quinta-feira, 27 de abril de 2023

A Amazônia é do Brasil?

A Amazônia é do Brasil?

 

Professor Nazareno*

 

            Sim e não. A área total da Amazônia é superior a 7,5 milhões de quilômetros quadrados dos quais mais de cinco milhões pertencem ao Brasil. Dessa forma, o nosso país divide a região com vários outros países vizinhos como o Peru, Colômbia, Bolívia, Guianas e Venezuela. Óbvio que a pergunta do título questiona sobre a soberania total do Brasil ou dos países citados na cobiçada e rica região. E não resta a menor dúvida de que o Brasil detém a total soberania apenas em sua parte. E o mundo inteiro assim reconhece. Da mesma forma que a Ucrânia sempre deteve a total soberania sobre a península da Crimeia. Muito antes de 1991, a região sempre fez parte da Ucrânia. A Carta das Nações reconhece não só os direitos do Brasil sobre a sua parte da Amazônia como também os direitos dos ucranianos sobre aquela península, anexada ilegalmente pela Rússia em 2014.

            O presidente Lula, infelizmente, parece que não vê dessa forma. Disse em recente entrevista dada na Espanha que não cabe a ele decidir de quem é a Crimeia. Ora, a Crimeia sempre foi da Ucrânia e ponto final. Assim como grande parte da região amazônica é do Brasil. Dissimulado, Lula tergiversa quando dá declarações sobre a atual guerra que os russos desencadearam quando unilateralmente invadiram a Ucrânia em fevereiro do ano passado. Se, por exemplo, uma potência estrangeria invadir a Amazônia e tomá-la à força, como fez a Rússia com a Ucrânia, será que o nosso presidente teria a desfaçatez de dizer a mesma coisa? A fala de Lula caminha na contramão do mundo quando ele dá estas declarações absurdas e erradas sobre a política internacional. Bolsonaro com sua tosca política externa tornou o Brasil um pária e Lula parece que quer seguir o mesmo caminho.

            Apesar de ter figurado por mais de cinco décadas como uma das dez maiores potências econômicas mundiais, o Brasil sempre foi um desastre quando tenta se envolver nos problemas planetários. Uma autoridade de Israel já disse certa vez que o nosso país é um anão diplomático. Ou seja, não apita nada na conjuntura internacional. E Lula sabe disso muito bem. O ex-presidente da França Charles de Gaulle já teria dito que “o Brasil não é um país sério”. Não consigo entender porque ele quer tentar resolver um problema para o qual não foi eleito. E pior: se meter numa questão já tomando partido. Bolsonaro parece que não gostava da Ucrânia, só da Rússia do seu amigo Putin. Lula dá a entender a mesma coisa. A Rússia invadiu e tomou a Crimeia da Ucrânia e só Belarus, Venezuela e Coreia do Norte dizem que a península pertence aos russos. E o Lula diz que não sabe.

            Os nossos problemas estão aqui dentro. Precisamos resolver urgentemente a monstruosa desigualdade social que sempre nos atormentou. Precisamos debelar a inflação. A questão fiscal nunca foi resolvida. O problema do aumento dos combustíveis tem que entrar em pauta. A violência crescente nas cidades e também no campo precisa diminuir. A falta de mobilidade urbana nas grandes cidades tem que ser atacada. O Brasil precisa punir exemplarmente os responsáveis pela tentativa de golpe do 08 de janeiro.  Nosso país precisa melhorar a infraestrutura para exportar melhor a sua enorme produção de commodities e acima de tudo, precisamos “desbolsonarizar” a política interna. A guerra na distante Ucrânia não pode ser um assunto que um presidente do nosso país queira “meter o bedelho”. Lula certamente não gostaria que alguém dissesse não saber que o Brasil não tem soberania nenhuma sobre a Amazônia. Pare de falar tolices, homem!

 

 

 

*Foi Professor em Porto Velho.

 

 

Nenhum comentário: