeza a situação parece que se agrava a cada dia.
Tenho preocupação com todo o povo dessa região que não têm culpa e têm que pagar um preço muito alto.
Que Deus mande chuva, porque só Deus pode melhorar a situação daquele povo.
Que Deus os abençoem, hoje e sempre.um fraterno abraço dos piauienses:

Professora: Teresinha Sales e professor Anchieta (meus esposo)-Teresina Piauí.

Fladpsykko disse...

Professor, com relação ao texto "Hecatombe Amazônica, a Hiroxima do Descaso" tomei a liberdade de divulgá-lo no twitter, para que mais internautas possam ler o que acontece no norte do nosso país... | Veja em: http://twitter.com/fladpsykko/status/22220737947

Anônimo disse...

Postado por Maria Cristina vasconcelos em 22/08/10 às 14:08 - m_cristin@hotmail.com
É muita hipocrisia senhor professor Nazareno, de sua parte, a poucos meses diante da greve dos professores, o senhor sentou à mesa com Cassol, numa reunião de "traíras" e ainda por cima, ficou falando mal do sindicato e dos prof. que estavam em greve.Talves não tenha nada a ver uma coisa com a outra, mas falar do governo, me polpe. Comentário retirado de www.tudorondonia.com.br

Postado por ander cledioney reis em 21/08/10 às 23:08 - anderney@uol.com.br
Caríssimo Professor Nazareno, Apreciei sua redação sobre o caos em nosso estado, mas oque fazer, caríssimo professor, se nosso estado é governado por donos de terras e proprietários de madeireiras, se os rondonianos escolheram e continuam escolhendo os dirigentes do estado para definirem o futuro de nossas familias. "O amo só é amo, porque existe um escravo que o reconhece como tal" Ao contrario do que foi afirmado pelo senhor, caríssimo professor, não somos obrigados a votar nesses omissos que aí estão, em busca de mais quatro anos de cadeira, protegendo madeireiras e fazendeiros. Mas o rondoniense não vota em branco e nem tem coragem de anular seu voto, pois como o senhor sabe, caso acontesse de 50% mais 01 do total de votos serem nulos, aconteceriam outras eleições sem chance para os que ai estão.Mas ao contrário disso, o rondoniano vende seu voto por míseros trocados ou promessa de cargos comissionados, ou simplesmente vota no 1º colocado das pesquizas. um abraço professor, quero dizer que é um prazer estudar com o Senhor. E oque este Brasil precisa é de uma boa revolução, mas oque fazer, a revolução acontece quando a população não aceita passivamente o abuso de seus governantes, este não é o nosso caso. Ander Reis, intensivão Classe-A. Comentário retirado de www.tudorondonia.com.br

Postado por katheriny em 21/08/10 às 23:08 - katherinyf@hotmail.com
Parabéns, Nazareno, pelo texto. É revolta a inércia da sociedade e de nossos políticos, como se não estivessem presenciando dia após dia o mesmo estado que nós, como se não respirassem o mesmo ar. A imprensa local com seus 'pedidos de conscientização' da população é ridícula de tão medíocre. Não servem sequer para denunciar quais órgãos são responsáveis pela fiscalização dessas queimadas.. vivemos uma situação deplorável de alienação geral, do povo, da imprensa, dos políticos.. Comentário retirado de www.tudorondonia.com.br

Postado por SerHumano em 21/08/10 às 22:08 - serhumano@yahoo.com.br
O PROFESSOR DISSE TUDO O QUE EU QUERIA DIZER. SOMOS VÍTIMAS DE UM VIL CINISMO DAS "AUTORIDADES", QUE QUANDO NÃO SÃO INCOMPETENTES, SÃO COVARDES MESMO. NÃO VOTEM NESSES CANALHAS!! Comentário retirado de www.tudorondonia.com.br

Anônimo disse...

Postado por Severino Nóbrega em 21/08/10 às 22:08 - severinonobrega@bol.com.br
Caro professor Nazareno, Gostaria de parabenizá-lo pelo protesto e também pelo alerta geral na sua "Hecatombe Amazonica". É professor, por essas plagas, nao temos autoridade alguma preocupada com o meio ambiente. Só sobraram nós para cobrar. Em relaçao aos candidatos, fico a meditar: A discussao ideológica morreu. Agora o que está faltando mesmo é vergonha na cara dos politicos que tem mnandado e nem estao aí para os pulmoes, e das nossas crianças que lotam os hospitais com doenças respiratórias. Antes que aconteça o pior. Agora,meu ponto de discordia é em relaçao äs demissoes dos nossos "competentes" secretarios de meio ambiente, estes, nunca existiram basta ver suas "realizaçoes". Mas, afora o poder tudo é ilusao ! Mudemos alguns canalhas agora e vigiemos o resto.Grato Severino Nóbrega. Comentário retirado de www.tudorondonia.com.br

Postado por ARRILDO LOCATELLI em 21/08/10 às 18:08 - AL-ENGENHARIA@HOTMAIL.COM
A tal hecatombe, que o ilustre professor reclama, se estende pelos estados, de Minas,Goias, Tocantins, Para,Mato Grosso do Sul, Mat Grosso,Rondonia, Acre , Bolivia e Peru.Sera que os incendios que ocorrem em todas essas regioes, sao culpa dos secretarios, ou e um um acidente climatico, e natural,como professor, esse senhor deveria ter o bom senso de ver isso. Se oum secretario tivesse tant poder assim, poderia mandar chover por exemplo, ai nao teriamos seca.Tenha santa paciencia.Obs Nao sou funcionario publico, e enm dependo de governos, pra nada.
Comentário retirado de www.tudorondonia.com.br

Anônimo disse...

• Airton - 22/08/2010 Perfeito professor ! Tomem vergonha na cara, autoridades imundas ! Comentário retirado do site www.rondoniaovivo.com.br

• JOSE PEREIRA DA SILVA - 22/08/2010 Espero que as autorides de Rondonia veja esse maravilhoso artigo... Assim, eles podem perceber o trauma que a população de Rondonia estar vivendo. Ou então, anguns Jornais nacionais ou internacionais vejam, e espalhem para o mundo inteiro, a degradação ambiental que Rondonia (Amazonia)estar passando. E que as autorides locais não fazem nada para amenizar a situação. Comentário retirado do site www.rondoniaovivo.com.br

• Flávio Rodrigues Lima - 21/08/2010
Realmente,a situação climática está insuportável devido esta poluição provocada pela ação antrópica, e agora observamos que as Instituições que têm a responsabilidade de orientar e fiscalizar deixam muito a desejar. Enquanto isso, a população sofre as conseqüências. Isto é lamentável. Comentário retirado do site www.rondoniaovivo.com.br


• Rondon Smith - 21/08/2010
Não somos obrigados a votar nesses ladrões safados caro professor, eu votei no "ficha limpa" e nadaaaa adiantou!! todos estes ladrões estão passando por cima de um sonho do cidadão honesto de bem deste país. Meu DEUS o q nos resta a fazer a não ser votar NULO? NADAAAA! Comentário retirado do site www.rondoniaovivo.com.br

• Marx - 21/08/2010
O professor está realmente indignado em! Mais não adianta, o mundo capitalista não permite que tal desejo se pronuncie como vontade geral. Tem muita gente que acredita nas instituições e se alegra ou se dói quando alguém comenta de tal maneira negativa e inerte. A minoria dominante nada fará; como a História prova, e a maioria acredita ainda que Deus vai tomar as nossos sofrimentos de maneira que a felicidade eterna seje uma realidade. O ideal jamais existirá! Enquanto contemplarmos o ideal platônico; com o mundo das idéias como o mundo final do ser humano, ou seja, a eternidade divina criada pelo platonismo ao ocidente, onde Deus, como Demiurgo, é o centro das coisas e sua morada casa eterna do espírito humano, não queremos coisas para amanhã, ou para o metafísico, queremos superação das coisas, dos objetos, do corpo, da prática social, da superação dos conceitos e do agora, enquanto o povo se tratar como elemento neutro, jamais quebraremos este paradigma, isto é, está letargia social histórica que fundamenta a sociedade brasileira num profundo poço de ignorância. Um povo escravizado, estuprado, alienado, tudo que ele acredita não passa de ilusão nomeado de ideal. O máximo que podemos fazer é reclamar aos veículos de informação, ou melhor, é escrevermos nossos artigos e que os outros tirem suas conclusões tanto positiva como negativa e reflita se possível. Para se libertar dos grilhões que acorrenta nosso povo e preciso se agir para depois refletir e não o contrário. Comentário retirado do site www.rondoniaovivo.com.br

Anônimo disse...

• Paulao da silva - 21/08/2010
excelente texto professor. O único equívoco foi no último parágrafo, quando afirma que "ainda teremos que votar nos senhores" Não, não teremos !!!! Aí é que está a solução: VAMOS MANDAR ESSA CAMBADA DE INCOMPETENTE TOMAR CONTA DE SUAS CASAS. VAMOS VOTAR EM GENTE NOVA E COMPETENTE. ESSES MALANDROS ESTÃO HÁ DECADAS NO PODER E NÃO FAZEM ABSOLUTAMENTE NADA PARA MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO. CHEGA. BASTA. ESTAMOS COM A FACA E O QUEIJO NA MÃO. VC QUE É PROFESSOR E TEM A OPORTUNIDADE DE FALAR A VÁRIOS ESTUDANTES, PASSE A MENSAGEM. VAMOS MANDAR TODOS ESSES PILANTRAS ARRUMAR EMPREGO. CHEGA DE MAMAR NAS TETAS DO ESTADO. CHEGA DE SOBRINHO, CHEGA DE CASSOL, CHEGA DE FÁTIMA CLEIDE. PERGUNTE A ALGUM DE SEUS ESTUDANTES, O QUE FOI QUE OS DEPUTADOS FIZERAM DE BOM PARA O ESTADO.PEÇA QUE DIGAM UMA ÚNICA SITUAÇÃO. SIMPLESMENTE ELA NÃO EXISTE. RUA COM ESSES MALANDROS. Comentário retirado do site www.rondoniaovivo.com.br

• onofro mariano da silva - 21/08/2010
ótimo artigo, parabéns oa professor Nazareno, é isso mesmo que todos nós Rondonienses gostaríamos de dizer para nossas autoridades, que elas façam alguma coisa, que não deixem nossa estado virar um deserto e nosso povo morrer queimado, chega vamos fazer valer o que diz o artigo 225 da constituição federal que diz" Todos têm direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado, e que as autoridades tem o dever de zelar pelo cumprimento das leis. Comentário retirado do site www.rondoniaovivo.com.br


• joao batista - 21/08/2010
Muito pertinente a colocação do Professor, apenas com um detalhe: No campo da violência, com certeza o professor iria discorrer com o tema " VAMOS MUDAR O NOME DA NOSSA CIDADE PARA PORTO AFEGNISTÃO", o terror começa aqui. O detalhe pincipal, é que seria pedido a demissão do Secretário de Segurança e demais CHEFES e ORDENARIA A CRIAÇÃO DA GUARDA MUNICIPAL; não vamos nem entrar mo mérito da SAÚDE, senão...
Comentário retirado do site www.rondoniaovivo.com.br