quinta-feira, 20 de maio de 2021

Eu quero me vacinar!

Eu quero me vacinar!

 

Professor Nazareno*

 

Sou rondoniense nato. Nasci nas barrancas do rio Madeira mesmo. Tenho hoje 58 anos. Estou aposentado há três anos, após ter trabalhado no antigo território de Rondônia e depois Estado de Rondônia por mais de quatro décadas. Neste período paguei todos os impostos de mim cobrados para que pudesse desfrutar uma vida melhor na minha velhice, que ora se avizinha. Eram muitos os impostos: federais, estaduais e municipais. Durante todo este período, quase quarenta por cento do que eu ganhava mensalmente eram pagos em taxas. Já contraí a Covid-19, mas uma forma leve. No entanto, já perdi alguns familiares meus vitimados pelo vírus. Se eles tivessem tomado qualquer vacina em dezembro ou janeiro último, provavelmente não teriam ido a óbito. Só que neste período, não existiam vacinas no Brasil muito menos aqui em Rondônia.

Tenho medo de ser infectado de novo pelo Coronavírus, por isso a minha pressa de tomar qualquer imunizante, mas parece que o vírus chegará antes da vacina. Faz mais de um mês, por exemplo, que chamaram em Porto Velho pessoas entre 60 e 64 anos para se vacinar. Neste intervalo de tempo, já vacinaram profissionais da saúde, professores, policiais, integrantes das Forças Armadas, moradores de rua, presidiários, balconistas de farmácias, pessoas com comorbidades, coveiros e funcionários de funerárias. Todo sindicato, todo representante de qualquer classe quer prioridade para vacinar os seus. Até o prefeito da capital, o Dr. Hildon Chaves, já foi também vacinado. Com apenas 52 anos de idade, ele  tem doenças preexistentes. E eu, que passei toda a minha vida sustentando o Estado com impostos, fico de fora. Não tenho esse direito?

Hildon Chaves não é de Rondônia. Por isso, não pagou tanto imposto por aqui. Bem menos do que eu, que estou sem me vacinar e nem sei quando isso vai acontecer. Ele nasceu em Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco e prometeu solenemente 400 mil doses de imunizantes para os porto-velhenses. Só que era tudo mentira, conversa fiada, engodo, lorota e enganação de político mesmo. E para piorar as coisas, a prefeitura de Porto Velho trocou um site de vacinação que funcionava muito mal, o imuniza Porto Velho, por outro que funciona pior ainda, o tal de SASI. Aliás, esse último nem funciona. Como não tenho comorbidade nenhuma, não tenho privilégios e estou fora da faixa etária acima dos 60 anos, não tenho a menor ideia de quando serei imunizado. Nascer em Rondônia não dá privilégios, nem direitos. Tudo aqui é só para os forâneos.

Já o governador do Estado é uma lástima. Passou o tempo nesta pandemia distribuindo remédios sem nenhuma eficácia para combater o Coronavírus. Tudo só para agradar ao presidente Jair Bolsonaro, seu ídolo. Rocha prometeu um milhão de doses para nós. Em Rondônia o número de mortos pela Covid-19 já ultrapassa os cinco mil e nenhuma providência tem sido tomada pelas incompetentes e acomodadas autoridades locais para amenizar o caos. Só falta a Assembleia Legislativa do Estado e as câmaras de vereadores dos 52 municípios pedirem também prioridades para vacinar seus “representantes” em detrimento dos verdadeiros cidadãos rondonienses. Dúvida: quando serão chamadas as pessoas entre 55 e 59 anos que moram e votam aqui para se vacinarem? Esse tal SASI sabe disto e vai mesmo avisar às pessoas? E os rondonienses abaixo dessa idade? Quantos morrerão antes da imunização? Eu quero me vacinar, já!

 

 

 

*Foi Professor em Porto Velho.

Nenhum comentário: