quarta-feira, 2 de junho de 2021

Copa América em Rondônia

Copa América em Rondônia

 

Professor Nazareno*

 

            A edição da Copa América de futebol ano 2021 seria realizada na Colômbia. Mas por causa dos problemas sociais que o país enfrenta e também devido à pandemia do Coronavírus, o torneio foi transferido para a Argentina. Porém a Covid-19 só tem aumentado entre os “Hermanos” e por isso os argentinos também desistiram. Alguns países como Chile e Paraguai já abriram mão e não querem nenhum campeonato em seus territórios. Aí o Brasil apareceu como uma espécie de plano D para realizar a competição. Com mais de 465 mil mortos e às vésperas de enfrentar uma terceira onda do vírus mortal, vários Estados do país já disseram que não querem esses jogos. Aí só resta mesmo Rondônia para sediar um dos mais importantes torneios de futebol do continente. As razões para que esse evento aconteça nas terras de Rondon são inúmeras.

Os jogos desse certame não terão público. Igual ao futebol de Rondônia, que já tem larga experiência neste aspecto, pois os campeonatos de futebol daqui nunca tiveram público em seus acanhados campos de futebol. E nem precisou ter pandemia para isso. Além do mais, parece que o Coronavírus nunca existiu por aqui. Tudo aberto, tudo funcionando, tudo “as mil maravilhas”. Porto Velho, Ariquemes, Cacoal, Ji-Paraná e Vilhena seriam as sedes. Mesmo sem público nos “estádios” o turismo local teria um impulso jamais visto nestas redondezas. A Copa América funcionaria como uma vitrine e Rondônia mostraria ao mundo a podridão de sua suja e imunda capital. O planeta inteiro conheceria certo “açougue” da zona sul da cidade e também a hipocrisia dos que fingem naturalidade pelos 1,4 milhão de doses de vacinas prometidas para Rondônia.

Já pensou o mundo civilizado saber da existência de uma Assembleia Legislativa cujos membros não veem dinheiro dentro de sacos de lixo? E a cura da Covid-19 com fumaça e faísca de solda elétrica? Autoridades distribuindo Cloroquina para curar o Coronavírus seriam o máximo de atração. Imaginem como o mundo da arte não ficaria encantado ao saber que Darth Vader de Guerra nas Estrelas pode ter vivido nestas terras de “sentinelas avançadas” e melhor, até gostava de Carnaval. Apesar de ser evangélica e bolsonarista, “Rondonha” tem todo o direito de sediar uma Copa América para delírio de seu politizado e intelectualizado povo torcedor. A “Arena Guaporé” ou Aluisão não só entraria para a História como também deixaria encantados craques como Lionel Messi, Luis Suárez e Cavani. Gabi Gol dando entrevistas à mídia local seria o êxtase.

Com essa Copa América sendo realizada na “terra dos destemidos pioneiros” ou mesmo em outros Estados do Brasil, o governo Bolsonaro pode estar buscando um de seus objetivos: infectar o maior número possível de brasileiros pelo Coronavírus e dessa forma, atingir a tão sonhada imunidade de rebanho. Não muito diferente, portanto, de Lula e do PT, cujo objetivo maior sempre foi roubar o Erário e afundar nosso país na corrupção, quando trouxeram a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas para o Brasil. E os petistas conseguiram seu intento, pois nunca houve tantos estádios e tantas obras superfaturadas. Nunca se roubou tanto na organização daqueles eventos. Com os jogos sendo realizados como quer o “Bozo” e o Brasil ganhando mais uma taça, a cortina de fumaça estaria lançada e muitos esqueceriam as mortes pela pandemia e também a CPI do Senado. Brasil campeão e o caos triplicado pela Covid-19. Bolsonaro vai conseguir?

 

 

 

*Foi Professor em Porto Velho.

Nenhum comentário: