quarta-feira, 20 de março de 2024

“Built to Suit” em Cuité

Built to Suit” em Cuité

 

Professor Nazareno*

 

            Cuité de Chica Gorda é uma dessas cidadezinhas sem eira nem beira situada nos cafundós do Brasil. É um rincão inóspito, atrasado e distante de tudo. A maioria de seus poucos habitantes, no entanto, são pobres, miseráveis, semianalfabetos e quase todos eleitores reacionários da direita e da extrema-direita. Eles são muito religiosos, pois acreditam em Deus, Jesus Cristo, Papai Noel e também nos poderes do boto tucuxi. Cuité não tem rede de esgotos nem água tratada, apesar de se localizar bem próximo a um grande açude natural com água potável. Os cuiteenses não têm nem nunca tiveram uma medicina de qualidade. Há apenas umas três universidades com curso para formar “doutores”, mas nunca tiveram sequer um hospital universitário. Hospital de pronto-socorro também não há no município. Existe só um velho “açougue” que diz cuidar dos pacientes pobres.

            Dizendo-se bastante preocupadas com a pobre população cuiteense, as fingidas autoridades resolveram construir um novo hospital de pronto-socorro para a localidade a fim de substituir o velho e imprestável “açougue”, que sempre se pareceu com um campo de extermínio de pobres. E assim ficou decidido. Pela oitava vez, escolheram um lugar ermo e deram início à construção. Trouxeram até uma firma de renome internacional para tocar o fictício empreendimento, a “Sem Nenhum Vigor”. No dia de lançar a pedra fundamental para a obra, que nunca vai existir de fato, os políticos fizeram calorosos discursos, uma banda de música tocava hinos militares, governo e oposição dando as mãos e o povo ignorante aplaudindo aquele pseudo investimento. “Cuité de Chica Gorda agora vai fazer parte do progresso e do desenvolvimento nacional”, diziam os políticos.

            A “Sem Nenhum Vigor” é uma holding internacional da área da construção civil e todos acreditam que em pouco tempo entregará o empreendimento à população. O sistema tem até um nome em inglês: “Built to Suit”, que numa tradução livre significa “construído para se adequar”, e vai revolucionar totalmente o conceito de construção civil em Cuité de Chica Gorda, acreditam todos. Possivelmente a única universidade pública do lugar vai encomendar também um hospital universitário para atender ao povo pobre dali. Em muito pouco tempo, obras fictícias brotarão por todos os cantos dessa esquecida Cuité. Já há relatos, entre o meio político, da criação de um novo sistema para a construção civil em larga escala. É o “Promises and lies”. Os senadores, deputados estaduais e federais, vereadores e prefeitos não escondem o seu contentamento: “a era do sofrimento acabou”.

            Atualmente Cuité de Chica Gorda vive um sério problema nos transportes: algumas empresas de carroças reclamam da judicialização excessiva contra elas e por isso reduziram as charretes. É que, segundo essas mesmas empresas, alguns passageiros reclamam muito por qualquer coisinha. Mas a classe política cuiteense já está atenta a tudo. Vai resolver não só esse, mas qualquer outro perrengue que aparecer. Por lá já se fala em construção de passarelas e também de um porto de vergonha para os ribeirinhos usarem no açude da cidade. Com o sistema “Promises and lies” e a megaempresa “Sem Nenhum Vigor” no comando, tudo ficará mais fácil para aquela cidadezinha. O povo não vê a hora de usar a estrutura do seu novo pronto-socorro, que terá nada mais do que 399 leitos, 10 salas de cirurgia, 64 leitos de UTI, área de hemodinâmica, além de farmácia, laboratórios e muitas outras funções. O Sírio-Libanês que se cuide. Vai ter concorrência!

 

 

*Foi Professor em Porto Velho.

Nenhum comentário: