quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

Eu votaria na Fátima Cleide

Eu votaria na Fátima Cleide

 

Professor Nazareno*

 

            A corrida eleitoral para as prefeituras ainda nem começou. Não houve nenhuma convenção para a indicação de nenhum candidato, mas eu já me antecipo. Para ser prefeita de Porto Velho entre 2025 e 2028 eu votaria tranquilamente na professora e ex-senadora Fátima Cleide do PT. Nem se sabe ainda se o seu partido vai indicá-la para concorrer à prefeitura da “capital das sentinelas avançadas”, mas ela certamente é o melhor nome da esquerda não só para derrotar a extrema-direita porto-velhense, mas principalmente para fazer uma administração “diferente” das que temos visto nos últimos 110 anos por aqui. Professora atuante, formada em Letras e ligada aos movimentos sindicais dos professores, Fátima Cleide é da esquerda raiz e já foi secretária do forte SINTERO, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Rondônia. Portanto, ela é um nome fortíssimo.

   Numa recente enquete feita pelo site RondôniaDinâmica, o nome da professora do PT foi muito bem lembrado pelos internautas na corrida para o Palácio Tancredo Neves. Concorrer a um cargo político pela esquerda num lugar onde a direita e a extrema-direita sempre dominaram não é para qualquer um. Em Porto Velho, por exemplo, não existe nem nunca existiu esquerda de verdade. Já vi muitos candidatos daqui dizerem que são esquerdistas e tal, mas na verdade quase todos eles são muito ricos, conservadores, abastados e bem de vida. Geralmente são oriundos das fileiras direitistas e apenas estão de olho nos poucos votos que o PT e outros partidos de esquerda ainda têm. Se for mesmo indicada para concorrer à prefeitura, a professora Fátima pode dinamizar e até mudar a rotina da imunda e suja cidade, cujos problemas nunca foram enfrentados com seriedade.

A praça da EFMM, marco histórico de Porto Velho e de Rondônia, pode ser administrada de forma mais profissional e ser logo entregue à população sem nenhuma enrolação. O porto do Cai N’água, doado pela Santo Antônio Energia, deixaria de ser um presente de grego sem nenhuma serventia. O saneamento básico e a água tratada desta capital são brigas que o PT poderia comprar para beneficiar os coitados moradores. Fazer redes de esgotos com o PAC do governo federal é moleza. Com Lula na Presidência e Fátima Cleide prefeita de Porto Velho, as coisas podem acontecer a favor da “capital dos destemidos pioneiros”. A professora do PT é amiga do Presidente da República e tem muitos contatos em Brasília. Além do mais ela participou, como convidada especial, da equipe de transição do novo governo a convite de Geraldo Alkmin. A petista é autoridade.

A professora Fátima Cleide Rodrigues da Silva é uma democrata de carteirinha. Duvido que ela como prefeita de Porto Velho iria aceitar passivamente que todos os 21 vereadores da Câmara Municipal lhe dessem apoio irrestrito. Ela sabe muito bem como funciona o contraditório na política e possivelmente não faria coligações espúrias visando apenas ao poder. E todo político sabe: só se governa e administra bem quando se tem oposição séria que faz cobranças diárias. Como senadora da República por oito anos ela demonstrou na prática o que é democracia e como isso funciona. Já o IPTU pago com antecedência, voltaria a ter os antigos 20 por cento de desconto para não punir os bons pagadores. Isso se chama respeito aos munícipes. Por enquanto Fátima Cleide ainda não é candidata a nada. Repito: não houve convenções dos partidos e as campanhas eleitorais nem começaram. Tomara que ela seja indicada para ser a nossa prefeita. Já tem meu voto.

 

 

*Foi Professor em Porto Velho.

Nenhum comentário: