domingo, 7 de maio de 2023

Governantes e governados

Governantes e governados

 

Professor Nazareno*

 

Aqueles que são capazes de fazer alguém acreditar em absurdos são capazes também de fazer esse alguém cometer as maiores barbaridades”. É uma frase que permeia a humanidade já há vários séculos. Foi assim no Nazismo, no Fascismo, nas ditaduras, no comunismo e até na vida real. Hitler, um austríaco de ascendência germânica, por exemplo, levou pacatos cidadãos a cometerem as piores barbaridades contra seus irmãos durante o III Reich na Alemanha nazista. Campos de extermínios, perseguições, execução de cidadãos, todo tipo de violação e brutalidades. Mal o Brasil acordou do pesadelo bolsonarista, não há como não fazer comparações pertinentes. Não só durante a pandemia do coronavírus, mas principalmente durante os quatro últimos anos do governo anterior o que se viu foi um total desrespeito aos direitos humanos pelo país.

A segunda grande guerra terminou de maneira trágica com mais de 60 milhões de mortos e muita destruição. O governo Bolsonaro não chegou a tanto, mas deixou algumas lições que precisam de muita reflexão. Uma delas é que nenhum governo, seja ele de direita, de esquerda ou de qualquer outra linha filosófica, política ou ideológica, não pode ter a adoração de ninguém. Um governo, qualquer governo, é eleito para trabalhar em benefício dos cidadãos. Tem que ter oposição, apoiadores, críticos e defensores. Faz parte do jogo democrático. No Brasil esse tal jogo democrático parece que não funciona desse jeito. O dia 08 de janeiro de 2023 demonstrou na prática o que pessoas “cegas” por um falso líder são capazes de fazer. Radicais, muitos dos quais bem de vida, invadiram as sedes dos poderes em Brasília, quebraram tudo e complicaram para sempre as suas vidas.

Fala-se que o ser humano é o único animal que precisa de um líder para poder viver. Diferentes dos animais irracionais, que nunca escolhem um idiota para comandar o bando, os humanos se esmeram nessa tarefa. Assim, falsos líderes aparecem em todas as eleições para conquistar “corações e mentes” dos muitos idiotizados eleitores. Promessas e mais promessas são feitas e a maioria sempre acredita nas lorotas. Em Rondônia tivemos o coronel Jorge Teixeira, um governador fantoche a serviço da Ditadura Militar em terras karipunas. Sem nunca ter tido um voto sequer do povo daqui o velho coronel gaúcho é ainda hoje um verdadeiro Deus para muitos rondonienses. Já em Porto Velho, tivemos muitos prefeitos. Todos eles de fora. Nenhum nascido aqui. E nenhum deles nada fez de bom para a cidade, que não tem saneamento básico nem esgoto.

Se Rondônia e o Brasil são duas porcarias em termos de qualidade de vida e de boas administrações públicas, Porto Velho é a síntese do caos, apesar de ter mais de um século de existência. Nas eleições de 2024 para prefeito haverá uns doze ou quinze candidatos, mas a cidade continuará certamente pelos próximos quatro anos ainda sem água tratada, sem mobilidade urbana, sem arborização, violenta, suja, empobrecida, sem saneamento básico e sem tantas outras benfeitorias vindas do poder público. E o próximo mandatário deve também ter a maioria absoluta do apoio da câmara de vereadores e também deverá dar mimos à mídia para que não lhe critique. Nesse ritmo alucinante de imbecilização coletiva, os brasileiros já elegeram Lula por três vezes e deram a Bolsonaro quase 60 milhões de votos. Por isso, a Ditadura Militar teve amplo apoio do povo, que já elegeu tranqueiras como Getúlio Vargas, Jânio Quadros, Fenando Collor e Jair Bolsonaro.

 

 

*Foi Professor em Porto Velho

Nenhum comentário: