domingo, 28 de janeiro de 2024

Mentiras que nos confortam


Mentiras que nos confortam

 

Professor Nazareno*

 

            A mentira sempre existiu em quase todas as sociedades. Não é um pecado capital, talvez por isso sempre foi usada sem nenhum remorso pelos humanos. O nazista Joseph Goebbels disse certa vez que “uma mentira contada mil vezes se transforma em uma verdade”. Não muito diferente do pensamento dos nazistas, quase todas as civilizações ditas modernas de hoje têm a mentira como um dos pilares que sustentam a sociedade. Do simples homem comum aos mais respeitados chefes de Estado, reis, imperadores, ditadores, presidentes e autoridades em geral, quase todos usam a mentira como regra de vida. A mídia de hoje, por exemplo, é uma das maiores disseminadoras das inverdades. Associada à hipocrisia, os mentirosos a usam no dia a dia para governar os alienados, estúpidos e conformados. E são as fake news atuais que ditam as regras em que vivemos.

            Vamos começar por Rondônia. Todo mundo diz que o melhor governador daqui foi o coronel Jorge Teixeira. Só que ninguém leva em conta que o mesmo foi apenas mais um preposto da infame e assassina Ditadura Militar em terras karipunas. Tinha muito dinheiro, mas nada fez para garantir o futuro do novo Estado. Já Porto Velho, a suja e imunda capital de Rondônia, tem em Chiquilito Erse talvez o seu melhor administrador. Tolice, balela, mentira pura! Se foi, o que ele deixou de legado para os porto-velhenses? NADA! E por que Porto Velho tem hoje um dos piores IDH’s e é a pior dentre as capitais do Brasil para se viver? Sem água encanada nem saneamento básico, a capital karipuna não passa de uma reles “currutela fedida e imunda” que nada oferece aos seus moradores. Então Chiquilito Erse não previu nada disso para o lugar que ele “tão bem” administrou?

            A maior prova de que a mentira, a hipocrisia e a falsidade acalmam e tranquilizam as pessoas é a atual situação de Porto Velho e de Rondônia como um todo. A pobreza e a miséria aqui sempre fizeram e ainda fazem parte do cotidiano, mas muitos insistem em negá-las e se enganam ao dizer que também não as veem. Por isso que é bom mentir e ser hipócrita: muitas pessoas preferem ficar no conforto da tosca mentira a ter que serem confrontados com uma verdade que incomoda. Assim, todos mentem descaradamente sem nenhum peso na consciência. Não houve golpe de Estado no 8 de janeiro de 2023. Muitas pessoas que estavam lá e foram presas eram apenas “curiosos” e “velhinhas” que estavam com a Bíblia nas mãos e só queriam fazer protestos. É muito mais romântico acreditar nisso do que admitir que havia bastante gente graúda por trás das manifestações.

            Na atual guerra da Ucrânia em que a Rússia invadiu “do nada” o país vizinho, entre os russos é proibido se falar no nome guerra. Assim, a mentira corre solta: aquela invasão dantesca é, para o povo russo, apenas uma “intervenção militar especial”.  Já em Israel, todos são obrigados a acreditar que os judeus não estão praticando um genocídio contra os pobres palestinos. Embora o Exército judeu já tenha matado quase 30 mil indefesos civis da Faixa de Gaza. A maioria mulheres, velhos e crianças. “Israel tem todo o direito de se defender” diz a mentira e a hipocrisia propaladas no mundo inteiro. Mas o Estado judeu não está matando os terroristas covardes que assassinaram mais de mil e duzentas pessoas inocentes em território israelense no sete de outubro de 2023. Dessa forma, o importante é só mentir. Muita gente, por não ter uma boa leitura de mundo e nem conhecer a realidade, crê. Porto Velho, melhor lugar do mundo. Verdade ou mentira?

 

 

*Foi Professor em Porto Velho.

Um comentário:

Anônimo disse...

Verdade , prof. Nazareno . Concordo com seu texto.Obg por ser polêmico e nos forçar a sair da confortável inércia do pensar criticamente.