sábado, 16 de dezembro de 2023

Mataraca, a Dubai paraibana

Mataraca, a Dubai paraibana

 

Professor Nazareno*

 

Com pouco mais de 8 mil habitantes, Mataraca é uma dessas cidadezinhas “sem eira nem beira” perdida nos cafundós do Brasil. Situada no litoral norte da Paraíba, o esmo e atrasado lugar está a 104 quilômetros de Natal no Rio Grande do Norte e a apenas 96 quilômetros de João Pessoa, a também pobre capital da Paraíba. Vivendo praticamente do bolsa-família e de outras benesses oficiais, o projeto de cidade recebeu esta semana uma notícia que pode mudar para sempre a sua rotina miserável e sem futuro: falaram nas mídias que um grupo de empresários chineses vai transformar aquele distante rincão esquecido em uma Dubai, a famosa cidade dos Emirados Árabes. O grupo chinês Brasil CRT teria dito que vai investir nada mais nada menos do que nove trilhões de reais para construir um porto na região e dessa forma, alavancar o progresso naquele fim de mundo.

A Paraíba, assim como Rondônia, Acre, Amazonas e tantas outras províncias do Brasil, são lugares rústicos, atrasados, paupérrimos e quase sem nenhuma perspectiva de futuro. Sempre deram prejuízos à federação e praticamente vivem por causa de outros Estados que têm melhores produções agrícola e industrial. Não fosse o FPE, Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal, não sobreviveriam por muito tempo. O Estado da Paraíba, por exemplo, não sobreviveria se não fosse a orla marítima com as suas boas praias de água quente. Só isso! E sempre se caracterizou como um dos maiores exportadores de gente à procura de emprego no Rio de Janeiro e em São Paulo. A notícia alvissareira de elevar a humilde Mataraca à condição de uma Dubai atiçou os ânimos e por isso, muitos já contam como “favas contadas” a criação de 600 mil novos empregos.

Mas há indagações que precisam de respostas bem mais realistas. Nove trilhões de reais é mais do que o PIB do Brasil e pelo menos umas 450 vezes o diminuto PIB da Paraíba. Por que a China estaria disposta a investir tanto dinheiro assim em outro país? E quem iria morar nessa nova metrópole no litoral norte de um Estado tão carente e distante? Quem iria trabalhar nesse novo paraíso na terra? Há notícias de que uma cidade de pelo menos uns 250 mil habitantes seria construída ali e que receberia pelo menos um milhão de turistas todos os anos. Será que os pobres, ordeiros, honestos e humildes habitantes mataraquenses aprenderiam a falar Inglês e/ou Mandarim em tempo recorde? Se toda esta fantasia for mesmo verdade, o que os chineses viram escondido naquelas terras que os paraibanos e os brasileiros não viram? Urânio, ouro, diamantes ou qualquer outra riqueza?

O que diabos esses chineses estão sabendo que nós não sabemos? Construir só um simples porto de águas profundas? Será que não é um “Migué” dessa turma “Ching Ling” nos paraíbas? A Nova Mataraca (a metrópole fictícia desses chineses continuaria com este nome esquisito?) teria uma variedade de infraestruturas incríveis, incluindo muitas residências modernas, centros comerciais, serviços de primeiro mundo, áreas de lazer, instituições de ensino, estádios de futebol, edifícios arrojados, shoppings centers, metrô e indústrias de ponta. É mole? Ou seja, Mataraca vai desbancar João Pessoa e Campina Grande em quase tudo. Já pensou os paraibanos andando de metrô? Treze, Campinense e Botafogo iriam agora mandar os seus jogos em Mataraca, que contaria, óbvio, com um moderno aeroporto internacional. O Castro Pinto e o João Suassuna vão diminuir seus voos? Uma dúvida: essa nova cidade terá saneamento básico e menos pedintes pelas ruas?

 

 

*Foi Professor em Porto Velho.

Nenhum comentário: