sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Rondônia “peita” a França


Rondônia “peita” a França

Professor Nazareno*

            Diante da atual crise ambiental envolvendo os presidentes da França e do Brasil por causa das queimadas na Amazônia, eis que agora surge um ingrediente novo e extremamente perigoso para as relações bilaterais dos países envolvidos. A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia “fala grosso” com os franceses e põe os pobres coitados em polvorosa. Os franceses estão apavorados e temerosos com esta tomada de posição unilateral deste “importantíssimo” Estado do Brasil. O presidente da toda poderosa ALE/RO, Laerte Gomes, disse sabiamente que há interesses de diversos países e até de outros Estados da federação em criar uma situação embaraçosa para Rondônia. Gomes, que é um estadista de primeira grandeza, um político extremamente inteligente e respeitado, alegou que estão querendo impor a Rondônia uma imagem muito negativa.
            O eminente parlamentar afirmou também que Rondônia é um Estado promissor economicamente e imputar-lhe uma imagem negativa de devastador da selva é uma grande injustiça, uma mentira. Nas décadas de 70 e 80 do século passado, Rondônia não devastou um só centímetro quadrado de floresta. Laerte Gomes está corretíssimo. Nenhum governador daqui disse que “queimadas são sinônimos de progresso”. A “selva” que existe às margens da BR-364 entre Vilhena no sul e Porto Velho foi toda plantada pelos pioneiros que vieram povoar o Estado. Nenhuma árvore foi arrancada. Além do mais, está correta a afirmação de que “quem produz alimento não devasta nem queima”. Devem ser os professores, então, ou outros profissionais liberais que o fazem. Quem já viu fumaça nos céus de Rondônia durante o verão todos os anos? Ninguém!
            Outro “bravo” deputado de Rondônia que “peitou” os franceses foi Jean Oliveira. O inteligente e preparado parlamentar foi logo dizendo que o Brasil é a 5ª maior economia do mundo. Suas sábias palavras diminuíram de imediato o PIB da própria França, da Itália, do Reino Unido, Índia e Canadá. Para desespero e medo dos franceses, Jean Oliveira deu um “pito” em Emmanuel Macron e logo o chamou à responsabilidade. Para o nobre, douto e insubstituível parlamentar, o líder francês desrespeitou todo o povo brasileiro e feriu o patriotismo nacional ao atacar a soberania do nosso país. Superou Winston Churchill com sua verve. Colocou “os caras” no seu devido lugar. Orgulho para Rondônia e para os rondonienses. Resta saber agora o que a França, acuada pela ação dos parlamentares da ALE/RO, vai fazer para se defender.
            A França é membro permanente do Conselho de Segurança da ONU e diante dessa forte ação diplomática de Rondônia devia convocar uma reunião de emergência para expor sua posição. Já há relatos de que os rondonienses, povo muito esclarecido e inteligente, já estão boicotando o pão francês em represália ao país europeu. Pior: os turistas de França podem ser proibidos de vir visitar a Praça das Três Caixas d’Água, o porto do Cai N’Água, a ponte escura do Madeira e os viadutos. Um horror para eles. Bolsonaro e o Brasil não precisam mais se incomodar com os arrogantes franceses. Rondônia, por meio da sua Assembleia Legislativa, dará um “chega pra lá” neles. Se quiser, pode até convocar o 5º BEC, a 17ª Brigada de Infantaria ou mesmo o 54º BIS de Humaitá para enfrentar os europeus. Os “filhos de Caxias” estão prontos para a defesa da nossa soberania. Juro que já estou com muita pena dos franceses. Coitados! SELVA!



*É Professor em Porto Velho.

Nenhum comentário: