Caos: Genocida x Ladrão
Professor Nazareno*
Serra Leoa é um país muito pobre e miserável da África subsaariana. Grande parte de sua população não tem acesso a boas escolas nem aos bens de consumo de primeira necessidade. Apesar de ser um dos maiores produtores de alimentos do mundo e de ter abundância de recursos naturais, a miserável nação ainda tem um grande contingente de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza e passa fome. A enorme desigualdade social é a marca daquele lugar inóspito. O país é cortado por estradas esburacadas, a infraestrutura é decadente e nas maiores cidades a violência sem controle é uma constante. A corrupção nas províncias é normal e na política, a formação de sucessivos governos hostis mostra o grau de instabilidade em que a população vive. Serra Leoa tem uma frágil democracia e ameaças de golpe militar são bem frequentes.
A pandemia da Covid-19 infelizmente chegou ao país de forma avassaladora e hoje Serra Leoa é o epicentro da catástrofe com um número recorde de infectados e mortos. Desde o início, o atual governo sempre negou a existência do vírus e o presidente “botou na cabeça” que existiam remédios para combater o mal. Sem nenhum conhecimento da medicina, o irresponsável do mandatário maior prescreveu esses medicamentos sem nenhuma serventia e praticamente obrigou os governadores das províncias a fazer o mesmo. Não só envenenou parte da população como abriu caminho para a ação nefasta do vírus. Pior: não comprou vacinas dos grandes laboratórios mundiais quando lhe foram oferecidas causando dessa forma mortes e mais mortes entre a sua ignorante gente. A oposição o acusa de genocida e faz ameaças de impeachment.
O pior é que a oposição do país sempre foi totalmente desorganizada e tem hoje num dos ex-presidentes a sua única chance de derrotar o “genocida” nas urnas. Só que este cidadão é um notório ladrão e demonstrou isso quando cumpriu no passado recente dois mandatos como chefe da nação. Ele aparelhou o Estado e nomeou só corruptos e desonestos para os postos chave de sua administração. O país foi roubado e explorado como nunca na sua gestão. Muitos políticos desonestos enriqueceram. Havia ladrões em todas as esferas do poder. Foi julgado e condenado, mas de forma injusta e totalmente errada. O juiz que comandou os processos contra ele é um escroque e também desonesto que usou as prerrogativas da Justiça para subir na carreira. Em Serra Leoa, a corrupção, o roubo e os desvios estão entranhados em todas as esferas de poder. E todos roubam.
Porém, a maioria da burra população está dividida e, de coração, igualmente ama os dois políticos: o atual presidente de Serra Leoa é um genocida, um monstro, um semianalfabeto, um desqualificado, um psicopata, um pequi roído, irresponsável, mau-caráter, escroto, boçal, inapto, estúpido, celerado, maligno, criminoso, embuste, fracassado, desequilibrado, incapaz, sádico, burro, mau, louco, asqueroso, atroz, carrasco, parasita, cafajeste que ri das muitas mortes pela pandemia e mesmo assim tem o apoio de quase 30 por cento da população. Já o ex-presidente, que também tem igual aceitação do povo, é um corrupto, ladrão, analfabeto, cachaceiro, usurpador, grogue, desonesto, bandido, vigarista, trapaceiro, subornável, vendível, incorreto, sujo, gatuno, tratante, desleal, malandro, venal, indecente, corrompível, imoral, devasso, degenerado, viciado. O problema de Serra Leoa são os políticos, mas o povo também tem sua culpa.
*Foi Professor em Porto Velho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário