terça-feira, 7 de março de 2023

Vá embora daqui, Dr. Hildon!

Vá embora daqui, Dr. Hildon!

 

Professor Nazareno*

 

            O doutor Hildon Chaves é o atual prefeito de Porto Velho, capital de Roraima. Homem bom, honesto e trabalhador se candidatou à prefeitura da cidade em 2016 e de lá para cá não parou mais de trabalhar em prol dos sofridos porto-velhenses. Na política, o Dr. Hildon conseguiu muitas proezas. Aumentou o esgoto e o saneamento básico em 0.4 por cento durante os seis anos à frente da cidade. Porto Velho tem agora uns 2,1 % de esgotos. E teremos até rodoviária nova. Água tratada ainda não temos, mas já se disse que em breve esta capital terá água potável em suas casas. Porto Velho fica na chuvosa região amazônica e bem ao lado de um dos maiores rios de água potável do mundo, o Madeira. Porém, o prefeito-doutor resolveu sem mais nem menos aumentar as taxas de IPTU este ano, fato que revoltou toda a população local. “A revolução do IPTU” acirrou os ânimos.

            Algum “sábio” disse ao prefeito que o cálculo desse imposto estava defasado em uns 20 anos. Logo a seguir, 21 dos 21 vereadores aprovaram as pretensões do Dr. Hildon para cobrar todo o atrasado. O aumento seria de 30 por cento sobre os valores do ano anterior. Só que aumentaram também o valor venal dos terrenos e em alguns casos houve até mil por cento de reajustes. Quem pagava 200 reais de IPTU, por exemplo, passaria a pagar 600, 800 ou até mil reais. As desculpas para a lambança foram as mais esdrúxulas possíveis. Primeiro disseram que foi o MP o responsável. Depois falaram que foi obra do Tribunal de Contas, de técnicos do CRECI, da SEFIN e até mesmo da Câmara de Vereadores. Nas redes socias a insatisfação popular cresceu assustadoramente. Às pressas, os edis aboliram o aumento abusivo, pois apanharam mais do que boi no roçado.

            Dr. Hildon agora passará para a história de Rondônia, mas de forma negativa. Aqui já tivemos as DEMISSÕES do Bianco, os VIADUTOS do Roberto Sobrinho, os PNEUS NATALINOS de Mauro Nazif e agora o IPTU de Hildon Chaves. Se eu fosse ele renunciaria ao cargo e também às futuras pretensões políticas. Será que o povo rondoniense quer um governador que aumenta tributos de forma injusta? Homem muito rico, se fosse ele eu estaria morando em Miami, Viena ou Barcelona. Se eu tivesse só um por cento da fortuna que acho que ele tem, eu já tinha saído daqui há muito tempo. Dr. Hildon foi injusto com o “seu” povo. Disse que ia cuidar de todos e agora faz uma dessas. Vá embora, homem! Deixe-nos em paz! Renuncie! Vá cuidar dos seus netinhos e saia daqui. Sua carreira política e a dos vereadores pode não ter acabado, mas sofreu um abalo.

            Porto Velho só lhe deu coisas boas, homem! Elegeu o senhor em 2016, reelegeu em 2020, elegeu a sua esposa e quase todos os seus amigos e indicados. E o senhor responde desse jeito? Homem sem coração não prospera na vida pública. Mas antes de sair daqui nos ensine como ter o apoio de 100% de quem lhe devia fazer oposição. Não confie muito nestes vereadores. Para salvar a pele deles, jogam qualquer um aos jacarés e candirus como fizeram com o senhor dessa vez. Diga também como se faz para que a mídia marrom de Porto Velho lhe apoie em tudo. Nem Jesus Cristo teve tanto apoio assim. Hitler, Stalin, Pol Pot e Fidel Castro tinham opositores no Legislativo, mas o senhor não tem. Demita o seu secretário da Fazenda! Com esta lambança ele quase destrói a sua carreira política e a dos vereadores. Vá lamber as feridas e juntar os cacos. Peça desculpas a Porto Velho! Respeite o pobre contribuinte após uma cruel pandemia. É pedir demais?

 

 

*Foi Professor em Porto Velho.

7 comentários:

Anônimo disse...

Professor só corrige a capital! está Roraima

Anônimo disse...

Roraima ?

Anônimo disse...

Realmente é uma tristeza, quem dizia em cuidar de Porto velho-RO, fez o povo de palhaço.

Anônimo disse...

Conheço bem esse professor e certamente RORAIMA como capital de Rondônia foi proposital.

Anônimo disse...

Verdade! Pérolas do Nazareno. Saudades das aulas dele.

Anônimo disse...

Roraima?

Anônimo disse...

Roraima? Tá viajando Lazarento?