quinta-feira, 24 de novembro de 2022

Brasil, uma vitória sem brilho

Brasil, uma vitória sem brilho

 

Professor Nazareno*

 

            Terminada a primeira rodada da “Copa da Homofobia” no Catar, observa-se que até agora, dentro de campo, os jogos não apresentaram grandes surpresas. Fora dos gramados, no entanto, têm-se visto muitos escândalos envolvendo algumas das seleções participantes, que protestam contra as autoridades do país sede. O Brasil no primeiro jogo contra a fraca seleção da Sérvia não encantou como deveria. Mesmo ganhando de 2 X 0 num jogo morno e insosso, a badalada seleção canarinho conseguiu apenas um placar “um tanto quanto apertado” se compararmos esse pífio resultado a outros como o “passeio” de 7 X 0 que a Espanha deu na Costa Rica, os 2 X 0 que a Holanda deu no forte Senegal, os 4 X 1 da França sobre a Austrália e os assustadores 6 X 2 que a Inglaterra aplicou no Irã. Essas fortes seleções já largaram na frente e são candidatas diretas ao título do torneio.

            A Sérvia está muito longe de ser considerada uma potência do verdadeiro futebol, como alguns dos países citados anteriormente. Geralmente participa de uma Copa do Mundo como “franco-atirador” e se contenta com qualquer resultado que vier. Os outros participantes do grupo do Brasil nesta Copa de 2022 são mais fracos ainda: Camarões e Suíça. Dessa forma, mesmo sem jogar um futebol digno de admiração, o Brasil deve passar da primeira fase sem maiores problemas. Os perrengues, entretanto, podem começar a surgir a partir do mata-mata já nas oitavas de final. De acordo com o sorteio já realizado anteriormente, Portugal, Uruguai ou Coreia do Sul podem estar no nosso caminho depois da primeira fase. Já nas quartas de final, fase em que geralmente o Brasil cai, o páreo deve ser bem mais duro: Espanha, Alemanha, Bélgica ou até mesmo Croácia.

Só tem pedreira pela frente. E isso se o Brasil, com este futebol infantil e medíocre, conseguir continuar vencendo os seus duelos. As poderosas esquipes da Alemanha e da Argentina, nossos arqui-inimigos no futebol, por exemplo, já decepcionaram nas suas respectivas estreias. Enquanto os germânicos perderam de 2 X 1 para o Japão, os “hermanos” foram batidos pela fraca Arábia Saudita pelo mesmo placar. Por isso, seria bom que os brasileiros colocassem suas “barbas de molho”. O técnico Adenor Bachi, que praticamente só convocou jogadores “velhos” para representar o Brasil, deve sentir calafrios de pensar que poderá enfrentar mais na frente equipes repletas de jogadores jovens como a Espanha e a Inglaterra. O badalado Neymar nada fez na partida e ainda saiu machucado. Nada de gol. isso apesar de quase um milhão de reais que ganha por dia.

Tenho certeza de que raríssimos brasileiros hoje conseguem escalar de cor a seleção de seu país como acontecia com a saudosa seleção e 1970 no tricampeonato e a de 1982, que não ganhou aquela copa. Poucos desanimados torcedores sabem o nome de uns dois ou três jogadores e só. E pior: como se vai torcer por um time todo vestido de roupas verde-amarelas, as cores do Bolsonaro, do bolsonarismo e da extrema-direita reacionária? Foi apenas uma rodada, mas até agora essa Copa do Catar não apresentou absolutamente nada que justificasse que esse país muçulmano do mundo árabe fosse a sede. O time da Alemanha fez o mais espetacular protesto: a foto oficial da equipe alemã estava com os 11 jogadores com as mãos à boca para denunciar a censura imoral que a FIFA impôs aos participantes. Já que não apresentou um bom futebol, nossos jogadores bem que poderiam dar declarações políticas para aparecerem mais. O mundo agradeceria.

 

 

 

*Foi Professor em Porto Velho.

Nenhum comentário: