sexta-feira, 12 de janeiro de 2024

IPTU com 85% de aprovação

IPTU com 85% de aprovação

 

Professor Nazareno*

 

            Morar em Currutela Fedida, a suja e imunda capital de um Estado, não tem sido fácil. A cidade não oferece nem nunca ofereceu absolutamente nada de bom em toda a sua existência para os seus infelizes moradores. Segundo algumas definições conhecidas, Currutela não é uma cidade no sentido literal da palavra. Ela não passa de uma pocilga imunda já há muito tempo existente nos cafundós do Brasil. É a capital de Estado menos visitada do país e de acordo com o Instituto Trata Brasil, é a pior cidade com mais de 100 mil habitantes em saneamento básico e água tratada. Sem porto decente no rio que lhe banha, sem aeroporto com bons voos regulares, sem mobilidade urbana, sem arborização, violenta e ainda sem rodoviária e sem hospital de pronto-socorro, ela apresenta um IDH sofrível. Mas quem mora nesse lixo ainda paga impostos. E bem caros. É o caso do IPTU.

            Se for levada em conta a relação custo-benefício, Currutela Fedida tem o IPTU mais oneroso do Brasil. Como no restante do país, lá também se paga muito imposto e não se recebe nada de benefícios em troca. Em 2023, por exemplo, houve uma briga das feias por causa da majoração absurda no preço desse imposto. Em 2024, a coisa só piorou. Antes, quem pagasse seus tributos até o fim de janeiro tinha pelo menos 20 por cento de desconto. Agora, sem nenhuma consulta popular, os “sábios” diminuíram a tabela para só 10%, fato este que provocou indiretamente um aumento nas taxas e puniu os bons pagadores. A Câmara Municipal não deu um pio sequer. Dos 21 vereadores de Currutela, todos os 21 são a favor do alcaide. Ou seja, esse prefeito é até mais popular do que Jesus Cristo. E o pobre do contribuinte “currutelense” que se dane: nunca tem a quem recorrer.

            O descaso em Currutela Fedida é tão grande que até uma das únicas praças que há no lugar ainda continua inacabada e sem data para ser entregue à população. Essa praça já foi muito famosa tempos atrás. O Brasil e o mundo já ouviram falar muito bem dela. Seu nome famoso remete à construção da própria cidade. Por incompetência das autoridades locais, Currutela Fedida está praticamente isolada do resto do país. No acanhado campo de pouso, que às vezes é usado como aeroporto, são poucos os voos regulares e além disso, para se chegar ao lugar é muito caro. Em Currutela não há turismo muito menos algo bom para se ver. Muitos dos moradores locais não veem a hora de uma hidrelétrica, que fica a uns cinco quilômetros do centro da cidade, arrebentar e destruir toda aquela maldita e inabitável curva de rio. Sem bombardeios, Currutela é como Gaza.

            Um fato inédito e até inexplicável: mais de 60% dos eleitores da suja e imunda “tribo” são da direita e da extrema-direita. Currutela Fedida não tem candidatos de esquerda. Para se ter uma vaga ideia da promiscuidade daquele fétido lugar, diz-se que o atual prefeito tem mais de 85 por cento de popularidade e aprovação. Dizem até que o mesmo será facilmente eleito como senador ou governador da província daqui a dois anos. Nas duas administrações à frente do ermo lodaçal, ele fez menos de 1% de saneamento básico e não trouxe uma só gota de água encanada a mais nem melhorias para ninguém. Popular e muito querido, ele só fez asfalto, mas não colocou esgotos, canteiro central, nem calçadas nas ruas, que são quase todas tortas. Arborização e melhorias na mobilidade urbana também nada acrescentou. Pagar imposto em Currutela Fedida é um acinte. A cidade, em vez de cobrar dos moradores, devia era pagar para quem quisesse morar nela.

 

 

*Foi Professor em Porto Velho.

Nenhum comentário: