sexta-feira, 20 de março de 2020

Coronavírus é consequência


Coronavírus é consequência

Professor Nazareno*

Floresta amazônica e Cerrado/Pantanal são dois irmãos. Hoje eles estão muito doentes. Não se sabe como ainda sobrevivem depois de terem sofrido tantos ataques. O ano passado, por exemplo, os incêndios que sofreram foram devastadores. Eles tinham muitos outros parentes, todos praticamente já foram mortos: Mata Atlântica, Caatinga, Mata das Araucárias, Pampa, rios da Amazônia, lagos. Seus pais também estão bastante desgastados e sofrendo muito. Seu pai são os oceanos, que praticamente é um só, mas recebe nomes diferentes como Atlântico, Pacífico, Índico, etc. Sua mãe, a Terra, é só desgosto nas últimas décadas. Animais de todas as espécies estão sendo sumariamente extintos. Os oceanos estão entupidos de plásticos e outros dejetos. Os pesticidas e agrotóxicos envenenam diariamente a produção de alimentos para toda a Humanidade.
Como se não bastasse esse terrível cenário de terra arrasada e de destruição sistemática ao meio ambiente, a convivência entre os humanos há muito tempo não está nada boa. Mesmo depois da lição da Gripe Espanhola, o bicho homem se envolveu numa carnificina sem precedentes: a Segunda Grande Guerra que ceifou mais de 60 milhões de vidas e mostrou ao mundo do que é capaz o ser humano. O Holocausto não deixa quaisquer dúvidas. Fabricação e armazenamento sistemático de armas de destruição em massa, mísseis balísticos nucleares, bombas com poder imensurável de destruição. As nações e os homens não têm limites quando se trata de aniquilar o seu semelhante. Criaram-se regimes políticos sanguinários como comunismo, capitalismo, socialismo e outros “ismos” que só serviram para semear a fome e a miséria no mundo.
No Brasil, para se ter uma ideia, existe falta de comida quando a produção anual de alimentos do país daria para satisfazer três ou quatro vezes todo o conjunto da população. O que não se vende, simplesmente é jogado fora, estraga-se. A Mata Atlântica foi dizimada para o surgimento de cidades e para a especulação imobiliária. A seca do Nordeste pode ser resultado da ação antrópica. Todos os anos, há mais de cinco décadas, os céus da Amazônia são encobertos pela fuligem dos incêndios criminosos. A fumaça fecha aeroportos e deixa a vida dos moradores da região um inferno sem que ninguém tome uma só providência. Em pouco tempo a maior floresta tropical do mundo deixará de existir por causa da destruição de sua exuberante cobertura vegetal. Várias espécies foram extintas ou estão muito próximo disto. Nada detém a ambição humana.
A ganância desmesurada por dinheiro e por riqueza embruteceu sobremaneira “o mais inteligente dos animais”. Não há mais limites para se fazer fortuna neste mundo moderno. As sociedades são criadas somente com este objetivo como se os recursos do planeta fossem ilimitados. O homem lida hoje como se existissem várias outras Terras. O meio ambiente é apenas um mero detalhe. O capitalismo chega onde quer. O dinheiro abre toda e qualquer porta. Rios gigantescos são desviados por hidrelétricas. Florestas intransponíveis são destruídas. Habitats são rompidos. Os mares são invadidos e emporcalhados. Animais são caçados e mortos. A Terra é vilipendiada. Os alimentos se produzem só com veneno. As religiões mentem em suas falsas pregações. Os governos escravizam os mais necessitados. A empatia sumiu. Deus perdoa sempre. O homem perdoa às vezes, mas a natureza não perdoa nunca. Nosso “presente”: o Coronavírus.



*Foi Professor em Porto Velho.

Nenhum comentário: