quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

Uma retrospectiva venturosa

Uma retrospectiva venturosa

 

Professor Nazareno*

 

            O ano de 2023 ficará marcado para sempre nos corações e mentes dos cidadãos rondonienses. Foi talvez o melhor ano para quem mora por aqui, principalmente em Porto Velho, a capital do Estado. Só coisas boas aconteceram. A felicidade é visível no rosto de cada pessoa. Uma espécie de paraíso com coelhinhos saltitantes e borboletas azuis é a impressão que se tem quando se fala de Rondônia e de sua gente. Na área da política, por exemplo, os bons representantes do povo se esmeraram em trabalhar pela sociedade. No início do ainda corrente ano, quando alguém da prefeitura municipal da capital, imbuído de más intenções e tristes presságios tentou aumentar o valor do IPTU, o perfeito e os seus amigos vereadores prontamente intervieram e não permitiram jamais que nós pagássemos nenhum aumento. O povo venceu por causa de sua consciente classe política.

        Mas se engana quem pensa que por causa desse pequeno incidente o prefeito não quis mais trabalhar pelo povo. Pelo contrário! A prefeitura logo transformou as ruas de Porto Velho num imenso canteiro de obras. Asfalto, arborização e ampliação da rede de esgotos foi o que mais se viu por estas bandas. De menos de 2,4% de saneamento básico no início de 2023, a capital das “sentinelas avançadas” pulou para quase três por cento de ruas e casas com esgotos no final do ano. O aeroporto da cidade foi o que mais trouxe alegrias para os rondonienses durante o ano que encerra. Os políticos daqui, como sempre, sensíveis ao sofrimento da população por causa da diminuição da oferta de voos, lutaram de forma hercúlea para resolver o impasse. Hoje, antes mesmo de se encerrar o ano, o “aeroporto internacional” de Porto Velho já está operando no máximo de sua capacidade.

            Foi durante 2023 que a lendária e histórica praça da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré teve o seu apogeu. Juntamente com o moderníssimo porto rampeando lá na beira do rio Madeira, só trazem alegrias e comodidades para o povo ribeirinho. Nossa gente merecia uma praça e um moderno porto de primeiro mundo como aqueles. Na área da administração estadual, os esforços para a recuperação da BR-319 são visíveis. Agora, sim! Rondônia enfrentará um desenvolvimento nunca visto antes. Tudo são flores nas terras de Rondon. Por isso, uma bandeira de Israel foi colocada no CPA só para mostrar a importância que este Estado tem frente à realidade mundial. E agora, com a BR-319 recuperada e o rio Madeira cheio de dragas de garimpos, Rondônia vai desbancar até Mataraca na Paraíba. Somos, com orgulho, mais de 60% de eleitores somente da direita.

        Com tantas coisas boas acontecendo em Rondônia, é compreensível que até a mídia local tenha tido reflexos. E dos bons! Imparcial, dinâmica, independente e muito inteligente, o jornalismo rondoniense devia ter ganhado muitos prêmios em 2023. Prêmio Esso, Prêmio Pulitzer, Prêmio Jabuti de reportagem, Prêmio Cláudio Abramo, dentre tantos outros, deveriam ter sido distribuídos aos “jornalistas” daqui, onde se preza a informação sem nenhum tipo de censura. E até a “inteligência” da polícia rondoniense se destacou neste ano. Foi no lacônico incêndio da Estátua da Liberdade da Havan. “Os incendiários foram só dois sujeitos em uma moto”.  Foi em 2023 que os ex-governadores voltaram a receber os seus proventos vitalícios, o rio Madeira começou a morrer, a UNIR continuou sem restaurante e sem hospital universitários e a Banda do Vai Quem Quer desfilou sem sujar a cidade. Nem alagação houve em Porto Velho. Deviam congelar 2023.

 

 

                        *Foi Professor em Porto Velho.           

Nenhum comentário: